‹ voltar



Bacupari, a planta que combate o câncer de próstata e de mama

Pesquisadores confirmam por estudos científicos: Bacupari combate o câncer de próstata e de mama.

n/d

Bacupari pertence à família das Gutíferas e tem seu nome frequentemente confundido com o de seus parentes bacuri e bacuripari, mesmo em livros especializados. O Bacupari (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País; principalmente na região amazônica e apreciado pelas famílias ribeirinhas. A árvore é de pequeno a médio porte e seus frutos são uma fonte de alimentos para a população local que os utiliza para fazer doces, sucos, comer pura (podendo comer até com a casca). Aqui no Brasil, ela frutifica de dezembro a abril. Frutos bem doces e ótimos para fazer sucos.

n/d

Só que devemos prestar atenção nas variedades pois a gardneriana é uma variedade da brasiliensis e a brasiliensis é mais consumida, mas as duas são de muita importância. Até o formato dos frutos difere, sendo a garnderiana com formato oval, e a brasiliensis com formato mais arredondado, e as duas da mesma cor (amarelo vivo). Para reconhecer a planta de longe basta atentar para suas folhas que parecem com as folhas do pé de oliveira, sendo que elas são mais escuras.

n/d

Para plantar adquira uma semente pela internet ou aproveite as sementes colocando para secar aquelas maiores do fruto. Ela se dá muito bem em qualquer parte do Brasil, e gosta de solo argiloso e úmido, visto que na natureza, é mais encontrada em terrenos perto de rios, áreas pouco alagadas, e também é resistente a períodos frios (como no Rio Grande do Sul). Plante em terreno com PH entre 4,0 a 7,0 para que ela dê frutos mais doces.

Garcinia gardneriana (Planch. & Triana) ZappiGarcinia gardneriana (Planch. & Triana) Zappi

Os Benefícios do Bacupari são diversos, pois, o Bacupari possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, essa planta é também conhecida como bacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho. Seu nome, Bacuripari vem do tupi guarani e significa ‘fruta de cerca’ por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios a cultivavam para cercar suas roças.

 

Alguns benefícios

O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.

As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas. Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.

O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.

Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do Bacupari para tratar a afta.

Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do Bacupari. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.

O Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigora e recupera a vitalidade da pele.

O Bacupari ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

Mas o que mais chama a atenção para esta planta está relacionado à comprovação, por meio de estudos científicos, da eficácia do Bacupari para a cura do câncer, principalmente, do câncer de próstata e de mama, conforme nos informa o químico Marcelo dos Santos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no vídeo abaixo (entre 1min14seg e 1min28seg).

 

Veja o vídeo no G1:  http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/bacupari-e-a-grande-esperanca-nas-pesquisas-contra-o-cancer/3198414/

 

 

 

Fontes:

https://www.vegetall.com.br/plantas-medicinais/bacupari/

https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-bacupari-para-saude/

http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/bacupari-e-a-grande-esperanca-nas-pesquisas-contra-o-cancer/3198414/


Busca


Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol