‹ voltar



Nossa Senhora de Blugose (Blugose-Pouy – França)

Imagem de Nossa Senhora de Blugose.Imagem de Nossa Senhora de Blugose.

Localizado a cerca de duas léguas de Acqe em Glascony está o santuário que contém uma imagem milagrosa de Nossa Senhora de Buglose. O santuário original de Notre Dame de Buglose foi queimado e completamente destruído pelos huguenotes, e a estátua de Nossa Senhora foi escondida em um pântano. A localização exata da estátua acabou sendo esquecida, assim como a memória até mesmo de que o lugar já havia sido o local de um santuário em honra à Santíssima Virgem.

Anos mais tarde, um pastor conduziu seu rebanho aos pântanos e observou que um de seus bois não foi com os outros, mas foi para uma área do pântano sozinho e começou a gritar de maneira estranha. O pastor subiu numa árvore para ver o que estava acontecendo, e viu o boi lamber um objeto desconhecido que estava meio enterrado na lama. Sem entender o mistério, ele correu para a cidade para trazer outros de volta com ele para ver o que havia acontecido.

Quando o pastor voltou, a estátua da Santíssima Virgem segurando o menino Jesus em seus braços havia sido revelada. Ela foi respeitosamente retirada da água, e o bispo de Dax desejava levar a imagem para sua igreja em Pouy. Ele colocou a estátua em uma carroça que foi puxada por bois para transportá-la de volta para Pouy. A procissão começou com hinos e orações, mas só tinha ido a uma curta distância quando os bois pararam e não quiseram se mover mais. Entendia-se que a Virgem Santíssima desejava que sua imagem ficasse perto da fonte.

O bispo aceitou a revelação como uma ordem divina, e graças ao zelo e ao apoio entusiasta das pessoas que viviam na região, uma nova igreja foi construída com velocidade prodigiosa. O santuário foi durante muito tempo popular como lugar de peregrinação na França; agora é ainda mais conhecido como o lugar de nascimento de São Vicente de Paulo. A casa onde ele nasceu e onde ele passou sua infância ainda é mostrada.

Houve muitos milagres no santuário, como de fato Buglose ficou conhecida como uma terra de milagres. Houve 19 milagres registrados somente no ano de 1622.

Há uma fonte perto da capela que marca o lugar onde a estátua de Nossa Senhora de Buglose foi encontrada enterrada. Em 1623, um homem chamado Bernard Ducassou veio ao santuário em busca de uma cura para os sete furúnculos que cobriam sua perna esquerda. Ele passou a noite inteira em oração, e no dia seguinte tomou banho na fonte. As úlceras, que não curavam, foram subitamente fechadas.

 

Nossa Senhora de Blugose, rogai por nós!

Basílica de Nossa Senhora de Blugose.Basílica de Nossa Senhora de Blugose.


Busca


Domingo, 03 de Julho de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol