‹ voltar



Nossa Senhora d’Ablon

(Ablon-Sur-Seine – França)

(1944)

(Festa em 15 de agosto)

 

Nossa Senhora d’Ablon é título proveniente do nome da cidade em que é venerada.

“Em Ablon não se morre pelo ferro nem pelo fogo”, este é um antigo ditado popular muito conhecido, que teve origem após alguns acontecimentos durante a Segunda Guerra Mundial, ocorridos naquela cidade.

Durante os bombardeios de 1944, verdadeiramente mortíferos, as vítimas se contaram por centenas fora da paróquia e ao redor dela, mas na paróquia de Nossa Senhora d’Ablon não houve uma vítima sequer.

Ao sinal de alarme, os habitantes desciam para os abrigos rezando alto a invocação local: “Nossa Senhora de d’Ablon, protegei-nos, rogai por nós!” E foram sempre salvos.

A imagem de Nossa Senhora de d’Ablon não escapou à fúria dos iconoclastas, que a precipitaram no rio Sena, de modo que foi provisoriamente substituída por outra, até que os fiéis, querendo manifestar seu reconhecimento à sua protetora por uma representação mais apropriada, mandaram esculpir uma imagem que é o símbolo patente do velho ditado acima citado: Nossa Senhora está com a mão direita em ato de abençoar, e com a esquerda desvia uma espada e chamas.

A festa principal é em 15 de agosto.

 


Busca


Terça-feira, 21 de Setembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol