‹ voltar



Nossa Senhora da Vitória (Lepanto)

 

(Lepanto)

(1571)

  

 

O título Nossa Senhora da Vitória foi dado a Maria pelo papa Pio V, depois da vitória de Lepanto, ocorrida em 7 de outubro de 1571, por estar firmemente persuadido de que essa vitória fora obtida por uma particular proteção da Santíssima Virgem Maria.

Para combater os muçulmanos que ameaçavam o norte da Europa, pretendendo submetê-la pelas armas e aniquilar o nome cristão, fazem-se de vela para o Oriente os bravos cristãos que atenderam ao grito de alarme do Sumo Pontífice, e este, qual outro Moisés, não cessa de levantar as mãos para o céu, dirigindo a Deus e à Virgem Maria as mais fervorosas orações pela vitória dos cristãos.

Os turcos se precipitam com fúria sobre a frota cristã, e em princípio parecem ganhar algumas vantagens, mas, ao canto do “Expurgat Deus”, salmos das santas batalhas, os soldados da cruz afrontam a morte e zombam dela, combatendo como denodados heróis, e dentro em pouco começa a melhorar sua situação até que, depois de 12 horas de um combate encarniçado, os infiéis muçulmanos são completamente derrotados, perdendo mais de 30 mil homens, 200 navios e quase todo o material de sua esquadra.

Os cristãos vencedores colhem um despojo imenso, e, o que vale muito mais, põem em liberdade 25 mil escravos cristãos que estavam encerrados nos porões dos navios infiéis.

Em Roma, o papa Pio V teve revelação da vitória no momento em que ela era alcançada: estava na sala do consistório com os cardeais quando, de repente, se levanta, abre a janela, olha o céu e diz: “Deixemos os negócios: vamos dar graças a Deus pela vitória que acaba de conceder ao exército cristão”.

Esse fato extraordinário foi atestado da maneira mais autêntica e é relatado como incontestável no processo da canonização do santo papa.

São Pio V atribuiu a vitória, principalmente, à oração do Santo Rosário, que foi rezado incessantemente em Roma e em muitos outros lugares.

Para conservar a memória dessa vitória, Pio V inseriu na ladainha de Nossa Senhora, a invocação “Auxilium Christianorum, ora pro nobis”, e instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória.


Busca


Terça-feira, 21 de Setembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol