‹ voltar



Relâmpagos no Ártico saltaram de 18.000 para mais de 150.000 em uma década

n/d

Uma equipe combinada de pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Otago descobriu que os relâmpagos no Ártico têm aumentado drasticamente durante a última década.

Os relâmpagos são muito menos comuns nas partes mais frias do planeta, pois o frio é menos propício à umidade necessária para carregar eletricamente cristais de gelo nas nuvens.

Neste novo esforço, os pesquisadores descobriram que para uma região fria, o número de descargas atmosféricas tem aumentado dramaticamente.

O trabalho começou quando os membros da equipe em Washington começaram a notar mais descargas atmosféricas nas regiões árticas. Isso levou a um estudo mais aprofundado, centrado na comparação do número de descargas atmosféricas nas regiões norte do Canadá, Sibéria, Alasca e Oceano Ártico, ou basicamente, qualquer coisa acima de 65 graus de latitude. Eles concentraram seus esforços na soma do número de descargas atmosféricas na região do Ártico para os anos 2010 a 2020.

Os dados, principalmente para os meses de verão, mostraram que o número médio de descargas atmosféricas em um determinado ano para toda a região aumentou de aproximadamente 18.000 para mais de 150.000.

Preocupados que o aumento maciço possa ser devido a melhorias na tecnologia, os pesquisadores se ajustaram às diferenças dos sensores e compararam o que encontraram com as descargas atmosféricas em outras partes do mundo durante o mesmo período de tempo. Os resultados permaneceram os mesmos.

Mas a comparação mostrou que as descargas atmosféricas no Ártico, uma vez que foram responsáveis por 0,2% de todas as descargas atmosféricas no planeta em 2010, foram responsáveis por 0,6% em 2020.

Os pesquisadores concluem que o aumento da temperatura no Ártico parece favorecer a formação de nuvens de tempestade convectivas. Quando cristais de gelo em tais nuvens colidem, tornando os cristais eletricamente carregados, podem ocorrer relâmpagos.

Visto em: https://strangesounds.org/2021/03/arctic-lightning-dramatic-rise.html

Busca


Domingo, 28 de Novembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol