‹ voltar



Promessas que estão associadas à DEVOÇÃO À SAGRADA FACE

 

 “Mostrai-nos, Senhor, a Vossa Face e seremos salvos” (Salmo 79,4)

 

O homem sempre procurou contemplar o rosto de Deus. Jesus nos disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9). Dessa forma, a contemplação da Sagrada Face de Cristo é a própria contemplação de Deus. Ver a Face do Senhor é, de alguma forma, ter um encontro, é conhecer a Pessoa de Cristo. E assim, sua Face vem inspirando os cristãos a um maior conhecimento e amor ao Senhor, desde os primeiros séculos.

Esta santa devoção teve origem com a impressão milagrosa do Rosto de Cristo no lenço de Verônica, uma tradição muito respeitada na Igreja. O culto à Sagrada Face tem por finalidade render à Face Adorável de Jesus, desfigurada na sua Paixão, homenagens particulares de respeito e de amor; reparar as blasfêmias e as violações dos dias santos, que O ultrajam de novo; além de obter de Deus a conversão de todos nós, pecadores. Nesse sentido, as orações devocionais à Sagrada Face de Jesus são um modo muito especial de honrar Nosso Senhor e de reparar todas as blasfêmias que Ele tem sofrido ao longo dos séculos, desde a Sua Paixão no Calvário. Trata-se de uma salutar devoção, que se diria, instituída pelo próprio Salvador no dia de sua Ressurreição, imprimindo, milagrosamente, Sua Sagrada Face no Santo Sudário. Uma veneração piedosa sempre conhecida e praticada na Igreja como incentivo poderoso à Reparação. Cabe ressaltar, que a vida de Jesus foi extraordinária e humana também. Devemos nos lembrar que Jesus Cristo assumiu a natureza humana sem deixar de ser Deus: é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, 483: “A encarnação é, pois, o mistério da união admirável da natureza divina e da natureza humana, na única Pessoa do Verbo”. Por essa razão, temos que ser adoradores e reparadores da Sagrada Face do Senhor, que Ressuscitado, ainda sofre por nossos pecados e de toda a humanidade. É mister considerar que as orações de reparação a Nosso Senhor Jesus Cristo, em Sua Sagrada Face são tão necessárias e urgentes, hoje, mais do que nunca, pois o homem está excluindo Deus da nossa sociedade. Os verdadeiros valores cristãos e morais estão sendo substituídos por ideologias anticristãs e com isso, avançam os pecados do aborto, da impureza, da irreverência e da falta de respeito para com Jesus.

Abaixo, as revelações de Jesus a almas místicas, e as Suas Promessas (em vermelho, no texto).

n/d

Devoção à Sagrada Face revelada à Santa Gertrudes

Santa Gertrudes (1256 – 1302) foi uma beneditina, mística e teóloga alemã que teve muitas revelações, incluindo visões sobre a Sagrada Face. Esta é uma de suas visões sobre a Sagrada Face:

“Na hora Terça, Jesus Cristo apareceu a Santa Gertrudes, amarrado a um pilar entre dois carrascos. Um deles rasgou a pele do Senhor com espinhos e o outro o feriu com um chicote cheio de grandes nós. Ambos golpeavam o rosto do Senhor, que estava tão desfigurado, que o coração de Santa Gertrudes se derreteu de compaixão. Nem podia conter as lágrimas sempre que recordava aquele triste espetáculo. Ninguém na terra havia sito tão cruelmente maltratado quanto seu amado Senhor Jesus. Até mesmo a pupila do olho de Jesus estava rasgada e inflamada, tanto pelos espinhos quanto pelos golpes do flagelo. Santa Gertrudes viu também que cada vez que o Senhor virava Seu Rosto de um lado para o outro, mais os carrascos O agrediam furiosamente. Ele então voltou Sua Face para Santa Gertrudes e exclamou: “Você não leu o que está escrito sobre Mim?” “Nós pensamos nele como se fosse um leproso” (profeta Isaías). “Um desses executores representa os leigos, que ofendem a Deus abertamente, agredindo-O com espinhos. O outro representa os religiosos que O atacam ainda mais com cordões amarrados de pecados secretos.” “Mas ambos ofendem a Face e ultrajam o próprio Deus do céu”.

A Santa respondeu: “Ai, Senhor! Que remédio podemos encontrar para aliviar as dores agonizantes de Teu Divino Rosto?” 

O Senhor respondeu: “O remédio mais eficaz e terno que você pode preparar para Mim, é meditar amorosamente na Minha Paixão e orar caridosamente pela conversão dos pecadores.”

Jesus faz uma promessa concreta para as pessoas que “defenderão minha causa (propagarem a devoção à Sagrada Face) com discurso, oração ou escrita”“Eu também os defenderei contra Satanás e lhes concederei favores especiais”, garante Jesus.”

 

“Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas”. (Isaías, 53:4-5)

 

Devoção à Sagrada Face revelada à Irmã Maria de São Pedro

Desde a piedosa Verônica, as pessoas vêm adorando à Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus. Em nosso próprio tempo, Nosso Poderoso e Maravilhoso Deus achou bom revelar à Irmã Maria de São Pedro, uma Carmelita Descalça, freira de Tours, França (1816-1848), essa devoção de reparação pelas blasfêmias e à profanação do dia de Domingo e dos dias santos de preceito. Nosso Senhor também revelou à Irmã Maria de São Pedro a reparação necessária para os crimes do comunismo. Nosso Senhor Jesus Cristo pediu à irmã Maria de São Pedro que propagasse a devoção à Sagrada Face como forma de reparação dos pecados, de tal forma que os devotos da Sagrada Face fazem como fez Santa Verônica: limpam a sujeira e a dor de Nosso Senhor. A devoção à Sagrada Face de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Leão XIII, no ano 1885.

Irmã Maria de São Pedro teve visões de Santa Verônica por volta de 1844, na cidade de Tours, França.  Ela viu Santa Verônica limpando a Face de Cristo a caminho da crucificação. Foi revelado a ela que todo o sangue, sujeira, escarros e hematomas na Face de Cristo representam os pecados da humanidade, as blasfêmias dirigidas a Nosso Senhor e o ódio contra o amor.

No ano de 1847, Nosso Senhor deu uma série de revelações à Irmã Maria de São Pedro profetizando conflitos mundiais através da propagação do comunismo. Ela escreveu: “Ele comandou-me a fazer guerra contra os comunistas, dizendo-me que eles são os inimigos da Igreja e de Seu Cristo, e fazendo-me entender que a maioria desses lobos nasceram na Igreja, da qual eles são agora declaradamente inimigos amargos”.

Nosso Senhor disse também a ela: “Eu dei a você o conhecimento de que Eu a seguro em Minhas mãos como uma seta. Eu agora desejo lançar essa seta contra Meus inimigos, e Eu dou a você, dessa forma, as armas de Minha paixão”.

Novamente, em outra ocasião, Nosso Senhor disse: “Agora pense, minha filha, nas blasfêmias infligidas sobre Mim por essa sociedade de comunistas, os inimigos da Igreja e de Seu Cristo. É esse trabalho de reparação que desarma a justiça de Deus”. Em Seu tempo e sabedoria, Deus ensinou uma oração curta intitulada “A Seta de Ouro”, a qual ao ser dita com amor, deve auxiliar no trabalho de reparação. Nosso Senhor disse à Irmã Maria de São Pedro que a Seta de Ouro fere Seu coração com amor.

Jesus deu nove promessas à Irmã Maria de São Pedro para a Devoção à Sagrada Face.

1 - Do mesmo modo que procurarem reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores, assim Eu cuidarei de suas almas, que têm sido desfiguradas pelo pecado, tornando-as tão belas como eram ao sair das fontes batismais.

2 - Esta Face é como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas, que a Ela se dedicam, contrição tão perfeita, que mesmo os seus pecados serão transformados, diante de Mim, em joias de ouro precioso.

3 - Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como Santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços divinos em suas almas.

4 - Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai, eles apaziguarão a Sua cólera divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial.

5 - Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-los-ei com a Minha luz, rodeá-los-ei com o Meu Amor e fá-los-ei perseverantes no bem.

6 - Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que por palavras, escritos ou orações defendem a Minha causa nesta Obra de reparação.

7 - Aqueles na Terra que contemplam as feridas de Minha Sagrada Face irão no Céu vê-la radiante em glória.

8 - Eles receberão em suas almas uma luminosa e constante irradiação de minha Divindade, e pela reprodução em si de minha Face, eles brilharão com particular esplendor no Céu.

9 - Na hora da morte purificarei a Face das suas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original.

 

Orações do trabalho de reparação à Sagrada Face ditadas por Jesus à Irmã Maria de São Pedro

Oração do Santo Nome.

“Admirável é o Santo Nome de Deus.”

Nosso Senhor disse à Irmã  Maria de São Pedro que não temos como saber todo o bem que fazemos todas as vezes que rezamos essa oração.

Oração “A Seta de Ouro”.

“O santíssimo, sacratíssimo, adorável, incompreensível e inefável Nome de Deus, seja sempre santificado, amado, adorado e glorificado no Céu, na Terra e em todo o Universo, por todas as criaturas de Deus e pelo Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Amém.”

Depois de receber esta oração, Irmã Maria de São Pedro teve uma visão em que ela viu o Sagrado Coração de Jesus sendo ferido de amor por esta “Seta de Ouro” como torrentes de graças que saiam Dele para a conversão dos pecadores.

 

Devoção à Sagrada Face revelada à Irmã Maria Pierina de Micheli

Jesus manifestou-se à Irmã Maria Pierina de Micheli (Milão, 11-09-1890 / Verbânia, 26-07-1945) numa Sexta-Feira Santa, quando irmã Pierina tinha ainda 12 anos de idade —, durante o tradicional beijo ao Cristo Crucificado. Nessa ocasião, ela ouviu a inspiração interior de Jesus que lhe dizia: “Todos Me beijam as chagas, mas ninguém beija o Meu rosto para reparar o beijo de Judas”. No ano de 1936, durante a adoração noturna da primeira sexta-feira da Quaresma, após deixá-la participar de Sua dor espiritual da agonia no Jardim do Getsêmani, com o rosto coberto de sangue e profundamente triste, Jesus lhe disse: "Desejo que Meu Rosto, que reflete a dor íntima de Minha alma, e o sofrimento e o amor de Meu Coração, seja mais honrado. Quem Me contempla Me consola."

Na terça-feira seguinte ao Domingo da Paixão, Jesus voltou para ela e disse: "Cada vez que meu Rosto for contemplado, derramarei meu amor nos corações e através de meu Santo Rosto será obtida a salvação de muitas almas." Na primeira terça-feira de 1937, enquanto ela estava em oração, o Senhor Jesus a instruiu sobre a devoção à Sua Sagrada Face e, ao final, disse-lhe: "Talvez algumas almas temam que a devoção à minha Sagrada Face diminua a devoção ao meu Sagrado Coração. Diga-lhes que, pelo contrário, a completará e aumentará. Contemplando a Minha face, as almas compartilharão Minhas dores e sentirão a necessidade de amor e reparação. Não é esta a verdadeira devoção ao Meu Coração?".

Em maio de 1938, Nossa Senhora lhe aparece, segurando um escapulário feito de dois pequenos pedaços de flanela unidos por um cordão. Uma dessas peças trazia a imagem da Sagrada Face de Jesus com as palavras "Iliumina Domine Vultum Tuum Super Nos" (Que a luz da Tua Face, ó Senhor, brilhe sobre nós) e a outra, uma Hóstia rodeada de raios e as palavras "Mane Nobiscum Domine" (Fica conosco, ó Senhor).

Gentilmente a Senhora se aproximou e disse: "Ouça com atenção e encaminhe tudo ao Pai (seu sacerdote confessor); Este Escapulário é uma armadura de defesa, um escudo de força, um penhor de misericórdia que Jesus quer dar ao mundo nestes tempos de luxúria e ódio contra Deus e a Igreja. São poucos os verdadeiros apóstolos. É necessário um remédio divino, e este remédio é a Santa Face de Jesus. Todos os que usarem um Escapulário como este e fizerem, se possível, uma visita ao Santíssimo Sacramento todas as terças-feiras em reparação aos ultrajes que a Sagrada Face de meu Filho Jesus recebeu durante sua Paixão e ainda recebe todos os dias na Sagrada Eucaristia,
- serão fortalecidos na Fé, e estarão prontos para defendê-la,
- superarão todas as dificuldades, internas e externas
- e terão uma morte tranquila sob o olhar amoroso de meu Divino Filho".

Em 1939, Jesus disse novamente: "Desejo que Minha Sagrada Face seja honrada de maneira particular às terças-feiras". Saiba mais sobre Irmã Maria Pierina de Micheli e as revelações por ela recebidas AQUI .

Nesta revelação, Nosso Senhor promete, a quem adorar Sua Sagrada Face, derramar em nosso coração o Seu Amor, e salvar muitas almas. 

"Desejo que Meu Rosto, que reflete a dor íntima de Minha alma, e o sofrimento e o amor de Meu Coração, seja mais honrado. Quem Me contempla Me consola."

 

Fontes: https://padrepauloricardo.org/episodios/a-devocao-a-sagrada-face-de-cristo-mmxx
https://sagradafacedejesus.wordpress.com/ir-maria-de-sao-pedro/
https://www.hugogoes.com.br/2016/09/a-sagrada-face-de-nosso-senhor-jesus.html
https://shopee.com.br/Medalha-da-Sagrada-Face-de-Jesus-i.341603026.7778928731
https://apostoladopequenavia.com.br/2021/02/13/devocao-a-sagrada-face-de-jesus/
https://blogdocrato.blogspot.com/2020/01/a-sagrada-face-jesus-por-rita-de-sa_18.html

 

Diversas promessas de nosso Senhor Jesus Cristo:

“Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi, nada vos será negado!"

“Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações.” (a Pierina Gilli)

“Nenhum daquele que honrar Minha Face, será separado de Mim." (a Santa Matilde).

“Os devotos da Sagrada Face receberão, pela contemplação de Minha natureza humana, um vivo resplendor da Minha Divindade, e serão esclarecidos no fundo de suas almas.” (a Santa Gertrudes)

“Do mesmo modo que procurardes reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores, assim Eu cuidarei de vossa alma, tornando-a tão bela como era ao sair das fontes batismais."

“Esta Face é como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas, que a Ela se dedicam, contrição tão perfeita, que mesmo os seus pecados será transformados, diante de Mim, em jóias de ouro precioso.”

“Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como Santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços divinos em suas almas.”

“Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai apaziguarão a Minha cólera divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial.”

“Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-los-ei com a Minha luz, rodeá-los-ei com o Meu Amor e fá-los-ei perseverantes no bem.”

“Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que, por palavras, escritos ou orações, defendem a Minha causa nesta Obra de reparação. Na hora da morte, purificarei a Face das suas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original.” (A Soror Maria de São Pedro, carmelita de Tours, na França).

 

Recomendação dos Papas à propagação desta devoção

Sobre a propagação da Devoção a Sagrada Face, o Cardeal Gennari, em nome do Papa São Pio X às Carmelitas de Lisieux, disse: "O Santo Padre deseja que esta imagem seja distribuída profusamente por todas as partes e que seja venerada em todas as famílias cristãs. Recomenda Sua Santidade a propagação de seu culto particularmente aos Excelentíssimos Senhores Bispos como a todos os Eclesiásticos e abençoa especialmente todos aqueles que se tornam seus propagadores. Neste sentido pronunciou-se também Pio XI dizendo: “Em toda casa e em toda Igreja haja um quadro da Santa Síndone.”

Em 15 de março de 1957, o Papa Pio XII aprovou a propagação do escapulário e a festa, na Itália, já a 10 de janeiro de 1959 o Papa João XXIII estendeu a aprovação, concedendo a mesma permissão para todo o Brasil.

 

Oração de oferecimento da Sagrada Face de Jesus ao Eterno Pai:

“Pai nosso que estais no Céu, Deus de amor infinito, cheio de bondade e misericórdia, pelo Coração Imaculado de Maria, Mãe das dores, em união com São Jose, todos os Santos Anjos, Santos, Bem-Aventurados e em nome de toda a humanidade, assim como de todas as almas do Purgatório, ofereço-vos a Face cheia de lágrimas e sangue do Vosso amantíssimo Filho. Ofereço-a a vós com inefável amor, juntamente com cada respiração, pulsação, pensamentos, palavras e ações de todos os seres humanos. Eu vos ofereço esta Santíssima e adorável Face com todo amor em expiação de todos os pecados do mundo, em reparação de todas as blasfêmias, para apaziguar a Vossa divina Cólera, para iluminar os sacerdotes e religiosos, pela conversão dos pecadores, especialmente os mais obstinados, para alívio das almas do purgatório e, de um modo especial, pelas almas dos sacerdotes defuntos. Amem.”


Invocação-Oração à Sagrada Face de Jesus:

Ó Santa Face do meu doce Jesus, por aquela ternura de amor e indizível dor com que a Bem-Aventurada Virgem Maria Vos contemplou em Vossa dolorosa Paixão, fazei que nossas almas participem desse grande amor e grande dor, e cumpram mais perfeitamente a Santa Vontade de Deus. 

-Imprimatur no Arco da Curia. Mediolani em 25 de janeiro de 1941 -Mons. Cavezzali Pro Vic. Gen

Vídeo:


Busca


Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol