‹ voltar



Por que conhecer o Livro do Apocalipse - A Revelação de Jesus Cristo?

n/d

Conhecendo um pouco sobre o Livro do Apocalipse

Apocalipse significa ‘Revelação’ na língua grega. O livro do Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João (cujo nome significa favor de Deus ou agraciado por Deus) na pequena ilha grega de Patmos, 97km a sudoeste de Éfeso, no mar Egeu, e a 55km da costa da Turquia, na Ásia menor.

A palavra Patmos significa mortal. A ilha foi usada como um lugar de exílio pelos romanos. Segundo uma tradição preservada por Ireneu, Eusébio, Jerônimo e outros, o banimento de João aconteceu entre 91 e 95 d.C, no ano décimo quarto do reinado de Domiciano. E João teria sido libertado após 18 meses pelo imperador Nerva (96-98 d.C), retornando para Éfeso, a fim de reassumir sua liderança lá. O próprio João informa onde estava quando escreveu essa carta, e a razão de sua estadia naquela ilha: ‘Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap 1, 9)    

A quem se destina a mensagem do Apocalipse?

Na época em que foi escrita, destinava-se especialmente às sete igrejas da Ásia (provavelmente fundadas por Paulo em suas viagens missionárias). Mas devido à linguagem simbólica, ao conteúdo apocalíptico e escatológico e à autoridade profética da mensagem, durante os séculos que se seguiram ela foi lida e compartilhada com os cristãos de outras regiões, com todos os que esperavam em novo céu uma nova terra. Tendo em vista que, segundo a maioria dos intérpretes bíblicos, as sete igrejas representam os diversos tipos de igrejas e os problemas por elas enfrentados ao longo das épocas, o Apocalipse é destinado a toda igreja de Cristo, a todos aqueles que aceitaram a obra vicária do Senhor Jesus e aguardam o Messias verdadeiro. A mensagem do Apocalipse foi escrita tanto para os leitores de origem israelita, como os de origem gentílica (não judeus).

De quem Jesus recebeu a revelação em Apocalipse? 

Do Pai, de acordo com o que está escrito em Apocalipse 1, 1: ‘Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer.'

Qual a participação de Jesus nas sete igrejas de Apocalipse?

Jesus é a cabeça da igreja. Não existe Igreja verdadeira sem Cristo como líder. A todas as igrejas que aparecem em Apocalipse, Ele disse: Conheço as tuas obras. Então, o Senhor tem participação fundamental nas igrejas da Ásia, que representam todas as igrejas cristãs, em todos os períodos da história. 

Qual a mensagem central em Apocalipse

A mensagem central em Apocalipse é: Jesus voltará para buscar a sua Igreja. Podemos afirmar isso porque, ao menos, sete vezes em Apocalipse, é repetida essa declaração de Cristo:

  • Brevemente a ti virei (Ap 2, 5);
  • em breve virei a ti (Ap 2, 16)
  • eis que venho sem demora (Ap 3, 11)
  • eis que venho como ladrão (Ap 16, 15)
  • eis que cedo venho (Ap 22, 7)
  • eis que cedo venho (Ap 22, 12)
  • certamente cedo venho (Ap 22, 20)

E a mensagem para nós é: prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Am 4, 12)

Por que o Apocalipse é chamado o livro dos juízos?

Porque nele são mencionados vários juízos: o do Anticristo, o do falso Profeta, de Israel, e dos que blasfemaram de Deus. Também o juízo da natureza, o do tribunal de Cristo, o do Trono branco ou Juízo final. Mas também o Apocalipse é o livro dos sete (7), que simboliza a perfeição. Tudo é perfeito: sete comunidades; sete selos; sete anjos; sete bem aventuranças... Quais são as sete bem aventuranças?

1ª- Ap. 1,3 – Feliz quem lê, ouve...

2ª- Ap. 14,13 – Felizes os que morrem no serviço ao Senhor...

3ª- Ap. 16,15 – Feliz aquele que vigia...

4ª- Ap. 19,9 – Felizes os convidados para o banquete do casamento do cordeiro...

5ª- Ap. 20,6 – Feliz quem participa da 1ª ressurreição...

6ª- Ap. 22,7 – Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro...

7ª- Ap. 22,14 – Felizes aqueles que lavam suas vestes para obter a árvore da vida e entrar na cidade pela porta...

 

E então, por que devemos estudar o Apocalipse?

  • Porque nele é descrito o futuro de acordo com o propósito de Deus. Assim, Apocalipse, como livro profético do Novo Testamento, revela o desejo de Deus quanto ao futuro, seu plano e querer.

  • Porque nele há resposta às perguntas que todos nós temos feito com relação à eternidade. É um livro profético do Novo Testamento que fala especificamente da eternidade, do céu e do inferno.

  • Porque somos abençoados plenamente. Jesus disse que bem-aventurada, feliz, é a pessoa que lê e guarda as profecias deste livro: ‘Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo’ (Ap. 1, 3)

  • Não há outro livro da Bíblia com promessa tão acentuada para aqueles que o leem.

  • Porque conhecer os fatos revelados em Apocalipse nos livrará de cairmos no erro, e sermos tragados para a perdição eterna. O conhecimento prévio dos fatos vindouros, previstos para ocorrerem nesta época (muitos já estão ocorrendo!) é a nossa maior arma contra a sedução e o engano que Satanás vai nos oferecer para nos ludibriar e fazer com que percamos as graças de Deus, culminando na perda eterna de nossa alma. Deus não queria e não quer que caíamos nas armadilhas do maligno no final dos tempos, por isso revelou a Jesus Cristo, e este por sua vez revelou a seu servo João, discípulo amado, os acontecimentos que estariam determinados a ocorrer nessa época. Esta geração é privilegiada: está sendo testemunha do que nosso Jesus revelou que iria ocorrer no mundo antes de Sua Vinda gloriosa.

 

Palavras de Jesus e Virgem Maria à Luz de Maria(*):

‘Alguns não desejam aceder ao entendimento dos acontecimentos que lhes são próximos por medo de enfrentarem a verdade. Tal, filhos, não é bom, não deveis vos recusar a ver a realidade. Os sentidos dizem-vos que o ambiente externo não está bem, mas o eu humano diz: não quero saber do que está a acontecer na humanidade. Esta negação limita os Meus filhos, porque aquele que vive em negação limita-se a si próprio no tempo e no espaço.(Jesus Cristo em 19-04-2017)

‘Por falta de conhecimento e de quem os alerte, os Meus filhos entregam-se nas mãos do inimigo da alma.’ (Virgem Maria em 01-08-2015)

‘Viveis as consequências da Minha Revelação e não acreditais, tendo os acontecimentos diante de vós.’ (Jesus Cristo em 11-05-2016)

‘Com quanta leviandade encarais os acontecimentos que se suscitam neste momento! Não os experimentais pessoalmente e deixai-os passar de longe, mas aqueles que são testemunho do amor de Meu Filho devem alertar os seus irmãos que estão adormecidos, para que reconheçam os sinais deste momento.’ (Nossa Senhora em 29-09-2014)

‘A revelação é dada ao homem como conhecimento do que o homem não conseguiria saber com antecedência e tal para que se prepare, não só no plano físico, mas no espírito.’ (Virgem Maria em 28-02-2016)

(*) Extratos de mensagens de Nosso Senhor Jesus Cristo e Virgem Maria à Luz de Maria de Bonilla, extraídas do site www.revelacionesmarianas.com .

 

Por que o diabo não quer que ninguém estude as Escrituras, especialmente o livro de Apocalipse?

Porque Apocalipse é o livro da Bíblia que, dentre outros fatos importantes de natureza espiritual (por exemplo, a perseguição da descendência da Mulher) e cronológica (cataclismos, guerras, pestes, fome,...) descreve e denuncia claramente a armação derradeira de satanás para a perda das almas, através da aceitação da marca da Besta (implantação do chip na mão). Também, no livro do Apocalipse, está descrita a derrota final de Satanás, que mostra em detalhes como será a destruição desse querubim caído, como se dará o juízo contra ele e seus asseclas, que são os demônios, os espíritos imundos, de modo que o bem triunfe totalmente sobre o mal.

E como termina o livro de Apocalipse?

No último versículo está escrito: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém! (Ap 22, 21). Portanto, a mensagem termina com a ministração da graça de Deus sobre a vida de todos os seus Filhos. É um livro escatológico que começa e finda com a bendita pessoa de Jesus abençoando e premiando todos aqueles que creem nele e lhe serão fieis até o fim, vivendo em conformidade com Seus ensinamentos e Suas orientações.

n/d


Busca


Sábado, 20 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol