‹ voltar



Enxame Sísmico nas Canárias pode provocar tsunami no Brasil?

n/d
Artigo:

Sempre que alguma atividade vulcânica acontece nas Ilhas Canárias, milhares de pessoas na costa leste das Américas, inclusive no Brasil, passam a prestar atenção, com medo de que uma erupção no vulcão Cumbre Vieja provoque um tsunami devastador.

Em março de 2013, a rede sismográfica em torno da ilha de El Hierro, situada no arquipélago das Canárias, passou a registrar uma intensa atividade vulcânica nas proximidades de El Golfo, com mais de 240 pequenos abalos superiores a 2.5 magnitudes, alguns deles acima de 4.0 magnitudes.

Informado da anomalia pelo Instituto Vulcanológico das Canárias (IVC), o governo local decretou Estado Amarelo, obrigando as pessoas a manterem atenção às comunicações das autoridades e Defesa Civil.

El hierro é uma ilha vulcânica formada há 1.2 milhões de anos atrás e conta com mais de 500 cones a céu aberto. Apesar da forte e constante atividade sismovulcânica da região, somente uma erupção foi registrada na ilha, produzido pelo vulcão Lomo Negro em 1793. Na ocasião, Lomo negro permaneceu em erupção por cerca de 30 dias.


Tsunami no Brasil

Apesar de se encontrar muito longe do Brasil, a atividade sísmica nas Ilhas Canárias preocupa não só os habitantes locais, mas também os moradores do nordeste brasileiro. E o motivo é muito simples. Perto de El Hierro, também no arquipélago das Canárias, encontra-se a ilha de La Palma, onde se ergue um grande vulcão ativo chamado Cumbre Vieja, com 1949 metros de altitude.

A montanha se encontra em constante estado de atenção, pois se especula que uma erupção do vulcão pode desmoronar da montanha e provocar um megatsunami, o que colocaria em risco a costa leste das Américas e costa oeste da África, além de parte da costa ocidental da Europa.

n/d

O motivo é que Cumbre Vieja tem o seu flanco ocidental instável e segundo os defensores dessa teoria, caso ocorra uma erupção muito forte mais de 500 bilhões de toneladas de terra seriam despejados no mar.

Um modelo de propagação apresentado certa vez pela rede de TV BBC, da Inglaterra, mostrou que o colapso da montanha geraria ondas com 40 metros de altura, que chegariam ao Brasil em 8 ou 9 horas.


Controvérsias

Apesar de catastrófica, a hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um megaterremoto dessas proporções. Além disso, indicações atuais mostram que os deslizamentos ocorreriam de modo gradual e não abrupto como o especulado no documentário da BBC. Em 1949, uma erupção fez o cume da montanha cair vários metros adentro do Oceano Atlântico, sem qualquer consequência.

As estatísticas mostram que Cumbre Vieja apresenta fortes erupções a cada 200 ou 300 anos e a última grande erupção ocorreu em 1971, também sem consequências. Isso significa que se depender do Cumbre Vieja podemos ficar tranquilos pelos próximos três  séculos.

Fonte: http://www.apolo11.com/vulcoes.php?titulo=Enxame_Sismico_nas_Canarias_pode_provocar_tsunami_no_Brasil&posic=dat_20130328-115520.inc

 

Mensagens de Nossa Senhora de Anguera/Bahia/Brasil (site www.apelosurgentes.com.brvisita recomendada)

Mensagem nº 2.704 - 08/07/2006: Queridos filhos, dias virão em que a terra se agitará e as montanhas se moverão. Vulcões se levantarão com grande força e muitos experimentarão grandes sofrimentos. Os homens desafiaram o Criador e agora caminham para o abismo da autodestruição. Peço-vos que permaneçais firmes na oração. Buscai o Senhor. Convertei- vos e assumi com sinceridade o vosso verdadeiro papel de cristãos. Não cruzeis os braços. Deus tem pressa. O que tendes a fazer não deixeis para o amanhã.

Mensagem nº 2.531 - 04.06.2005: Queridos filhos, sois do Senhor e a nada deveis temer. Rezai muito e entregai ao Senhor a vossa própria existência. Afastai-vos do pecado e dizei o vosso sim ao chamado do Senhor. A varíola será usada como arma contra uma nação pelos homens de barba grande. O sofrimento será grande para muitos. O vosso Brasil também sofrerá com a vinda da onda gigante. Uma região do Brasil viverá momentos de angústia. Rezai. Pedi ao Senhor misericórdia Vós que estais a escutar-Me, confiai em Minha especial proteção. Não recueis. Não temais.

Mensagem nº 3.317 – 10/05/2010: Queridos filhos, vim do céu para chamar-vos à santidade. Vim em nome do Senhor para abençoar-vos e dizer-vos que sois amados um por um pelo Pai, no Filho por meio do Espírito Santo. Abri vossos corações. Não recueis. Aconteça o que acontecer, ficai com o Senhor, pois somente n’Ele está a vossa vitória. Viveis no tempo das grandes tribulações espirituais. Não desanimeis. No Senhor encontrareis forças para assumirdes o vosso verdadeiro papel de cristãos. Eu sou a vossa Mãe e vos amo. Peço-vos que mantenhais acesa a chama da vossa fé e em toda parte procureis testemunhar que sois do Meu Filho Jesus. Conheço vossas dificuldades e peço-vos que não recueis. Não há vitória sem cruz. Depois de todo sofrimento o Senhor vos dará a graça da vitória. A humanidade trilha para o abismo da destruição que os homens prepararam por suas próprias mãos. A terra passará por grandes transformações e muitos lugares deixarão de existir. Famosas ilhas do vosso Brasil serão completamente destruídas. Do lado norte virá o gigante que atormentará os Meus pobres filhos. Dobrai vossos joelhos em oração. Quando tudo parecer perdido surgirá para vós o triunfo definitivo do Meu Imaculado Coração. Eu estou ao vosso lado, embora não Me vejais. Avante sem medo.

‘As estações mudarão, a terra só dará maus frutos, os astros perderão seus movimentos regulares, a Lua não projetará senão uma débil luz avermelhada. A água e o fogo darão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis tremores de terra, que engolirão montanhas, cidades...’ (Nossa Senhora de La Salette, França, em 19-09-1846)


Busca


Sábado, 22 de Setembro de 2018





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol