‹ voltar



Pesquisadores exploram como a Curcumina age contra o câncer em nível atômico

n/d

Não é nenhum segredo que a cúrcuma oferece uma série de benefícios para a saúde. Esta especiaria saborosa e com colorido vibrante ganhou fama por sua capacidade de combater muitos tipos de câncer, afastar a inflamação e pode até mesmo ser útil no tratamento de condições como a diabetes tipo 2. A cúrcuma definitivamente ganhou seu lugar na prateleira de especiarias e no armário de remédios por um bom motivo – mas os cientistas ainda estão trabalhando para descobrir os mistérios desta erva medicinal. Estudos já mostraram que muitos dos benefícios da cúrcuma para a saúde derivam de um do composto chamado, ‘curcumina’.

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego vêm estudando como a curcumina age contra o câncer em nível celular. Trabalhando ao lado de cientistas da Universidade de Pequim e da Universidade de Zhejiang, a equipe descobriu como a cúrcuma produz efeitos anticancerígenos.

 

Compreendendo a curcumina e o câncer

Como o site científico Newswise relata, os cientistas descobriram que a curcumina ‘liga-se à enzima quinase de especificidade dupla, a quinase regulada por tirosina 2 (DYRK2) a um nível atómico. Esta interação bioquímica previamente não relatada da curcumina leva à inibição da DYRK2, que prejudica a proliferação celular e reduz a carga de câncer.

Sourav Banerjee, acadêmico de pós-doutorado da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego e líder da pesquisa, explicou que a capacidade da curcumina de inibir a DYRK2 impede o proteassoma, uma parte da célula que é responsável pela destruição de proteínas desnecessárias ou danificadas. Em camundongos, essa supressão está associada à redução do risco de câncer. Vários tipos de câncer, como o câncer de mama triplo-negativo e o mieloma múltiplo, são cânceres ‘viciados em proteassoma’. Ao regular o proteassoma, a formação de tumores pode ser inibida.

O co-autor sênior Jack E. Dixon, Ph.D., ilustre professor de farmacologia, medicina celular e molecular, químico e bioquímico na Universidade San Diego, comentou: ‘Nossos resultados revelam um papel inesperado da curcumina na inibição do DYRK2-proteassoma e fornece uma prova de conceito de que a manipulação farmacológica dos reguladores do proteassoma pode oferecer novas oportunidades para o tratamento do câncer de mama triplo-negativo e do mieloma múltiplo de difícil tratamento’.

‘Nosso foco principal é desenvolver um composto químico que possa atingir o DYRK2 em pacientes com esses tipos de câncer’, acrescentou ele.

 

Benefícios da cúrcuma para a saúde

A cúrcuma oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde, muitos dos quais talvez estejam além do escopo da ciência convencional. De fato, por mais que tentemos, os cientistas podem nunca entender os dons da Mãe Natureza, assim como eles pensam. Embora a curcumina seja considerada o composto biológico mais ativo da cúrcuma, os estudos mostraram que, em algumas arenas, toda a planta funciona melhor do que a curcumina sozinha. Mais, a raiz dourada oferece muitos benefícios que não podem ser atribuídos apenas à curcumina.

Como muitos outros nutrientes vegetais, parece que os compostos da cúrcuma trabalham juntos em sinergia – e assim, dividi-los como os cientistas modernos estão acostumados a fazer, pode não ser a abordagem mais sensata. Independentemente disso, a cúrcuma e seus compostos mostraram repetidamente que a fitoterapia é uma medicina real, com benefícios reais que podem ser comprovados com a ciência.

Pesquisas recentes mostraram que a cúrcuma é uma alternativa ideal para pacientes com diabetes tipo 2, por exemplo. Em um estudo publicado recentemente, descobriu-se que a cúrcuma aborda vários problemas observados em diabéticos tipo 2, incluindo a característica resistência à insulina e açúcar elevado no sangue.

A cúrcuma tem muitos outros benefícios para oferecer. Ela pode melhorar a digestão, auxiliar a saúde do coração, melhorar o seu humor e muito mais.

 

 


Fonte: http://www.noticiasnaturais.com/2018/09/pesquisadores-exploram-como-a-curcumina-age-contra-o-cancer-em-nivel-atomico/

Busca


Sábado, 20 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol