‹ voltar



Em imagens: 9 poderosos símbolos cristãos eternizados nas catacumbas

 

As catacumbas romanas são galerias subterrâneas que formam verdadeiros labirintos de vários quilômetros. Dentro delas, os primeiros cristãos, perseguidos pelo Império Romano, enterravam os seus mártires e, excepcionalmente, realizavam alguns ritos litúrgicos na clandestinidade.

A origem da palavra ‘catacumba’ é incerta, mas uma das possibilidades mais apontadas é que o termo venha do grego κατά (abaixo) e τύμβoς (túmulo). Outros estudiosos a consideram uma palavra híbrida formada pelo grego κατά e pela raiz latina –cumbo, que significa ‘jazer’, ‘estar deitado’.

São famosas, particularmente, as catacumbas de São Calixto, Santa Domitila, São Sebastião e Santa Priscila. Na de São Sebastião, por exemplo, há fragmentos de pratos usados por ninguém menos que São Pedro e São Paulo, entre outras relíquias preciosíssimas.

Com o Edito de Milão, no ano de 313, terminou oficialmente a perseguição contra os cristãos, que puderam começar a construir igrejas e adquirir terrenos para novos cemitérios. As catacumbas, porém, continuaram sendo usadas até o século V. Pouco a pouco, foram perdendo relevância e caindo quase no esquecimento até serem redescobertas por operários em 1578.

Os desenhos e símbolos gravados nas suas paredes chegam a ser verdadeiras obras de arte, repletas de significado cristão.

Conheça alguns dos mais importantes: 

 

O BOM PASTOR - Com a ovelha nos ombros, ele representa Cristo Salvador e a alma que Ele salvou. O significado é bem explicado no Evangelho: Jesus é o pastor e todos os seus discípulos, de todos os tempos e lugares, são suas ovelhas.O BOM PASTOR - Com a ovelha nos ombros, ele representa Cristo Salvador e a alma que Ele salvou. O significado é bem explicado no Evangelho: Jesus é o pastor e todos os seus discípulos, de todos os tempos e lugares, são suas ovelhas.  

O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.

 

ALFA E ÔMEGA - São a primeira e a última letra do alfabeto grego e representam Cristo como o Princípio e o Fim de todas as coisas, conforme mencionado no livro do Apocalipse.ALFA E ÔMEGA - São a primeira e a última letra do alfabeto grego e representam Cristo como o Princípio e o Fim de todas as coisas, conforme mencionado no livro do Apocalipse.

 

KHI-RHO - É o monograma de Cristo, formado por 2 letras sobrepostas do alfabeto grego: o %u2018X%u2019 (chi ou khi, pronciado %u2018kh%u2019) e o %u2018P%u2019 (ro, pronunciado %u2018rr%u2019). São as 2 primeiras letras da palavra grega %u2018ChristòKHI-RHO - É o monograma de Cristo, formado por 2 letras sobrepostas do alfabeto grego: o 'X' (chi ou khi, pronunciado 'kh') e o 'P' (ro, pronunciado 'rr'). São as 2 primeiras letras da palavra grega 'Christò'.

 

ICHTHYS - Em grego, esta palavra quer dizer peixe. As letras formam o acróstico %u2018I%u0113sous Christos Theou Yios S%u014Dt%u0113r%u2019, que quer dizer %u2018Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador%u2019 (em grego antigo, %u1F38%u03B7%u03C3%u03BF%uICHTHYS - Em grego, esta palavra quer dizer peixe.

ICHTHYS - Em grego, esta palavra quer dizer peixe. Pronuncia-se ‘ikhthys’, ou, ‘ictís’. As letras formam o acróstico ‘Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr’, que quer dizer ‘Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador’ (em grego antigo, Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).

 

PÃES E PEIXE - Evocam o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, mas também simbolizam a Eucaristia.PÃES E PEIXE - Evocam o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, mas também simbolizam a Eucaristia.

 

ÁGAPE - A partilha do banquete representa o amor fraterno, além de evocar a mesa da Eucaristia.ÁGAPE - A partilha do banquete representa o amor fraterno, além de evocar a mesa da Eucaristia.

 

BARCA - Representa a Igreja, evocando a Arca de Noé como meio de salvação e também a barca em que os discípulos, capitaneados por Cristo, atravessam em segurança as tormentas do mar da vida.BARCA - Representa a Igreja, evocando a Arca de Noé como meio de salvação e também a barca em que os discípulos, capitaneados por Cristo, atravessam em segurança as tormentas do mar da vida.

 

ORANTE - Esta figura vestindo uma túnica de mangas largas e com os braços levantados em oração simboliza a intercessão pelo próximo e a felicidade da alma no Paraíso, além de evocar a crucificação de Cristo.ORANTE - Esta figura vestindo uma túnica de mangas largas e com os braços levantados em oração simboliza a intercessão pelo próximo e a felicidade da alma no Paraíso, além de evocar a crucificação de Cristo. POMBA - Simboliza a alma que chegou à paz divina, mas também a intervenção salvífica de Deus, o Espírito Santo, a alma do cristão falecido e a paz.POMBA - Simboliza a alma que chegou à paz divina, mas também a intervenção salvífica de Deus, o Espírito Santo, a alma do cristão falecido e a paz.

 

 

 

Fonte: https://pt.aleteia.org/2018/06/29/em-imagens-9-poderosos-simbolos-cristaos-eternizados-nas-catacumbas/

 


Busca


Domingo, 16 de Dezembro de 2018





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol