‹ voltar



Imagem de Jesus branco precisa ser revista, diz arcebispo de Cantuária (Inglaterra)

 

O Arcebispo de Cantuária exortou as igrejas ocidentais a reconsiderarem a representação de Jesus Cristo como um homem branco, enquanto os protestos do Black Lives Matter continuam a provocar debates sobre estátuas e símbolos.

O Arcebispo Justin Welby disse que a Igreja de Inglaterra também estaria a examinar "muito cuidadosamente" as estátuas nas igrejas por toda a Inglaterra em busca de quaisquer ligações à escravatura ou ao racismo.

Falando ao programa Today da BBC, os apresentadores perguntaram a Welby se o retrato de Jesus Cristo como um europeu ocidental precisa de ser "pensado de novo" na sequência de protestos mundiais que tiveram lugar desde a morte de George Floyd sob custódia policial em Minneapolis, no final de Maio.

"Sim, claro que sim", disse Welby, apontando para diferentes igrejas em todo o mundo que não retratam Jesus como branco.

"Entramos nas suas igrejas e não vemos um Jesus Branco - vemos um Jesus Negro, ou um Jesus Chinês, ou um Jesus do Médio Oriente - o que é, naturalmente, o mais exato.

"Você vê Jesus retratado de tantas maneiras como há línguas, culturas e compreensões", continuou ele.

Welby disse que as diferentes representações de Jesus eram "uma lembrança do deus que se tornou plenamente humano".

Disse ainda que todas as estátuas na Catedral de Cantuária e nas igrejas de toda a Grã-Bretanha serão cuidadosamente revistas num futuro próximo para ver se "todas elas deveriam estar lá".

"Algumas terão de descer. Alguns nomes terão de mudar", disse ele.

Desde a morte de George Floyd, têm tido lugar por toda a Grã-Bretanha protestos de Black Lives Matter, com manifestantes em Bristol a retirar à força a estátua do escravagista Edward Colston, enquanto os manifestantes mancharam a palavra "racista" na estátua do antigo primeiro-ministro Winston Churchill.

Houve também apelos à remoção das estátuas do supremacista branco Cecil Rhodes e do imperialista britânico Oliver Cromwell desde que os protestos começaram.

 

Fonte: https://www.irishcentral.com/news/archbishop-canterbury-jesus-white-man-revised?utm_source=wnd&utm_medium=wnd&utm_campaign=syndicated

Busca


Domingo, 09 de Agosto de 2020







Acessos



Rainha Maria

Mulher Vestida de Sol