‹ voltar



Nossa Senhora das Necessidades (Lisboa – Portugal)

 

(Lisboa – Portugal)

(1742)

 

Durante a “grande peste”, fugiram de Lisboa para a Ericeira dois cônjuges da freguesia dos Anjos, os quais encontraram perto da vila, numa ermida, uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, a que muito se afeiçoaram. Por isso, levaram-na, furtada, em seu regresso a Lisboa e mantiveram-na escondida em casa, começando depois a pedir esmolas para lhe erigir uma capela, tendo dona Ana Gouveia de Vasconcelos doado um terreno que possuía no Alto de Alcântara.

Construiu-se a capela, e cresceu a devoção à Santíssima Virgem, representada na referida imagem, que começou a ser invocada sob o título de Nossa Senhora das Necessidades, provavelmente porque os fiéis eram atendidos por Nossa Senhora em todas as suas necessidades. 

Quando D. João V adoeceu, em 1742, quis que a imagem de Nossa Senhora das Necessidades fosse para a sua câmara, e, tendo melhorado, mandou construir um rico templo no lugar onde estava a capela.

Junto ao templo mandou construir o magnífico palácio que até 1910 pertenceu à família real.

Em São Pedro da Ericeia, existe atualmente uma imagem feita e modelada a partir da de Nossa Senhora das Necessidades de Lisboa.

No Brasil, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades é uma edificação histórica localizada na sede do distrito de Santo Antônio de Lisboa, cidade de Florianópolis. Foi construída entre 1750 e 1756. A igreja tem uma fachada simples e um interior rico em elementos artísticos e arquitetônicos, com destaque para a talha característica do período de transição entre o Barroco e o Rococó. Possui a única pia batismal em madeira da Ilha de Santa Catarina.

Existe também um santuário da Nossa Senhora das Necessidades em Benfeita (Arganil) e além desses existe uma paroquia totalmente dedicada a Nossa Senhora das Necessidades na cidade de Piracema, Minas Gerais, cidade com cerca de 10 mil habitantes pertencente a diocese de Oliveira (a cidade de Piracema fica cerca de 100km de Belo Horizonte).

 


Busca


Domingo, 28 de Novembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol