‹ voltar

'Eis que fui concebido em iniquidades, e minha mãe concebeu-me no pecado.' (Salmo 50, 7)


Enfrentando os pecados de sua árvore genealógica (Parte I)

n/d

Há muito poucos no cristianismo que discordam com o fato de que nascemos com o que é chamado uma ‘natureza pecaminosa’. No entanto, muitos falham em reconhecer que isso não é apenas obra do pecado natural generalizado.

Devemos entender que temos herdado muitas batalhas contra o pecado em nossas vidas. Algumas das maiores batalhas que você enfrenta em sua vida têm estado em sua árvore genealógica por centenas de milhares de anos.

Alguns de nossos problemas vêm como resultado de nossa própria jornada em acordo com o inimigo, mas a maioria de nossas lutas mais profundas são herdadas.

Nós realmente nascemos com certas batalhas contra pecados que nunca foram vencidos em nossa árvore genealógica. O pecado geracional não é algum pecado genérico flutuando no céu. Essas batalhas de pecado específicas estão esperando a oportunidade de repetir em nós o que já esteve em nosso passado biológico. Esses pecados herdados são obra da iniquidade.

A iniquidade pode ser definida como os pecados em nossa linha hereditária que não foram derrotados. Por causa do pecado herdado, nós não apenas nascemos com uma semente de pecado, mas herdamos os pecados não dominados da família.

Iniquidade na vida de Davi

Isto é o que Davi percebeu nos Salmos quando chegou ao arrependimento sobre o pecado de adultério com Bate-Seba. Ele disse no Salmo 50, 7: ‘Eis que fui concebido em iniquidades, e minha mãe concebeu-me no pecado’.

A iniquidade pode ser definida como os pecados em nossa linha familiar que não foram derrotados. Ele não só se refere ao fato de que ele nasceu com o pecado, ele também nasceu com a iniquidade, o pecado herdado. David percebeu que ele tinha geracionalmente herdado a questão da luxúria, que foi transmitida por seu pai. Esta luxúria recebeu mais combustível através da rejeição de seu pai. A luxúria sexual desenfreada aumentou exponencialmente no filho de David, Salomão, que tinha 700 esposas e 300 concubinas! Claramente vemos aqui como o pecado herdado tem um trabalho de composição.

Mentiras na Linha da Família de Abraão

Nas Escrituras, Abraão tinha um problema de mentira. Por causa de sua batalha com um espírito de medo, deu lugar a um espírito de mentira. Isto o levou a mentir ao rei Abimeleque, dizendo que Sara era sua irmã, não sua esposa. Isaac, filho de Abraão, anos mais tarde, acabou fazendo a mesma coisa na mesma situação. O filho de Isaque, Jacó, também mentiu ao seu velho pai, enganando-o e fazendo ele pensar que Jacob era realmente seu irmão, Esaú. Tudo isso foi feito para roubar a bênção de seu irmão. Até mesmo o nome de Jacó significa enganador!

Então Abraão levou seus filhos e netos a aulas de mentira a cada semana? Será que ele inscreveu-os na aula ‘Como mentir para sua esposa e mentir para sua família’ ? Não. Isso estava arraigado em seu DNA espiritual.

O que está visitando nossas famílias?

Iniquidade é o que Jeová falou para Israel ao entregar os mandamentos de Deus. Em Êxodo 20: 5-6, Ele disse: ‘Porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam e que usa de misericórdia até mil gerações com aqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos’. A palavra ‘visitar’ nos mostra que as mesmas tentações e lutas se aproximarão da próxima geração para se repetirem nela. Elas irão rastrear a linha herdada.

Se você observar, os pecados viajaram principalmente através dos pais, porque eles representam a semente. É por isso que Jesus nasceu de uma virgem. Se tivesse nascido pela semente natural do homem, teria nascido com iniquidade. Jesus não poderia nascer com iniquidade sendo Ele o Cordeiro sem pecado que tiraria os pecados do mundo; outra prova da obra herdada da iniquidade.

Nós amamos a ideia de receber uma herança de bênção de Deus através de nossa história familiar, mas desprezamos a noção de receber a iniquidade de nossas linhas familiares.

Podemos ou ignorar a questão, culpar nossas famílias por nossos problemas ou podemos tomar uma posição para a nossa geração e as gerações vindouras.

Resposta de Neemias

Eu amo o coração de Neemias. Ele observou o que os pecados de sua família fizeram a sua nação e a sua própria vida pessoal. Se carregássemos este mesmo coração como Neemias, não veríamos apenas nossas vidas curadas, mas também a terra também se transformaria. Em vez de choramingar ou reclamar, ele tinha uma festa de oração com Deus; abordando não apenas suas próprias batalhas de pecado, mas as que herdou que ainda estavam afetando a terra. Se nós carregássemos este mesmo coração, nós não veríamos somente nossas vidas curadas, mas a terra transformada.

‘Ora, no dia vinte e quatro deste mês, os filhos de Israel se juntaram para um jejum vestidos de saco, e com pó sobre a cabeça. A descendência de Israel se separou de todos os estrangeiros e então se apresentaram e confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais.’ (Ne 9: 1-2).

Resposta de Daniel

Daniel tomou a mesma abordagem em seu tempo. Ele não entrou em culpa ou acusação; ele simplesmente reconheceu como o acordo de sua geração e gerações passadas afetaram sua nação. Sua resposta foi humildade pessoal e arrependimento, pelos pecados de sua própria vida e os de suas gerações.

Confusão sobre o pecado geracional

Muitos cristãos acreditam que quando receberam a salvação, todas as batalhas herdadas em sua vida foram quebradas. Dizemos isso, mas isso não é verdade em toda a visão da Escritura ou na aplicação da vida real. Tenho observado cristãos de quase todos os antecedentes repetirem as mesmas batalhas de pecado de seus pais, muitas vezes no mesmo tempo em que seus pais fizeram. A maioria diria que é porque eles aprenderam esses pecados de seus pais. Esse é um fator que contribui, mas não o principal motivo. Tenho observado isso em crianças que não moravam com seus pais. As crianças adotadas repetirão as edições exatas do pecado dos pais, sem nunca terem convivido com eles. É uma luta hereditária que deve ser enfrentada e rompida.

Sejamos honestos. As batalhas de mãe e pai que eles não poderiam ou não iriam superar estão nos levando por extensão. A iniquidade herdada muitas vezes se manifestará em um momento na vida da pessoa em que ela poderá fazer o maior dano, para a pessoa e para aqueles ao seu redor. Todos podiam fazer seus pais ficarem com o rosto vermelho, branco e azul por causa das batalhas contra o pecado que eles lutavam. Por quê? Porque você luta contra os mesmos! Ninguém ensinou todas estas tentações para o ser humano, mas, sim, um reino invisível que trabalha nas gerações. Esta é a obra da iniquidade.

 

 

Fonte: http://markdejesus.com/confronting-the-sins-in-your-family-line/

(Título original: Confronting the Sins in Your Family Line)

 


Busca


Sexta-feira, 19 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol