‹ voltar



Conheça Piaba, a cadela beata – Vai a missa, participa de procissões e até se faz presente em velórios!

 

Batizada de Piaba pelos moradores da cidade, cadela não tem dono e sempre marca presença nos eventos católicos.

Basta o sino da Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Anadia, interior de Alagoas, tocar, que um participante inusitado logo se faz presente para assistir à missa. Uma cadela, batizada pelos moradores de Piaba, procura um lugar para deitar e acompanhar a celebração.

"A cadelinha Piaba é sempre bem-vinda e faz parte do cotidiano não só aqui da nossa comunidade, mas de toda cidade. Todos conhecem a cadelinha Piaba e cuidam dela, colocam um pouquinho de ração, comida, quando chega na porta. Lá na casa paroquial ela sempre tem um lugarzinho para descansar. Faz parte da vivência de todos", diz o Padre Erik Oliveira.

Enquanto a pessoas rezam, Piaba se coloca em uma posição como se estivesse protegendo os fiéis. Durante as procissões, ela acompanha a caminhada sempre à frente, perto da imagem. De tanto participar dos eventos religiosos, já virou figura ilustre na cidade.

Piaba mora na rua e os moradores oferecem alimento e água a ela. Eles calculam que a cadela deve ter entre 15 e 17 anos. E já faz parte da história de muita gente da cidade.

"Ela apareceu parida vizinho ao supermercado, por trás de uma banca de pastel. Eu me lembro, eu me recordo que a minha filha com dois anos de idade já levava ela para olhar os cachorrinhos dessa cadela", relembra o comerciante Alexandre Rocha.

Quando tem velório, Piaba também marca sua presença, geralmente ficando deitada perto do caixão. "Ela passa a noite todinha no velório. Amanhece o dia e ela acompanha o enterro, vai no cemitério. E depois que enterram a pessoa ela volta, vai na casa da pessoa que faleceu e entra nos quartos, entra na cozinha, olha a sala e vem embora", conta a aposentada Duciera Torjal.

Piaba também participa de momentos felizes na cidade. Na festa da padroeira da cidade, Piaba participa das apresentações da banda de música da cidade, acompanhando os músicos.

Visto em: https://www.ogritodobicho3.com/2022/06/cadela-vai-procissao-participa-de-missa.html

 


Busca


Domingo, 03 de Julho de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol