‹ voltar



Cientistas criam o primeiro robô estilo "Blade Runner" que pode sentir dor

 

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, criaram um robô capaz de sentir dor e aflição para ensinar empatia a sistema de inteligência artificial. Através de sensores que funcionam de forma similar ao sistema nervoso humano, o robô passa a sentir e a reagir a estímulos exteriores, como choques. O sistema foi apresentado com aparência de uma criança que recebeu o nome de Affetto. As informações são do R7.

É possível ver as reações do robô quando o pesquisador aperta o botão que dá choques. As expressões, porém, ainda são muito robóticas e mecânicas. Ao ver a cena, é possível lembrar das primeiras versões dos replicantes em Blade Runner, e assim como o filme, a tecnologia deve se tornar mais realista.

Minoru Asada, presidente da associação de robôs do Japão, afirma que a semelhança com o filme é grande e que seria possível, no futuro, criar senso de moralidade e empatia para as máquinas.

O time de desenvolvimento pretende usar a nova tecnologia para criar assistentes pessoais para idosos, visto que a população jovem do país segue decrescente.

 

 

 

 

Fonte: https://www.meionorte.com/curiosidades/cientistas-criam-robo-capaz-de-sentir-dor-para-ensinar-empatia-382899

Busca


Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020







Acessos




Mulher Vestida de Sol