‹ voltar



'... E HAVERÁ TERREMOTOS EM VÁRIOS LUGARES' (Mt 24, 7) - Califórnia treme - Poderoso terremoto de 7.1 atinge a Califórnia neste sábado (6-7-2019)

 

Serão estes poderosos terremotos que vêm atingindo a Califórnia o prenúncio de que está muito perto de ocorrer o ‘Big One’, ou ‘o grande terremoto’?

 

Artigos:

n/d

Sábado, 6 jul 2019 - 07h01 - Por Rogério Leite

Poderoso terremoto de 7.1 atinge a Califórnia neste sábado

(6-7-2019) - Um intenso terremoto de 7.1 magnitudes atingiu novamente a região de Ridgecrest, na Califórnia, a mesma região que sofreu um forte abalo há três dias. A região está sendo atingida por um enxame sísmico contínuo que já conta com mais de quatrocentas réplicas em 72 horas.

O novo evento ocorreu às 03h19 UTC (00h19 BRT) e foi localizado a 17 km de profundidade, sob as coordenadas 35.76N e 117.6W, a 17 km do nordeste da localidade de Ridgecrest.

O terremoto deste sábado é o mais forte a atingir a região nos últimos 40 anos e é cinco vezes mais forte que o tremor de 6.4 que atingiu a mesma região em 4 de julho.

De acordo com notícias locais, o terremoto deixou muitos feridos em Ridgecrest, além de ter provocado incêndios e danificado grandes estruturas no sul da Califórnia. Diversos incêndios ainda estão sendo debelados.


Estatística


Desde 1979, foram registrados 2502 tremores em um raio de 700 km ao redor deste epicentro. Ao redor de 100 km foram observados 119 eventos. O sismo mais próximo foi registrado a 14 km, em 04/07/2019 e atingiu 6.4 magnitudes. O tremor mais significativo desde 1979 ocorreu na Califórnia, a 10 km de Yucca Valley no dia 28/06/1992, a cerca de 203 km de distância do evento atual e atingiu 7.3 magnitudes.

Sobre o terremoto de 6.4 também na Califórnia, em 4-7-2019:

O monitor de terremotos mostra um violento terremoto de 6.4 pontos na escala de magnitudes ocorrido em CA, 12 km a sudoeste de Searles Valley às 17:33 UTC (04/07). O poderoso tremor teve seu epicentro estimado a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 35.7 e -117.5. 

Considerando a magnitude e a baixa profundidade em que ocorreu o evento, este tremor tem potencial suficiente para causar pesados danos e vítimas fatais caso tenha ocorrido abaixo de locais populosos.

 

Fonte do artigo: http://www.painelglobal.com.br - Imagem: G1

n/d

 

Cada vez que a Califórnia registra um terremoto, uma pergunta volta a ser feita: será que estamos mais perto do The Big One (O Grande)?

Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas - resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.

Esta semana, terremotos voltaram a assustar a Califórnia. Mais de 100 tremores atingiram o sul do Estado dos EUA nos últimos dez dias. Depois de um abalo de magnitude de 6,4 ter atingido a região na quinta-feira (4), um novo tremor, dessa vez de magnitude 7,1, sacudiu o sul da Califórnia na noite de sexta-feira (5). Foi o maior tremor registrado na região em 20 anos.

Até onde se sabe, o epicentro desse último e potente tremor foi a 200 quilômetros de Los Angeles e, apesar de ter provocado deslizamentos, danos em imóveis e incêndios, o terremoto não deixou feridos graves. Especialistas, contudo, dizem que os dois fortes tremores se produziram "na mesma falha sísmica" que é diferente e distante da falha de San Andreas, a suscetível de causar "Big One". Afirmam ainda que é improvável que esses dois tremores recentes provoquem terremotos em San Andreas.

A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam. Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. O atrito entre essas duas placas tectônicas é responsável por frequentes tremores na Califórnia, classificada como uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta. San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.

San Andreas tem, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita placa tectônica norte-americana e a placa do Pacífico. O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906. E sobre essas placas estão enormes centros urbanos, entre eles Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos EUA, e San Diego, com 38 milhões de habitantes.

A falha de San Andreas tem 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita as duas maiores placas tectônicas do planeta %u2014 Foto: Dsearls/Visual HuntA falha de San Andreas tem 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita as duas maiores placas tectônicas do planeta - Foto: Dsearls/Visual Hunt

Questão de tempo

Em 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de São Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da falha se rompeu.

Mas o que mais preocupa pesquisadores é a parte sul da falha, onde não se produz abalos sismos há cerca de 300 anos. Registros geológicos indicam que abalos de maior volume tendem acontecer a cada 150 anos na região e, por isso, acredita-se que essa área da falha de San Andreas esteja acumulando tensão.

Na Conferência Nacional de Terremotos, que aconteceu na Califórnia em 2016, cientistas fizeram um alerta dizendo que a área sul da falha de San Andreas estava 'carregada e pronta' para provocar um grande temor. Simulações dos efeitos de um grande terremoto foram feitas e indicaram que um tremor de 7,8 seria capaz de iniciar uma ruptura no sul da Califórnia, se alastrado rumo ao norte até atingir Los Angeles. Cálculos mais conservadores indicam que um tremor dessa magnitude nessa área específica de San Andreas poderia provocar a morte de 2 mil pessoas e deixar mais de 50 mil feridos.

As simulações indicaram ainda que 1% dos imóveis em uma área de 10 milhões de pessoas seriam jogados ao chão e mais da metade das construções teriam que ser desocupadas. Os danos materiais seriam superiores a 200 bilhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 700 bi.

Sistema de alerta

Após o grande terremoto de São Francisco, no norte da Califórnia, novas regulamentações foram introduzidas, forçando o reforço de estruturas construídas em concreto, muitas das quais abrigam escolas e hospitais. Em 2014, a prefeitura de Los Angeles propôs regulamentações semelhantes.

No início deste ano, entrou em operação um sistema de alerta antecipado de terremotos semelhante ao que existe em países com alta atividade sísmica, como Japão ou México. É aplicativo móvel que alerta os residentes de Los Angeles até 40 segundos antes que ocorra um terremoto de magnitude 5 ou superior. Isso não só ajuda a alertar a população, mas também as autoridades.

Para os especialistas, a questão não é se a falha de San Andreas vai quebrar no sul da Califórnia, mas quando acontecerá.

 

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/o-que-e-a-temida-falha-de-san-andreas-e-porque-ela-preocupa-a-tanto-california.ghtml

 


 

‘O cinturão de fogo alerta o mundo inteiro, a grande falha se ativa e isto conduz o homem a um grande padecer.’ (São Miguel Arcanjo a Luz de Maria, em 29-03-2019)

 

‘A Terra mudou no seu constante movimento e isso leva a moverem-se as grandes falhas tectônicas que rodeiam o globo terrestre. Perante o pecado do homem a Criação treme fortemente.’ (Jesus Cristo a Luz de Maria, em 02-04-2016)

 

‘Amados, a Terra debilitada no seu íntimo abre-se, as falhas, atingindo a superfície da terra, vibram causando fortes terremotos. As vagas destas repercutem-se em pontos extremos da Terra.’ (Jesus Cristo a Luz de Maria, em 14-04-2016)

 

E vejam esta mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz a Pedro Regis (Anguera, Bahia, Brasil – www.apelosurgentes.com.br)

‘Queridos filhos, a humanidade trilha para um grande abismo. O grande terremoto se aproxima e os homens viverão momentos de pavor. Chegaram os tempos difíceis para a humanidade. Tudo que vos anunciei no passado vai realizar-se. Rezai. Rezai sempre mais. Da lacuna com o nome de um grande santo virá grande devastação. Regiões inteiras desaparecerão. Muitos lugares que hoje podeis contemplar não mais existirão. Eu sou a vossa Mãe e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Arrependei-vos e voltai-vos Àquele que é o vosso Único e Verdadeiro Salvador.’ (Mensagem nº 2.584, transmitida em 06/10/2005)   

Nota: A lacuna com o nome de um grande santo é a Falha de Sant Andreas, na Califórnia. Nossa Senhora chama ao evento sísmico que ocorrerá lá de: 'o grande terremoto'. Ele fará com que regiões inteiras desaparecerão.

 

Nossa Senhora Rainha da Paz (Anguera, Bahia) falou sobre a Califórnia:

‘Queridos filhos, não vos afasteis da oração. Buscai forças n’Aquele que é o vosso único e verdadeiro Salvador. A humanidade tornou-se infiel ao Criador e agora vive afastada da verdade. A humanidade caminha como cego a guiar outro cego e encontrará a destruição que os homens prepararam por suas próprias mãos. Encorajai-vos e testemunhai que sois do Senhor. A morte passará pela Ásia e os Meus pobres filhos hão de chorar e lamentar. As águas se levantarão e a humanidade viverá momentos de dor. A Califórnia enfrentará pesada cruzA terra se levantará e montanhas descerão. Sofro por aquilo que vem para os Meus pobres filhos. Rezai. Rezai. Rezai. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.’ (Mensagem nº 3.274, transmitida em 02-02-2010)

 

‘Queridos filhos, Sou a vossa Mãe dolorosa e sofro por causa dos vossos sofrimentos. Tende coragem. Deus está ao vosso lado. Não há vitória sem cruz. Enchei-vos do Amor de Deus para serdes fortes nas provações. Procurai cultivar bons sentimentos e sede exemplo para todos os vossos irmãos. Não desanimeis. Rogarei ao Meu Jesus por vós. Rezai, rezai, rezai. A humanidade está enferma e precisa ser curada. Terra Bella sem beleza. Eis os tempos das dores para os Meus pobres filhos. A Califórnia precisará de socorro. Dobrai vossos joelhos em oração em favor de seus habitantes. Avante sem medo. Quem está com o Senhor jamais será derrotado. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.' (Mensagem nº 3.400, transmitida em 16-11-2010)

(Nota: Terra Bella é uma Região localizada no estado da Califórnia, no Condado de Tulare.)

 

‘Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.’

(Mateus 24, 7)

 


Busca


Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019







Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol