‹ voltar



Por que a Antártica está tremendo intensamente? Mais de 50.000 terremotos em 3 meses deixam cientistas desconcertados

n/d

“todos os fundamentos da terra vacilam.” (Salmos 82, 5)

“E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do Senhor, pelo sopro do vento das suas narinas.” (2 Samuel 22, 16)

Mais de 50.000 terremotos atingiram o Estreito de Brainsfield na Antártida.Mais de 50.000 terremotos atingiram o Estreito de Brainsfield na Antártida.

 

Mais de 50.000 terremotos atingiram o Estreito de Brainsfield na Antártida.

 

Muitos fenômenos estranhos estão ocorrendo atualmente na Antártica. Enquanto sinais enigmáticos do espaço profundo estão atingindo a superfície do continente, mais de 50.000 tremores abalaram a Antártica desde o final de agosto. Um pico tão impressionante na atividade sísmica nunca foi testemunhado por cientistas.

Um grande terremoto M6.0 assim como milhares de outros pequenos tremores foram detectados no Estreito de Bransfield, um canal oceânico de 60 milhas de largura (96 km) entre as Ilhas Shetland do Sul e a Península Antártica.

Embora várias placas tectônicas e microplacas se encontrem perto do estreito (e, portanto, frequentes tumultos), os últimos três meses têm sido incomuns, de acordo com a Universidade do Chile.

"A maior parte da sismicidade foi concentrada no início da sequência, principalmente durante o mês de setembro, com mais de mil terremotos por dia", disse o centro.

Os tremores se tornaram tão frequentes que o próprio estreito, uma vez aumentado em largura a uma taxa de cerca de 7 ou 8 mm por ano, está agora expandindo 15 cm por ano.

"É um aumento de 20 vezes ... o que sugere que neste momento ... as Ilhas Shetland estão se separando mais rapidamente da península Antártica", disse Sergio Barrientos, diretor do centro.

Ainda não há uma resposta clara a esse fenômeno geológico. Mas aqui algumas sugestões baseadas em eventos similares anteriores.

Poderia estar ligado a um vulcão que se forma debaixo d'água? Como visto no segundo mapa, o Estreito de Bransfield contém vulcões e áreas vulcânicas. Basta lembrar que a formação de um novo vulcão perto de Mayotte foi responsável por uma forte aglomeração de terremotos.

Além disso, sabe-se que muitos vulcões estão enterrados sob milhares de metros de gelo na Antártida e podem ser uma das razões responsáveis pelo dramático derretimento do gelo no continente branco.

 

Fonte:  https://strangesounds.org/2020/12/antarctica-earthquake-increase-new-volcano-forming.html

Busca


Sábado, 23 de Janeiro de 2021







Acessos




Mulher Vestida de Sol