‹ voltar



Nossa Senhora da Humildade

(Vila dos Arcos de Val de Vez - Portugal)

 

Nada se sabe sobre a origem deste título dado a Nossa Senhora; infelizmente, nem mesmo a data em que começou a ser venerada.

A imagem que representa Nossa Senhora da Humildade é de madeira e bem esculpida. Sua estatura é da proporção natural de uma mulher perfeita, está com as mãos levantadas. É de rara beleza e mostra uma modéstia soberana e majestosa, e tanto que causa a todos os que nela põem os olhos uma profunda reverência e suma veneração. Seu adorno, além do manto de seda que lhe põem os fiéis, é uma rica coroa de prata. Quanto à sua origem, dizem os moradores daquela vila que a trouxe da índia um devoto seu, natural da mesma terra, há mais de cem anos.

Conforme as palavras de frei Agostinho de Santa Maria, do Santuário Mariano:  “Não me admiro do título de Humildade com que a Rainha dos Céus, a imperatriz do mundo e Mãe de Deus quer ser invocada, porque, do muito que ela agradou ao Altíssimo por sua profunda humildade, ele a levantou à maior grandeza, elegendo-a sua Mãe.

A própria Virgem Santíssima confessa que de sua grande humildade lhe nascera a maior alteza e soberania: “Quia respexit homilitatem ancillae suae; fecit mihi magna”.

Festeja-se Nossa Senhora da Humildade na segunda-feira depois da oitava da Páscoa, dia em que se festeja também Nossa Senhora dos Prazeres.


Busca


Sexta-feira, 25 de Junho de 2021







Acessos




Mulher Vestida de Sol