‹ voltar



Erupção vulcânica subglacial em Vatnajökull na Islândia desencadeia inundações repentinas e forte cheiro sulfúrico ao longo do rio Skaftá

Mapa do Parque Nacional de Vatnajokull.Mapa do Parque Nacional de Vatnajokull. O rio Skaftá, no sul da Islândia, está atualmente inundando e tudo indica que o crescente nível de água está ligado à atividade geotérmica e vulcânica... A condutividade elétrica no rio tem aumentado constantemente nos últimos dois dias, uma indicação de que fatores geotérmicos estão envolvidos.

De acordo com o Escritório Meteorológico Islandês, também foram relatados odores sulfúreos nas proximidades de Skaftá e Hverfisfljót.

Os moradores e transeuntes da área são encorajados a permanecer diligentes. Inundações sobre as margens do rio e através de estradas próximas são possíveis nos próximos dias. Além disso, a concentração de sulfeto de hidrogênio do escoamento das geleiras até o rio é tão alta que pode danificar as membranas mucosas dos olhos e do trato respiratório.

As rachaduras também são capazes de se formar rapidamente ao redor de Vatnajökull neste momento. Portanto, os turistas são encorajados a evitar esta área, bem como Skaftárjökull, Tungnárjökull e Síðujökull, onde a água corrente pode vir à superfície.

Geleira Vatnajökull e atividade vulcânica

Vatnajökull, literalmente "Glaciar dos Lagos", é a maior e mais volumosa calota de gelo da Islândia e a segunda maior em área na Europa. Sob a calota de gelo, há vários vulcões. As erupções destes vulcões levaram ao desenvolvimento de grandes bolsões de água sob o gelo, que podem romper o gelo enfraquecido e causar um jökulhlaup (inundação glacial dos lagos).

É sabido que os vulcões Vatnajökull continuam a entrar em erupção sob as geleiras, resultando em muitas inundações documentadas:

- Um jökulhlaup em 1934 causou a liberação de 15 km3 (3,6 cu mi) de água ao longo de vários dias.

- O lago vulcânico Grímsvötn foi a fonte de um grande jökulhlaup em 1996.

- Em 21 de maio de 2011, uma erupção vulcânica começou em Grímsvötn no Parque Nacional de Vatnajökull por volta das 19 horas.

Durante a última era glacial, numerosas erupções vulcânicas ocorreram sob Vatnajökull, criando muitas erupções subglaciais.

Visto em: https://strangesounds.org/2021/09/flooding-sulphuric-smells-river-vatnajokull-glacier-iceland.html

 


 

“A atividade procedente do núcleo da Terra aumenta, e com ela os vulcões despertam com grande estrondo ao qual o homem não está acostumado.” (Jesus Cristo a Luz de Maria, em 09-07-2019)

“Amados filhos do Meu Coração Imaculado: os eventos que durante tantos e tantos momentos vos anunciei, cumprir-se-ão com maior ênfase nesta etapa que se dirige para o final e, por conseguinte, para a sucessão de fatos e acontecimentos que vós bem conheceis. Os vulcões são os respiradouros da Terra, que guarda nas suas profundezas o calor incandescente e este, este calor incandescente, verterá e com ele as emanações de gases nocivos para o homem não se farão esperar e correrão pelas encostas de grandes vulcões temidos pelo homem, mas para os quais chegou o momento de despertarem, justamente para acelerar a purificação de toda a humanidade.” (Virgem Maria a Luz de Maria, em 31-01-2014)


Busca


Terça-feira, 21 de Setembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol