‹ voltar



Casas de superadobe - baratas, fáceis de fazer e ecológicas: conheça essa técnica de bioconstrução

 

O superadobe é uma técnica de construção com solo compactado desenvolvida, nos anos 1970, pelo arquiteto iraniano Nader Khalili, fundador do Calearth - California Institute of Earth Arquitecture. O Calearth tem como missão ensinar e levantar casas de baixo custo, resistentes e de baixo impacto ambiental.

Fotos que te farão querer construir uma casinha assim:

Casas de superadobe. Fonte: Superadobe Projects (Pinterest)  Casas de superadobe. Fonte: Superadobe Projects (Pinterest)

‘A terra é o material mais ecológico, abundante e de maior durabilidade que existe e, para além disso, está em todo lado! MIlhões de pessoas no mundo precisam de uma casa para morar ou moram em casas precárias e frágeis mas, com o meu sistema isso já não vai acontecer’, afirma Khalili.

n/d

Mas quem é Nader Khalili?

Nader Khalili, iraniano de nascimento e californiano de adoção, foi um arquiteto formado no Irã, Turquia e Estados Unidos. Aos 38 anos deu uma reviravolta em sua vida, comprou uma moto e se foi para o deserto do Irã onde viveu por 5 anos. Naquele retiro estudou as técnicas tradicionais de construção com terra. Desde então dedicou sua vida a trabalhar em países em desenvolvimento. Sua meta: empoderar os pobres do mundo.

O superadobe pode ser usado para se construir qualquer tipo de casa - sua aplicação é extensa nos acampamentos de refugiados de terremotos, por exemplo, e seu custo é muito menor do que os de qualquer outro tipo de abrigo, sendo mais segura e termicamente adequada.

Khalili calcula que o custo de uma casa pequena em superadobe é de 150 euros. ‘Uma casa pequena pode ser construída em um a dois dias, por 3 pessoas sem experiência anterior’.

Estas são casas especialmente adequadas para regiões desertas, ventosas, onde podem acontecer terremotos e inundações ou maremotos, segunda a avaliação da ONU.

Outro benefício do uso do superadobe é que não requer, para a construção e estrutura, de madeira e, portanto, é muito adequado às regiões onde este bem é escasso ou precisa ser preservado.

Fonte: Elmundo.Fonte: Elmundo.

A estrutura trabalha por compressão e as cargas (das paredes) são distribuídas uniformemente o que as torna muito resistentes.

Veja mais fotos aqui http://www.calearth.org/superadobe-structures-calearth/

 

A técnica do superadobe

Essa é uma técnica muito prática, que usa os recursos da região de construção (terra, areia, pedras, madeira) e que pode ser executada por pessoas sem experiência ou treinamento específico (veja aqui maiores detalhes na apostila do MMA, na página 21). 

 E, para além de fácil e barata, é uma técnica que traz muitas vantagens.

 

Vantagens de se construir com superadobe

Propriedades térmicas: As construções com superadobe são termicamente estáveis pois, a terra absorve o calor externo e o filtra para dentro da casa, impedindo que esta aqueça demasiado no verão e também, que perca aquecimento interno no inverno.

Isolamento acústico: Paredes grossas de terra são ótimo isolamento acústico criando um ambiente interno gostoso e saudável.

Propriedades estruturais: Paredes de terra compactada com cimento e cal, em sacos de propileno, permitem equilíbrio estrutural nas paredes que ficam resistentes a movimentos do solo, inundações e deslizamentos. Estas propriedades também derivam do desenho, circular, adotado para estas construções.

Custos reduzidos de construção, zero de resíduos e economia energética: estas são as condicionantes ambientais que mais se ressaltam nesta técnica de construção ecológica.

‘A terra se converte em ouro na mão da pessoa sábia’.

Passo a passo da construção

Podemos seguir, nas fotos abaixo, o passo a passo, com superadobe, segundo o la Obra. Este site já introduziu algumas novidades em relação à técnica ensinada por Nader Khalili.

n/d

 

O desenho, os diâmetros, norte-sul e as cordas-compasso

n/d

 

Fundações e bases (dependem do tipo de solo e terreno) e pode ser com pedras, tijolos ou sacos cheios de solo-cimento

n/d

Contrapiso assentado

n/d

Subir as paredes

n/d

Janelas e portas têm que ser formadas em madeira

n/d

Paredes subindo, já se vê uma casa, não?

n/d

Teto com forro ou sem, a escolha é sua

n/d

 

Finalizar com reboco e pintura ao gosto do construtor com materiais que permitam a respiração das paredes

n/d

Toda a amarração do superadobe é feito com arame farpado

n/d

AQUI você pode conhecer outros projetos de construção com superadobe.

 

AQUI você tem uma apostila que ensina a técnica de construção

 

 

 

Fonte: https://www.greenme.com.br/morar/bioarquitetura/5524-casas-de-superadobe

 


Busca


Quinta-feira, 18 de Julho de 2019





Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol