‹ voltar



Coronavírus: cientistas criam filtro de ar que mata o vírus

24 de julho de 2020
Fonte: https://criativetech.com/noticias/coronavirus-cientistas-criam-filtro-de-ar-que-mata-o-virus

 

Cientistas norte-americanos criaram um filtro de ar aquecido em 200°C que é capaz de eliminar o coronavírus em 99%

A tecnologia será de grande utilidade para o mundo no combate ao coronavírus, já que a OMS, Organização Mundial de Saúde, confirmou que o vírus sobrevive no ar por até três horas, sendo umas das principais maneiras de contágio. O filtro pode ser usado em aeroportos, supermercados, e afins.

O filtro foi criado por cientistas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. O equipamento é composto por um tecido feito da espuma de níquel, que é aquecida a 200°C através de eletricidade, desta forma o filtro pode eliminar 99,8% do coronavírus. Segundo uma pesquisa, o vírus foi eliminado em uma única passagem pelo filtro.

O responsável pelo projeto é o professor Zhifeng Ren, ele relatou em um artigo que o uso de espuma de níquel era o mais pautado, pois atendia a diversos requisitos. Um deles é a flexibilidade e a porosidade do tecido, que permite o fluxo de ar. Outro requisito importante é eletricidade condutora, que permite o aquecimento.

“Este filtro pode ser útil em aeroportos e aviões, prédios de escritórios, escolas e cruzeiros para parar a disseminação da doença. Sua habilidade de controle pode ser muito interessante para a sociedade”, disse o professor Zhifeng Ren.

“Esta nova tecnologia de proteção do ar para ambientes internos de biodefesa oferece a primeira prevenção em linha contra a transmissão mediada pelo ambiente de SARS-CoV-2 no ar e estará na vanguarda das tecnologias disponíveis para combater a pandemia atual e quaisquer futuras ameaças biológicas no ar em ambientes internos”, explicou Faisal Cheema, coautor do artigo.

 


Busca


Segunda-feira, 10 de Maio de 2021







Acessos




Mulher Vestida de Sol