‹ voltar



Você sabia que o rito do Batismo inclui um exorcismo?

n/d

Na maioria das vezes, quando as pessoas pensam em exorcismos, elas pensam em situações dramáticas como aquelas retratadas em filmes como The Rite ou O Exorcista. Mas você sabia que um exorcismo é realizado em algo tão comum como o rito do batismo?

Existem dois tipos de exorcismos: grandes exorcismos e exorcismos menores. Um grande exorcismo é um ritual solene realizado por um padre quando se acredita que uma pessoa possa estar possuída por um demônio. Eles são raros e só são realizados por exorcistas autorizados. Um exorcismo menor, por outro lado, é um exorcismo mais geral efetuado no destinatário mesmo que não se creia que ele esteja possuído, e está incluído no rito batismal.

Mas se uma pessoa, por exemplo, uma criança recebendo o batismo, não está possuída, porque ela precisa de um exorcismo?

O Catecismo dá a resposta: ‘Devido ao Batismo significar a libertação do pecado e de seu instigador o diabo, um ou mais exorcismos são pronunciados sobre o candidato.’ (1237) ‘Em forma simples, o exorcismo tem lugar na celebração do Batismo.’ (1673)

Todos os seres humanos nascem com o pecado original (com as exceções de Jesus e de Maria). Como o Concílio de Trento ensinou, isso nos faz ‘por natureza, filhos da ira’, ‘servos do pecado’, e ‘sob o poder do diabo e da morte.’ Quando uma pessoa é batizada, ela recebe a graça de Deus e são trazidos da morte para a vida, a partir do domínio de Satanás para a Igreja de Deus. Assim, um exorcismo é apropriado.

Para os interessados, aqui está a oração de exorcismo no rito batismal, intitulada ‘A oração de exorcismo e unção antes do Batismo’:

'Deus Todo-Poderoso e eterno, que enviou o seu Filho unigênito ao mundo para tirar o poder de Satanás, espírito do mal, para resgatar o homem do reino das trevas, e trazê-lo para o esplendor do seu reino de luz. Oramos por XXX. Livra-o do pecado original, faz nele o templo da tua glória, e envia o teu Espírito Santo para habitar dentro dele. Nós pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amen.'

 

 

 

Fonte: https://churchpop.com/

(Titulo original: Did You Know the Baptismal Rite Includes an Exorcism?)


Busca


Quarta-feira, 24 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol