‹ voltar



Chuva sólida – a invenção que pode trazer produtividade para terras áridas

 

Este interessante artigo mostra uma invenção que pode tornar possível o cultivo em terras áridas, como por exemplo, o nordeste brasileiro.

 

A água é um bem precioso, todos sabemos. Mas geralmente sentimos a falta dela em situações onde ela acaba, seja no encanamento da sua rua ou no bebedouro. Mas nas lavouras, plantações inteiras podem morrer caso não chova. E, segundo a ONU, 92% da água doce do planeta é consumida para fazer irrigação do solo.

n/d

Ou seja, temos um problema iminente. Mas Sérgio Jesus Rico Velasco, um engenheiro químico do Instituto Politécnico Nacional do México, criou um pó de 'chuva sólida', que é um produto que tem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água e ir liberando no solo aos poucos, ao longo do tempo, mesmo durante a seca. A chuva sólida nada mais é que um pozinho branco constituído por uma substância química chamada poliacrilato de potássio, que é capaz de absorver até 500 litros de água retidos em forma molecular para cada kg desse pó.

Originalmente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nos anos 1970, o material teve uma aplicação comercial conhecida em fraldas de bebê, para segurar o xixi dos pequenos. O mexicano Velasco fez uma modificação nessa fórmula para conseguir aplicar o produto no solo. Dessa forma, em vez de apenas reter o líquido e cristalizá-lo, seu pó é capaz de soltar a água aos poucos e manter as plantas hidratadas.

A goma de 'chuva sólida' pode absorver água em volumes até 500 vezes maiores ao seu tamanho. Ela funciona como um reservatório subterrâneo que se prende às raízes das plantas. Esse pó ajuda a capturar toda a água que geralmente seria desperdiçada, por escoamento ou evaporação, e a reaproveitar cada gota na agricultura.

Segundo algumas plantações que já o utilizam, chega a aumentar em 300% a produtividade da colheita. O produto dura 8 anos no chão, dependendo da qualidade da água.

 

Veja os vídeos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 


Busca


Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol