‹ voltar



Será que compreendemos o jogo do maligno? Quais são os três grandes esquemas do Diabo

 
Título original: How Does Satan Attack Christians? What are the Big Three Schemes of the Devil?
(Como é que Satanás ataca os cristãos? Quais são os Três Grandes Esquemas do Diabo?)

 

Em 1968, os Rolling Stones estrearam uma canção sobre Satanás, Sympathy for the Devil.  Embora eu não apoie a canção de forma alguma, e o título seja simplesmente ridículo (o diabo não merece qualquer simpatia), a canção transmite os motivos enganadores e destrutivos do maligno e levanta duas questões muito importantes: Será que conhecemos o nome do maligno?  E será que compreendemos o seu jogo?

Permitam-me que me apresente, sou um homem de riqueza e bom gosto.

Estive aqui durante um longo, longo ano, Roubei a alma de muitos homens para desperdiçar...

Prazer em conhecê-lo, espero que adivinhe o meu nome.

Mas o que te intriga é a natureza do meu jogo.

 

"A natureza do seu jogo"

Sim, Satanás ataca-nos.  Ele maquina fazer o mal e levar-nos a pecar.  No entanto, sabemos pela vida de Jó, e devemos ter sempre presente, que Satanás é contido por Deus.  Satanás não pode fazer nada sem que Deus o saiba e até mesmo controle-o (seja impedindo-o ou permitindo-lhe).  Deus protege providencialmente os Seus filhos do maligno.  Embora Deus também permita permissivamente que provas, tribulações, dor e sofrimento entrem nas nossas vidas e nos afligam, é sempre com uma boa razão e com um propósito que será para o nosso bem e para a Sua glória.  Muitas vezes, quando nos encontramos no meio de uma tempestade, é difícil acreditar que é para o nosso bem, no entanto, nestes tempos, temos sempre de voltar àquilo que sabemos:

O nosso Deus é amoroso, fiel, e todo poderoso.

Nada nos acontece que não seja primeiro "filtrado" por Suas mãos fortes, Sua vontade amorosa, Sua misericórdia fiel, Sua graça surpreendente e Seu controle todo-poderoso.

Em tudo, Ele nos dá Sua fiel misericórdia, Sua maravilhosa graça e Sua poderosa força para suportar.

Com segurança, com a presença, a provisão e a proteção de Deus em todas as coisas, vamos abordar os esquemas do diabo.  O seu objectivo é diminuir o nosso testemunho e roubar a nossa alegria. E está sempre determinado a cumprir a sua vontade. A lista é interminável porque o maligno é impiedoso, por isso vejamos três esquemas "grandes" e como podem ser resumidos numa tática sutil, mas destrutiva.

 

Os Três Grandes Esquemas de Satanás

MENTIRA: Satanás esquematiza usando mentiras. Ele é o pai da mentira (João 8:44) e ele tenta nos enganar torcendo ou mudando completamente a Palavra de Deus com o propósito de confusão que leva ao pecado.

TENTAÇÃO: esquemas satânicos usando a tentação.  Ele trabalha para nos apresentar coisas pecaminosas que nos tentarão a pecar. Enquanto Satanás não pode habitar conosco e nos fazer pecar, ele pode certamente se meter conosco e nos tentar a pecar. 

MANIPULAÇÃO: Esquemas de Satanás através da manipulação.  Embora Satanás não seja todo-poderoso, ele é muito inteligente e hábil em manipular situações e pessoas - sempre para alcançar o seu propósito de nos provocar ao pecado. 

Todos os ataques de Satanás são feitos com táticas encobertas.  Ele é sutil e habilidoso nos seus modos.  Ele usa o engano para nos confundir e nos cegar, esperando que não vejamos o mal que está diante de nós e sejamos incapazes de ouvir e escutar a direção do Espírito de Deus em nossas vidas.

O desejo de Satanás é provocar-nos a caminhar na carne e não a viver no Espírito. Ele planeja mudar a nossa direção de Jesus para falsos deuses, dos caminhos de Deus para os caminhos do mundo, da vontade de Deus aos nossos próprios desejos egoístas, da esperança ao desespero, da crença à dúvida, da fé ao medo, da paz à raiva, da satisfação à necessidade... e a lista continua e continua.  A esperança de Satanás é abalar a nossa fé e fazer-nos mal.

 

Os Esquemas de Satanás em Uma Palavra

Todos os três esquemas, mentiras, tentações e manipulações de Satanás - podem ser resumidos em uma única palavra - DISTRAÇÃO.  Desde o Jardim do Éden até nossos dias, o caminho de Satanás tem sido virar a cabeça, redirecionar os olhos e desviar a nossa atenção de Deus e colocá-la em qualquer outra coisa. Ele quer distrair-nos e levar-nos a concentrarmo-nos nos desejos mundanos e carnais.  No Jardim, e com cada um de nós, ele ataca usando a luxúria dos olhos, a luxúria da carne, e o orgulho da vida.

Distração

C.S. Lewis ilustrou isto claramente no seu livro The Screwtape Letters, que fala de um demônio sênior, Screwtape, que instrui o seu sobrinho aprendiz, Wormwood, sobre formas de fazer os cristãos esquecerem as suas crenças, distanciarem-se de Deus e, em última análise, pecarem.  Tudo isto, ensinou ele, pode ser realizado com a distração:

"O que nós queremos, se os homens se tornarem cristãos, é mantê-los no estado de espírito que eu chamo "Cristianismo E". Você sabe - Cristianismo e a Crise, Cristianismo e a Nova Psicologia, Cristianismo e a Nova Ordem, Cristianismo e a Cura pela Fé, Cristianismo e Pesquisa Psíquica, Cristianismo e Vegetarianismo, Cristianismo e Reforma Ortográfica"¹.

 

Cuidado com as Distrações de Satanás

Quando Satanás nos distrai com "cristianismo e", tornamo-nos presas dos seus esquemas: as suas mentiras, tentações e manipulações. Mas lembrem-se sempre que as suas três armas não podem ser contra o poder que nós temos.  "Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4). 

Assim como Satanás tem os Três Grandes para nos fazer pecar, o nosso Deus nos apresenta os Três Grandes para evitar o pecado e viver com justiça.  Estes três são os fundamentos da fé cristã:

  • Amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração,
  • Amar o Senhor teu Deus com toda a tua alma, e
  • Amar ao Senhor vosso Deus com toda a vossa mente. 

O fundamento de tudo é o amor (coração) que é o "combustível" da alma (emoções e desejo), e o "alimento" para a nossa mente (conhecimento e sabedoria).  Razões de Esperança* Jesus é um ministério de apologética (a mente, o saber) e discipulado (a alma, o viver) e é dedicado à glória de Deus (o coração, o amar). A nossa homepage proclama a nossa missão de conhecer, viver e amar com:

Conhecendo: RENOVA A SUA MENTE NA PALAVRA: Transforme-se pela renovação da sua mente. (Ro 12:2)

Vivendo: ANCORA A SUA ALMA EM ESPERANÇA: Esta esperança que temos como âncora da alma, segura e inabalável. (Heb 6:19)

Amando: ESTABELECE O SEU CORAÇÃO EM GRAÇA: É bom que o coração seja estabelecido pela graça. (Heb 13:9)

 

Não se Distraia

O Apóstolo Tiago resumiu bem isto, quando disse "...cada homem é tentado, quando é afastado e seduzido [distraído] pela sua própria luxúria.”  (Tiago 1:14)

Não deixes que Satanás e os seus lacaios te distraiam. Mantenha-te concentrado em Jesus. O Apóstolo Mateus escreveu que "a luz do corpo é o olho: se, portanto, o teu olho for bom, todo o teu corpo será cheio de luz" e Provérbios confirma, "a luz dos olhos alegra o coração" (Pv 15,30).  Portanto, continue "olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé"... (Heb 12:2). 

 
Fonte: https://reasonsforhopejesus.com/satan-attack-christians-devil-three-schemes/

Busca


Domingo, 20 de Setembro de 2020







Acessos



Rainha Maria

Mulher Vestida de Sol