‹ voltar



Uma cidade católica em um país protestante

 

Ao contrário da maioria das cidades americanas (e de muitas outras localidades pelo mundo todo), há uma pequena cidade no interior do Cansas, nos EUA, que se afasta de todo o progressismo cultural, do controle de natalidade, do sexo livre e da submissão às drogas (incluindo entre elas as políticas de esquerda). Trata-se de Santa Maria, uma cidade que hoje possui maioria católica graças à ação da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).

Família Snyder, fiéis da FSSPX em Santa Maria, Cansas (Foto Reprodução: site The Atlantic)Família Snyder, fiéis da FSSPX em Santa Maria, Cansas (Foto Reprodução: site The Atlantic)

Santa Maria é uma cidade localizada a uma hora da capital do Cansas, Topeka, e que, apesar de ser um município interiorano, está em constante crescimento. Tornou-se refúgio de jovens que, além de buscarem oportunidades econômicas, decidiram fugir do mal ideológico que afeta o século, buscando na cidade valores que já se perderam e que podem encontrar no Priorado da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, principal coluna do Catolicismo Tradicional nos Estados Unidos, e que surgiu na França na década de 70 para combater os erros liberais do Concílio Vaticano II, como um ato heroico de oposição de Dom Marcel Lefbvre, conhecido hoje como "O Bispo de Ferro".

Colégio Administrado pela FSSPX em Sta. Maria, Cansas (Foto Reprodução: fsspx.org)Colégio Administrado pela FSSPX em Sta. Maria, Cansas (Foto Reprodução: fsspx.org)

Direcionados espiritualmente por padres tradicionais, é comum ver pela cidade mulheres com longas saias e vestidos, conduzindo vans com assentos suficientes para acomodar cerca de dez crianças, frutos das famílias numerosas aos moldes da Encíclica Casti Connubii do Papa Pio XI. Vivem tão puramente a natalidade que, segundo informações do periódico The Atlantic, os fiéis da FSSPX mais que dobraram o número de habitantes da cidade, sendo que, havendo 6 missas dominicais, todas elas se encontram lotadas.

A educação dos jovens se dá através do ensino clássico (aquele que em nenhuma hipótese se ousa falar em tablets), norteado por princípios em sua totalidade católicos, sendo os estudantes separados por sexo, usando de uniformes que obedecem rigorosas regras de modéstia. Os alunos são instruídos pelo Catecismo Romano de Trento, a língua estrangeira oferecida é o latim e é comum ver os alunos discutindo entre si livros de pensadores católicos como Gilbert Keith Chesterton.

Projeto Igreja Imaculada Conceição (FSSPX), Santa Maria, Cansas, Estados Unidos (Foto Reprodução: FSSPX)Projeto Igreja Imaculada Conceição (FSSPX), Santa Maria, Cansas, Estados Unidos (Foto Reprodução: FSSPX)

A sólida expansão do catolicismo tradicional na cidade, deu origem ao projeto de construção de uma enorme Igreja de 12 andares e com capacidade para acolher até 1.500 pessoas, sendo que para a edificação do projeto já foram arrecadados 15,7 milhões de dólares dos 29,7 necessários para a conclusão do projeto.

No Brasil há projetos católicos semelhantes em andamento, mas os abordaremos em outra eventual matéria. Rezemos pela restauração do Verdadeiro Catolicismo!

 

Fonte: https://apostoladodumpater.blogspot.com/

Busca


Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020







Acessos

Curta nossa página no facebook



Rainha Maria

Glória de Deus

Mulher Vestida de Sol