‹ voltar



Nossa Senhora das Oliveiras (Murat - França)

 

(1494)

 

Murat, ao pé de Cantal, é abrigada por grandes rochas de basalto, que a protegem dos fortes ventos do norte e do noroeste. Sua origem se confunde com a de sua igreja paroquial e a do antigo castelo encarapitado, como um vigia, no alto do rochedo, e do qual não restam senão ruínas.

A igreja atual foi construída em 1494 sobre as ruínas de uma colegiada destruída por um incêndio. Todos os móveis, enfeites, etc, de madeira foram reduzidos a cinzas, exceto a imagem de Nossa Senhora, encontrada intacta sob os escombros.

O título Nossa Senhora das Oliveiras é proveniente do antiquíssimo apelativo dado às vezes pela Igreja à Santíssima Virgem – oliva dos campos. Uma oração local muito antiga lembra o simbolismo dessa expressão.

A imagem é de cedro ou de oliveira, o que poderá ser outra explicação de seu título. Tem 80cm de altura. Dizem que essa imagem foi levada da Palestina para a França, por São Luís.

A cerimônia de sua coroação foi em 18 de junho de 1878.

 

Veja imagens da Igreja de Nossa Senhora das Oliveiras:
https://www.tripadvisor.fr/Attraction_Review-g1497687-d20326328-Reviews-Eglise_Notre_Dame_des_Oliviers-Murat_Cantal_Auvergne_Rhone_Alpes.html

Busca


Domingo, 28 de Novembro de 2021




Acessos








Mulher Vestida de Sol