‹ voltar



Nossa Senhora de Bonária (Sardenha - Itália)

(1370)  

 (Sardenha - Itália)

 

Ao sudoeste da cidade de Cagliari, em uma colina, fica a cidade de Bonária (Bons Ares). Muito conhecida como lugar de peregrinações. n/d

Aí fundaram os irmãos da Misericórdia, em 1330, seu primeiro convento na Sardenha. Foi seu fundador, um distinto morador de Cagliari, frei Carlo Catalon, que um dia, durante a oração, tendo sido arrebatado em êxtase, teve uma visão profética, uma cena singular: depois de uma grande tempestade, aproximar-se-ia do porto de Bonária um hóspede misterioso, que traria à cidade grandes benefícios espirituais e também notáveis benefícios materiais.

O profético acontecimento teve lugar em 25 de março de 1370. Um navio mercante viajava da Espanha para a Itália, e eis que repentinamente, quando se avistava a ilha de Sardenha, desaba um tão grande temporal que o naufrágio parecia iminente, pelo que resolveu o comandante lançar a carga no mar para aliviar o navio.

Entre a carga havia um pesado caixão, do qual ninguém sabia o conteúdo, e que também foi lançado ao mar. Mas mal este foi lançado ao mar, acalmaram-se as ondas como por encanto! n/d

Quiseram então salvar o caixote para ver o que continha, mas foram baldados os esforços da tripulação, pois ele se esquivou teimosamente e foi como que nadando em direção à praia, até parar defronte à igreja de Bonária.

Dois Irmãos da Misericórdia acudiram logo e pegaram-no sem nenhuma dificuldade, transportando-o para a igreja. Ao abri-lo, viram diante de si, com grande surpresa, uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus!

A imagem tinha 56cm de altura. O semblante da Mãe de Deus era meio escuro e muito expressivo; o vestido, carmesim, e o manto, azul escuro. A mão direita estava na posição de quem segurasse uma vela, que de fato mais tarde lhe puseram na mão. No braço esquerdo sustentava o Menino, que tinha na mão esquerda a figura do globo terrestre, estando a direita na posição de abençoar.

Como a imagem foi dar na praia defronte a igreja de Bonária, deram-lhe o título de Nossa Senhora de Bonária.

Santuário de Nossa Senhora de Bonária.Santuário de Nossa Senhora de Bonária.

 


Busca


Domingo, 03 de Julho de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol