‹ voltar



‘QUANDO PORÉM VIER O FILHO DO HOMEM, PORVENTURA ACHARÁ FÉ NA TERRA?’ (Lc 18, 8) - Os escombros da Fé católica na Europa

Imagens mostram a desolação dos templos católicos europeus.

 

 

Artigo:

 

DO PÓ AO PÓ - Dentro das igrejas desoladas da Europa, que foram deixadas para desmoronar enquanto o cristianismo declina em todo o continente

 

O explorador urbano Alessandro Romanelli, de 45 anos, capturou as imagens durante uma visita à Itália, França, Alemanha, Polônia e República Tcheca. 'Eu enfrentei muitos problemas durante minhas explorações, desde cair até enfrentar a polícia, seguranças e cachorros', disse ele.

'Estes edifícios estão fechados ao público por serem inseguros e para evitar vandalismo ou outros tipos de intrusão. O que você vê nessas fotos é a ausência do homem. Aquele que cria e depois esquece.'

As imagens capturadas oferecem um vislumbre da assustadora desolação de antigas igrejas em toda a Europa, que foram deixadas para desmoronar enquanto o cristianismo declina em todo o continente.

Estranhas fotografias desses locais abandonados mostram murais e tetos rachados, paredes cobertas de teias de aranha, telhados desmoronados e pisos cheios de escombros.

 

O telhado está esmigalhando nesta igreja na Itália, embora ainda exista evidência de sua antiga glória.O telhado está esmigalhando nesta igreja na Itália, embora ainda exista evidência de sua antiga glória.

A pintura descamada sugere os impressionantes murais que decoraram esta histórica igreja francesa.A pintura descamada sugere os impressionantes murais que decoraram esta histórica igreja francesa.

Esta igreja italiana cavernosa viu melhores dias.Esta igreja italiana cavernosa viu melhores dias.

 

Este assombroso prédio na Polônia ainda mantém elementos de sua antiga grandeza.Este assombroso prédio na Polônia ainda mantém elementos de sua antiga grandeza.

 

O impressionante tapete do corredor permanece nesta igreja na Itália, apesar da maioria dos móveis, incluindo os bancos, já terem sido esvaziados.O impressionante tapete do corredor permanece nesta igreja na Itália, apesar da maioria dos móveis, incluindo os bancos, já terem sido esvaziados.

 

Esses caixões empoeirados e abandonados em uma igreja polonesa esquecida são uma lembrança assustadora do passado do prédio.Esses caixões empoeirados e abandonados em uma igreja polonesa esquecida são uma lembrança assustadora do passado do prédio.

 

As estátuas nesta igreja abandonada na República Checa são particularmente assombrosas.As estátuas nesta igreja abandonada na República Checa são particularmente assombrosas.

 

Rachaduras nas paredes e a pintura decadente sugerem que esta igreja italiana pode não estar de pé por muito mais tempo.Rachaduras nas paredes e a pintura decadente sugerem que esta igreja italiana pode não estar de pé por muito mais tempo.

 

Esta igreja alemã parece totalmente preservada em seu estado original, apesar de ter sido abandonada e deixada para se decompor.Esta igreja alemã parece totalmente preservada em seu estado original, apesar de ter sido abandonada e deixada para se decompor.

 

Os tetos altos e as janelas brilhantes contrastam com o abandono misterioso nesta igreja tcheca.Os tetos altos e as janelas brilhantes contrastam com o abandono misterioso nesta igreja tcheca.

 

Desde 2001, 500 igrejas de Londres de todas as denominações foram vendidas e transformadas em casas particulares ou locais de entretenimento. A secularização vai continuar se expandindo nos países europeus, com efeito devastador. Na Europa, a secularização está minando mais o cristianismo do que outras religiões, O judaísmo ortodoxo se mantém relativamente estável e o islamismo está crescendo por conta da imigração de muçulmanos da África e do Oriente Médio. Os cristãos que ainda vão à igreja não o fazem para saber o que Deus requer deles. Um relatório da Itália diz: 'Os italianos ajustam sua religião ao seu modo de vida.' Um sociólogo desse mesmo país afirma: 'Daquilo que o papa diz, aproveitamos o que nos convém.' O mesmo pode ser dito dos católicos na Espanha, onde a religiosidade foi substituída pelo consumismo e pela procura de um paraíso econômico — aqui e agora. Esta é a realidade da fé cristã no continente Europeu. 

 

‘Quando porém vier o Filho do Homem, porventura achará fé na Terra?’ (Lc 18, 8)

 

Fontes: https://www.thesun.co.uk/news/worldnews/6301974/inside-europes-desolate-and-forgotten-churches-that-have-been-left-to-crumble-as-christianity-declines-across-the-continent/
https://noticias.gospelprime.com.br/londres-423-novas-mesquitas-e-500-igrejas-fechadas/
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102007042

 

‘Nem todos os homens se terão entregado ao mal, mas serão tantos os alheios ao Meu Amor, que não quererão saber dos Meus Templos, nem das Minhas Imagens, nem das Minhas Palavras. (Jesus Cristo à Luz de Maria, em 29-04-2017)

‘A Europa chegará ao fundo do poço.’ (Nossa Senhora de Anguera a Pedro Regis, em 01-05-2005)

‘Do céu virá um aviso para a Europa. A quem muito foi dado muito será cobrado.’ (Nossa Senhora de Anguera a Pedro Regis, em 24-05-2008)

‘Chegará o dia em que as casas religiosas serão fechadas por falta de vocações e muitas Igrejas estarão vazias. (Nossa Senhora de Anguera a Pedro Regis, em 10-04-2008)

‘Vós, Povo do Meu Filho, sabeis muito bem que os templos serão fechados e que daí vem o Meu Apelo urgente para que cresçais e escrutineis a Palavra Divina do Meu Filho para que O conheçais e O ameis. Cada um deve tornar-se uma alma que adora a Meu Filho e para O amardes deveis conhecê-lo profundamente e, assim, alcançar um amor recíproco.’ (Virgem Maria à Luz de Maria, em 14-01-2015)

‘Meus amados, embora os templos sejam fechados, estai conscientes de que o Meu Filho habita em vós.’ (Virgem Maria à Luz de Maria, em 14-01-2015)


Busca


Domingo, 16 de Dezembro de 2018





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol