‹ voltar



Meteoro de meia tonelada explode após Ano Novo em cidade dos EUA

 

Objeto que viajou a 72,4 mil quilômetros por hora gerou energia equivalente a cerca de 30 toneladas de TNT, gerando um estrondo na atmosfera que assustou moradores.

 

Na manhã do último sábado (1-1-2022), logo após o réveillon, um meteoro explodiu na atmosfera e assustou os moradores do subúrbio da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A explosão gerou uma energia equivalente a cerca de 30 toneladas de TNT, informaram as autoridades locais.

Heather Lin Ishler, residente do bairro de Dormont, ao sul do centro da cidade, estava na cama, navegando nas redes sociais enquanto seu namorado jogava no Xbox. Ela relata ao jornal THE NEW YORK TIMES que sentiu a cama tremer. “A sensação me lembrou FOGOS DE ARTIFÍCIO”, relata ela, que recorda que, se ficasse muito perto, podia sentir “um estrondo no peito”.

O namorado e um vizinho também sentiram a explosão do meteoro. Ligações começaram a chegar ao escritório local do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, de pessoas que ouviram “um som muito alto, mas não viram nada”, conta Jenna Lake, meteorologista da instituição.

Por outro lado, a NASA disse que, se não fosse o templo nublado, a rocha seria visível no céu durante o dia, com brilho aproximado de 100 vezes o da Lua cheia. As suspeitas de que se tratava de um meteoro foram divulgadas no Twitter do Serviço Meteorológico Nacional. “A forte explosão ouvida em Pittsburgh mais cedo pode ter sido uma explosão de meteoro”, escreveu a agência.

Ao The New York Times, Lake disse que o ar naquele sábado estava calmo demais para tempestades e relâmpagos, então a possibilidade desses fenômenos foi descartada.

A hipótese de que um avião tivesse causado o estrondo também foi eliminada, pois as aeronaves não são escutadas ao decolarem e não se movem tão rápido quanto os meteoros, que quebram barreiras de pressão na atmosfera.

De acordo com a agência Associated Press (AP), as autoridades do condado de Allegheny disseram ter confirmado que não houve atividade sísmica, nem trovões e relâmpagos na área. Uma estação de infrassom registrou a onda de explosão da pedra espacial conforme ela se aproximava.

No domingo (2-1-2022), o site Meteor Watch da NASA estimou que a velocidade do objeto seria de cerca de 72,4 mil quilômetros por hora, considerando que seu tamanho é de cerca de um metro de diâmetro com uma massa próxima à metade de uma tonelada.

 

Fonte: Seleções via https://gemasdobrasil.blogspot.com/2022/01/na-manha-do-ultimo-sabado-1-logo-apos-o.html

Busca


Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol