‹ voltar



Podemos ter um forte terremoto no Brasil? Estudo diz que sim

 

Apolo11.com - Todos os direitos reservados.

 

Antigamente, era comum se afirmar que o Brasil era um país livre de grandes terremotos, já que a esmagadora maioria acontece quase sempre próxima às bordas das grandes placas tectônicas. Isso é parcialmente verdade, mas a posição privilegiada do país, praticamente no centro da placa tectônica sul-americana, não significa que estamos livres desse fenômeno natural.

O motivo é que, diferentemente dos terremotos provocados pela subducção de placas (quando uma placa tectônica mergulha abruptamente abaixo de outra) os sismos no Brasil são causados quase que totalmente ao longo das chamadas falhas geológicas, grandes e profundas cicatrizes que cortam a crosta terrestre e que vez ou outra desmoronam ou se acomodam poucos quilômetros abaixo da superfície.

Estudos recentes mostram que um sismo de magnitude 7 acontece no Brasil a cada 500 anos e um tremor de 5 magnitudes, a cada cinco anos.


Megaterremoto no Brasil

Embora os tremores no Brasil sejam fracos quando comparados aos que ocorrem nas bordas das placas, um estudo publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências demonstra que o Brasil já sofreu um poderoso terremoto estimado em 7.0 magnitudes em junho de 1690, nas proximidades de Manaus.

De acordo com o autor do estudo, cientista Alberto Veloso, ligado à Universidade Nacional de Brasília, este tremor teve seu epicentro localizado na margem esquerda do rio Amazonas, aproximadamente 45 km abaixo da cidade de Manaus. Segundo Veloso, o sismo foi tão intenso que foi sentido em uma área superior a 2 milhões de km2, causou severos danos no terreno e produziu ondas no rio Amazonas que criaram um pequeno tsunami que inundou as aldeias indígenas nas margens do rio Urubu.

‘Não existe nada similar em nossa história. Esse evento foi percebido a mais de mil quilômetros do epicentro e é sem dúvida o maior terremoto brasileiro’, afirma o cientista, criador do Observatório Sismológico de Brasília. ‘As águas do Amazonas balançaram de forma incomum, com tanta força que inverteu o fluxo do rio Urubu, inundando aldeias a cerca de 5 km de sua foz’, completou.


Podemos ter outro terremoto no Brasil?

Para Veloso, tremores parecidos com o de 1690 poderão repetir-se, não somente na Amazônia, mas em qualquer outra região brasileira, já, que o país é repleto de falhas geológicas. Segundo o professor, estima-se que um sismo de magnitude 7 aconteça no Brasil a cada 500 anos e um tremor de 5 magnitudes, cada cinco anos.

Mesmo os abalos menores podem fazer estragos em construções frágeis, comuns pelo país afora. Em 1986 um abalo de 5.1 danificou cerca de 4.500 construções e desabrigou mais de 25 mil pessoas em João Câmara, RN. Já tivemos tremores de 6.1 e 6.2 que só não causaram danos importantes por terem epicentros em áreas despovoadas.


Falhas brasileiras

O Brasil é cortado por uma enorme quantidade de falhas, entre elas o chamado Lineamento Pernambuco, uma falha geológica abaixo do território pernambucano, com 700 km de extensão e 30 metros de profundidade. A falha tem início no oceano Atlântico, na cadeia de montanhas submersas da Dorsal Atlântica e rasga o continente na altura de Recife, passando pelas cidades de Pombos, Bezerros, Caruaru, Pesqueira e Arcoverde, até terminar na divisa do Piauí, na altura do Sertão do Araripe.

Embora o Brasil não tenha um mapeamento oficial da localização de todas as falhas geológicas, esse mapa mostra a posição de diversas delas. Observe a grande quantidade de cicatrizes que cortam o solo brasileiro.Embora o Brasil não tenha um mapeamento oficial da localização de todas as falhas geológicas, esse mapa mostra a posição de diversas delas. Observe a grande quantidade de cicatrizes que cortam o solo brasileiro.

Outra falha muito importante e causadora de grandes sismos no Nordeste é a falha geológica de Samambaia, com 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura. A enorme cicatriz atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km.

O famoso terremoto de João Câmara (RN) e os famosos enxames sísmicos de Pedra Preta (RN) ocorreram devido a essa falha.

Próximo à Samambaia se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.

 

Fonte: http://www.apolo11.com/terremoto_brasil.php?titulo=Podemos_ter_um_forte_terremoto_no_Brasil_Estudo_diz_que_sim&posic=dat_20160825-101429.inc

 

 

E o que dizem as Mensagens marianas sobre terremotos no Brasil?

Com base nas mensagens de Nossa Senhora de Anguera (www.apelosurgentes.rs.gov.br) dos anos 2001 a 2010, temos as seguintes informações provindas do Céu:

Mensagem nº 2.597 – 01/11/2005: Queridos filhos, convertei-vos. Não fiqueis estacionados. Deus tem pressa e vós não podeis viver afastados da Sua graça. Sede homens e mulheres de fervorosa oração. Eu sou a vossa Mãe e caminho convosco. Uma grande explosão acontecerá em um templo. Os homens do terror agirão com grande fúria. A humanidade distanciou-se do Criador e é chegado o momento do grande retorno. Na Bulgária se verá grande destruição. Será grande, maior não existiu. Rezai. Eis o tempo oportuno que o Senhor vos oferece para vos converterdes. Acontecerá no Nordeste e será de grande magnitude. Voltai-vos depressa. Arrependei-vos e assumi o vosso verdadeiro papel de cristão.

Mensagem nº 2.601 – 12/11/2005: Queridos filhos, o Senhor espera o vosso sim ao Seu chamado. Não cruzeis os braços. Eis os tempos mais difíceis para a humanidade. Dobrai vossos joelhos em oração e sereis vitoriosos. Uma grande explosão provocará terríveis catástrofes e terremotos destruirão muitas regiões da Terra. Uma falha geológica existente no Brasil causará destruição em muitas regiões. Os homens sábios desconhecem. Os homens do terror agirão na terra da Madre e o sofrimento será grande para os Meus pobres filhos. Será apanhado no Brasil. Voltai-vos enquanto há tempo. Não vivais em pecado.

Mensagem nº 2.799 - 15/02/2007- em Anguera/BA: Queridos filhos, acolhei o chamado do Senhor. Convertei-vos e voltai-vos depressa. A humanidade carregará pesada cruz quando a terra sofrer o grande deslocamento. Muitas regiões da Terra de Santa Cruz que hoje contemplais deixarão de existir. Peço-vos que continueis a rezar. Suplicai a Misericórdia de Deus para vós. O Senhor quer vervos felizes, mas vós deveis esforçar-vos para assumirdes o vosso verdadeiro papel de cristãos. Não cruzeis os braços. Deus tem pressa.

Mensagem nº 3.308 – 20/04/2010 – em Taguatinga Norte/DF: Queridos filhos, Eu sou a vossa Mãe. Vim do céu para conduzir-vos ao Meu Filho Jesus. Não recueis. Tenho pressa e vós não podeis cruzar os braços. Dai o melhor de vós na missão que o Senhor vos confiou. Vivei alegremente os Meus apelos, pois quero ver-vos felizes já aqui na terra e mais tarde Comigo no céu. Conheço vossas necessidades e pedirei ao Meu Jesus por vós. Coragem. Não desanimeis. Nada está perdido. Confiai plenamente no poder de Deus e tudo acabará bem para vós. A humanidade caminha para um grande abismo, mas Deus não está distante de vós. Arrependei-vos e voltai-vos. Ele vos espera de braços abertos. Rezai. Somente por meio da oração podeis alcançar vitória. Um doloroso acontecimento se dará em um famoso santuário do Brasil. Os Meus pobres filhos hão de chorar e lamentar. O oeste estremecerá e a Bahia viverá momentos de dor. Avante na oração.

 

Além das mensagens que falam especificamente do Brasil, há mensagens que abordam os deslocamentos das placas continentais e os terremotos no mundo.

Mensagem nº 2.479 – 05/02/2005: Queridos filhos, rezai e fazei penitência. Estais vivendo agora os momentos mais difíceis para a humanidade. Eis que chegaram os tempos por Mim preditos. Não vivais afastados da graça de Deus. Se viverdes buscando o pecado sereis enganados pelo demônio e ele vos conduzirá à morte eterna. Arrependei-vos se quereis a salvação. Deus vos chama. Não recueis. Sabei que esta é a hora do Senhor. Ele mostrará um grande sinal aos homens. Quando sentirdes a terra tremer, sabei que Deus está vos falando. Não fecheis vossos corações, mas dai o melhor de vós para serdes salvos. Voltai-vos depressa.

Mensagem nº 2.529 – 31/05/2005: Queridos filhos, Rezai. Somente por meio da oração sincera e perfeita a humanidade encontrará a verdadeira paz. Antes que o fogo se acenda, lágrimas cairão sobre a terra em lamento. A humanidade experimentará grande sofrimento quando a terra for sacudida pelo terremoto, o qual arrastará para o mar muitas regiões hoje habitadas. O palácio será surpreendido pela invasão furiosa e sangrenta dos homens de barba grande. Permanecei firmes no caminho que vos tenho indicado. Sabei que haverá grandes mudanças na natureza. Em muitas regiões pobres do Brasil, o Senhor fará surgir grande riqueza. O pobre viverá bem. O rico orgulhoso viverá pela misericórdia dos pobres. Não recueis. Eu sou a vossa Mãe e estou convosco. Avante.

Mensagem nº 2.530 – 01/06/2005: Queridos filhos, a busca pelo poder resultará em uma grande guerra entre os religiosos e um sucessor de Pedro verá a morte de muitos de seus sacerdotes. O sequestro de um líder religioso deixará a Igreja dividida, mas o Senhor cuidará do Seu povo. O ouro: eis o desejo dos inimigos. Os homens tentarão apagar o brilho, mas não conseguirão. Dobrai vossos joelhos em oração. A humanidade viverá dolorosos momentos. Continentes irão se mover e a Terra se partirá em vários pedaços. Quem for fiel até o fim viverá para testemunhar o amor de Deus. Não quero causar-vos medo, mas é preciso que tudo isso chegue ao vosso conhecimento. Peço-vos que em tudo façais a vontade de Deus. Não desanimeis. Não recueis.

Mensagem nº 2.546 – 09/07/2005: Queridos filhos, a humanidade afastou-se do Criador e caminha para o abismo da destruição. A humanidade viverá momentos de grande aflição e é chegado o momento de vos converterdes e vos reconciliardes com Deus. Inesperadas erupções vulcânicas ocorrerão quando a terra for sacudida pelo grande terremoto, o qual fará as montanhas ruírem. Os homens do terror agirão no Brasil causando destruição e morte. Um templo cairá. Chegaram os tempos mais dolorosos para vós. Rezai. Sede bons uns para com os outros. Amai e servi com amor o Meu Filho Jesus. Quem for fiel até o fim será salvo. Coragem. Não temais. O Senhor está convosco.

Mensagem nº 2.554 – 26/07/2005: Queridos filhos, haveis de sofrer por causa de vossa fé. Aquele que se opõe a Cristo irá se manifestar e seduzirá para o erro grande número dos Meus pobres filhos. Estais atentos. É um falso messias. Conseguirá seduzir até mesmo muitos consagrados. Eis o tempo da grande batalha espiritual. Sede fortes. Buscai forças em Jesus Eucarístico para serdes vencedores. Um terremoto levantará a terra. Os homens verão algo semelhante às ondas do mar. Rezai. Eu sou a vossa Mãe e estou convosco.

Mensagem nº 2.569 – 01/09/2005: Queridos filhos, eis que se aproximam os tempos das dores. Agora se avizinham os tempos para a realização de grandes e dolorosos acontecimentos. Um terremoto chocará os homens. Rezai. Acolhei os Meus apelos. No Sinai haverá grande acontecimento. Sabei que os homens beberão o veneno preparado por suas próprias mãos. Antes que três grandes sejam homenageados vereis horrores. Uma sexta feira será marcada para sempre. Cuidai da vossa vida espiritual. Em tudo sede como Jesus. Escutai os homens e obedecei a Deus. A vossa Salvação virá do Senhor.

Mensagem nº 2.584 – 06/10/2005: Queridos filhos, a humanidade trilha para um grande abismo. O grande terremoto se aproxima e os homens viverão momentos de pavor. Chegaram os tempos difíceis para a humanidade. Tudo que vos anunciei no passado vai realizar-se. Rezai. Rezai sempre mais. Da lacuna com o nome de um grande santo virá grande devastação. Regiões inteiras desaparecerão. Muitos lugares que hoje podeis contemplar não mais existirão. Eu sou a vossa Mãe e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Arrependei-vos e voltai-vos Àquele que é o vosso Único e Verdadeiro Salvador.

(Nota do site: a lacuna com nome de um grande santo acreditamos tratar-se da Falha de San Andreas (Santo André), na Califórnia.)

Mensagem nº 2.652 - 11/03/2006 – em Anguera/BA: Queridos filhos, Eu sou a vossa mãe dolorosa e sofro por causa dos vossos pecados. Voltai-vos ao Senhor, pois Ele vos ama e vos espera de braços abertos. Os homens experimentarão grandes sofrimentos por causa da energia gerada no interior da terra. Muitas regiões da terra serão sacudidas e montanhas desaparecerão. Sabei que Deus está ao vosso lado. Tende coragem, fé e esperança. O terror chegará a Yokohama e a Mauricio. Os homens hão de chorar e lamentar. Rezai. Dobrai vossos joelhos em oração e o mundo voltará a ter paz.

Mensagem nº 2.655 - 18/03/2006 – em Anguera/BA: Queridos filhos, Eu vos amo como sois e quero ajudar-vos. Fugi do pecado e não permitais que o demônio vos escravize. Sois do Senhor e somente a Ele deveis servir e seguir. Da litosfera virá grande dor para a humanidade. A Terra será abalada e montanhas cairão. A dor será grande. Rezai. Eu preciso de vossas orações. Não cruzeis os braços.

(Nota do site: A litosfera - do grego ‘lithos’ = pedra - é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo, também  denominada como crosta terrestre.)

Mensagem nº 2.697 - 22/06/2006 - Maceió-Al: Queridos filhos, coragem. Deus está ao vosso lado. Avante sem medo. Acolhei com alegria os Meus apelos e sereis conduzidos à santidade. Eu sou a vossa Mãe e quero dizer-vos que estes são os tempos das grandes tribulações. Rezai sempre. Aproximai-vos da Eucaristia e sereis vitoriosos. A humanidade passará por grandes provações. A terra será sacudida e montes irão desabar. Continentes se moverão e cidades serão arrastadas ao mar. A dor será grande para os Meus pobres filhos. Chiloé: o terror passará.

Mensagem nº 2.701 - 01/07/2006 – em Anguera/BA: Queridos filhos, a vossa vitória está no Senhor. Aproximai-vos do Meu Jesus para serdes curados dos vossos males físicos e espirituais. Buscai a graça de Deus no sacramento da confissão e em toda parte testemunhai que sois do Senhor. A humanidade beberá o cálice amargo do sofrimento. As placas continentais serão abaladas com o grande sismo, o qual nunca houve desde os tempos de Adão. Rezai. Mudai de vida e Deus vos salvará.

Mensagem nº 2.702 - 04/07/2006 – em Anguera/BA: Queridos filhos, Sou a vossa Mãe dolorosa e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Dizei não ao pecado e voltai-vos Àquele que tem palavras de vida eterna. A humanidade caminha para o abismo da autodestruição que os homens prepararam por suas próprias mãos. Terríveis tremores de terra farão engolir cadeias de montanhas e cidades, e os Meus pobres filhos experimentarão pesada cruz. Rezai. Rezai. Rezai.

Mensagem nº 2.704 - 08/07/2006 – em Anguera/BA: Queridos filhos, dias virão em que a terra se agitará e as montanhas se moverão. Vulcões se levantarão com grande força e muitos experimentarão grandes sofrimentos. Os homens desafiaram o Criador e agora caminham para o abismo da autodestruição. Peço-vos que permaneçais firmes na oração. Buscai o Senhor. Convertei-vos e assumi com sinceridade o vosso verdadeiro papel de cristãos. Não cruzeis os braços. Deus tem pressa. O que tendes a fazer não deixeis para o amanhã.

Mensagem nº 2.796 - 08/02/2007 – em Anguera/BA: Queridos filhos, as placas se moverão e nações desaparecerão. Eu sou a vossa Mãe e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Peço-vos que intensifiqueis vossas orações. Não vos afasteis da graça de Deus. A criatura desafiou o Criador e agora beberá do seu próprio veneno. A humanidade caminha para a destruição, mas Deus Todo Poderoso quer salvar-vos. Voltai-vos ao Senhor e enchei-vos do Seu amor. A vossa esperança é o amor.

Mensagem nº 2.804 - 27/02/2007- em Porto da Folha/SE: Queridos filhos, chegará o dia em que a terra passará por uma imensa transformação. Continentes se moverão e não estarão mais onde hoje se encontram. Vereis a Mão Poderosa de Deus agir em favor dos homens e mulheres de fé. Eu sou a vossa Mãe e venho do céu para preparar-vos. Abri vossos corações com alegria. Dobrai vossos joelhos em oração e encontrareis no Senhor a vossa força. Sois o povo do Senhor. Não desanimeis. Fugi do pecado e servi ao Senhor com fidelidade. Eu vos amo e quero ajudar-vos. Não vos atemorizeis. Acolhei os Meus apelos e nenhum mal vos atingirá.

Mensagem nº 3.003 - 29/05/2008 – em Anguera/BA: Queridos filhos, chegará para a Igreja o momento da grande dor. A ação dos inimigos contra a Igreja do Meu Jesus será intensificada e os consagrados fiéis carregarão pesada cruz. Os inimigos espalharão confusão na Igreja de Deus e o sucessor de Pedro muito sofrerá. Rezai. Rezai. Rezai. Sabei que Deus não está distante de vós. Acreditai firmemente em Seu poder e tudo acabará bem para vós. A humanidade enfrentará uma grande dor. A energia acumulada no interior da terra provocará grandes explosões e haverá grandes terremotos. Das profundezas virá a destruição que levará os homens a beberem o cálice amargo do sofrimento. Coragem. Não vos afasteis da graça do Senhor.

Mensagem nº 3.177 - 23/06/2009: Queridos filhos, anunciai Jesus. A humanidade precisa conhecer o amor do Senhor e vós sois chamados a contribuir para a salvação das almas. A humanidade vive afastada do Criador e caminha para o abismo da autodestruição que os homens prepararam por suas próprias mãos. Voltai-vos. O vosso Deus ainda vos espera. Não recueis. Buscai forças na oração e na Eucaristia, pois somente assim podeis experimentar a vitória de Deus. Na grande tribulação para os homens, Deus enviará os profetas para orientar os escolhidos. Dias difíceis virão para a humanidade. A terra se agitará e se levantará como as ondas do mar. Será esta a grande catástrofe para a humanidade. Rezai. Sofro por aquilo que vos espera. Avante pelo caminho que vos apontei. Coragem.

Mensagem nº 3.179 – em 27/06/2009: Queridos filhos, não vos afasteis da oração. Eis os tempos difíceis para a humanidade. Peço-vos que sejais homens e mulheres de fé e que em toda parte procureis testemunhar Meu Filho Jesus. Eu sou a vossa Mãe e sei o que vos espera. Sofro por causa dos vossos sofrimentos. Peço-vos que mantenhais acesa a chama da fé. Tende coragem. Confiai em Jesus e tudo acabará bem para vós. A terra passará por grande transformação. Chegará o dia em que haverá um grande terremoto e toda terra será sacudida. Regiões inteiras da terra desaparecerão. Passada toda tribulação, haverá para vós um novo tempo e alegria. Não desanimeis. Não recueis. O Senhor vencerá.

Mensagem nº 3.217 - 22/09/2009: Queridos filhos, a humanidade viverá momentos difíceis, mas do Senhor virá o socorro para os justos. A terra será sacudida e muitos lugares deixarão de existir. Quero dizer que o Senhor não vos deixará sozinhos. Sede fiéis. Acreditai firmemente no poder de Deus e nenhum mal virá contra vós. Dias de alegria virão para os eleitos do Senhor. No triunfo final, os Meus escolhidos experimentarão uma alegria sem fim. Voltai-vos Àquele que vos ama e vos espera de braços abertos. Sede firmes na oração, pois somente assim podeis contribuir para a transformação da humanidade. Coragem.

Mensagem nº 3.259 – 29/12/2009: Queridos filhos, Eu sou a vossa Mãe dolorosa e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Dobrai vossos joelhos em oração suplicando a Misericórdia do Senhor para a humanidade. Os Meus pobres filhos carregarão pesada cruz. A crosta terrestre se partirá em muitas regiões da terra. A energia vinda do seu interior causará sofrimento a muitos dos Meus pobres filhos. Escutai o que vos digo. A humanidade está às vésperas dos mais terríveis flagelos e castigos. O que outrora vos anunciei vai realizar-se. Sede fortes e firmes na fé. Sede do Senhor e sereis vitoriosos.

Mensagem nº 3.297 - 23/03/2010: Queridos filhos, tudo que fizerdes nesta vida por amor a Deus e ao próximo não ficará sem recompensa. Abri vossos corações à caridade neste tempo da quaresma. Rezai e fazei penitência. Dedicai parte do vosso tempo à oração silenciosa e escutai a voz do Senhor que vos chama à santidade. Dai a todos bom exemplo. Com vossos atos e palavras mostrai a todos que sois unicamente de Cristo. Aconteça o que acontecer, confiai em Meu Filho Jesus. Somente Ele é o vosso Tudo e sem Ele nada podeis fazer. Buscai forças na Eucaristia e nas palavras do Meu Filho Jesus. A humanidade caminha para um futuro doloroso. A terra se agitará e abismos surgirão. Os Meus pobres filhos carregarão pesada cruz. A terra perderá seu equilíbrio e fenômenos espantosos surgirão. Sofro por aquilo que vos espera. Sede firmes na oração. Somente por meio da oração encontrareis forças para suportar o peso das provações. Coragem. Eu sou a vossa Mãe e vos amo.

 

Fonte das mensagens: www.apelosurgentes.com.br (Visita recomendada)


Busca


Quinta-feira, 28 de Março de 2024










Mulher Vestida de Sol