‹ voltar



Bolo sem ovo, sem leite e sem manteiga (ideal para os tempos de escassez!)

Fonte: https://www.montaencanta.com.br/bolo-2/cobertura-e-calda/cobertura-para-bolo/

n/d

Você já ouviu falar do bolo maluco? Conhecido como Crazy Cake, foi um bolo elaborado nos anos 30, durante a Grande Depressão dos EUA, quando faltavam ovos, manteiga e leite. Eles tiveram que improvisar e surpreenderam com este Bolo Maluco, sem nada. E na minha opinião, um dos melhores bolos de chocolate, mesmo sem ter nenhum desses ingredientes. Sua textura é úmida e fofa ao mesmo tempo, o suco de limão e o bicarbonato de sódio permitem que ele cresça perfeitamente, mesmo sem fermento, sem ovos, sem leite e sem manteiga!

Muito fácil de fazer ele não usa batedeira, nem liquidificador e a cobertura é fria sem cozimento, simples e deliciosa! 

Na verdade, é um bolo de alergia mais perfeito para quem tem intolerância ou é alérgico a ovos ou laticínios.  Fora uma excelente alternativa de bolo, mesmo quando estamos sem ovos em casa.

INGREDIENTES:

BOLO:

secos:

  • 1 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

  • 1 xícara de chá de açúcar

  • ¼ de xícara de chocolate em pó (usei cacau 100%)

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (não fermento em pó)

  • 1 colher de café de sal

líquidos:

  • 1 xícara de água em temperatura ambiente

  • ½ xícara de chá de óleo vegetal

  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco ou de vinagre

  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180º Celsius. Então aproveite para forrar uma forma redonda (ou quadrada) de 23cm com papel manteiga e unte o papel manteiga com óleo e reserve.

SECOS: Em seguida em uma tijela grande junte os ingredientes secos: 1 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de açúcar, ¼ de xícara de chocolate em pó (usei cacau 100%), 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (não fermento em pó) e 1 colher de café de sal e misture.

LIQUÍDOS: Depois junte os líquidos: 1 xícara de água em temperatura ambiente, ½ xícara de chá de óleo vegetal, 1 colher de sopa de suco de limão fresco ou de vinagre e 1 colher de sopa de essência de baunilha e misture.

SECOS e LÍQUIDOS: Então coloque os líquidos nos ingredientes secos e misture delicadamente (sem bater) até misturar e obter uma massa homogênea.

Por fim, verta a massa em uma forma de 23cm forrada com papel manteiga e untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido a 180º Celsius por 30 minutos ou até espetar o palito no centro do bolo e o mesmo sair limpo e seco.

COBERTURA: Nesse meio tempo, enquanto o bolo assa, aproveite para fazer a cobertura

Então espere o bolo amornar e  passe uma faca ao redor para soltar as laterais, depois  desenforme em uma prato.

Cubra com a cobertura e bom apetite!


Busca


Terça-feira, 21 de Setembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol