‹ voltar



Aprendendo alternativas (porque os dias são maus...) Aprenda a fazer leite de aveia caseiro

 

Alternativa vegetal ao leite animal e ao de soja, o leite de aveia é ideal para intolerantes a lactose e veganos.

Já ouviu falar em leites vegetais? O leite de soja é a alternativa mais conhecida para aqueles que apresentam intolerância a produtos com lactose ou que seguem a filosofia vegana. O problema é que essa opção pode não ser ideal para todos. Uma opção mais barata e fácil de fazer em casa é o leite de aveia, que ainda traz benefícios à saúde como eliminação de gorduras e fortalecimento do sistema imunológico.

O leite de aveia pode ser consumido diariamente. Ele é um ótimo substituto do leite de vaca na preparação de receitas e vitaminas. Por ser aveia hidratada, batida e coada, o leite de aveia carrega uma fração dos benefícios da aveia e seu consumo faz muito bem para a saúde.

Benefícios do leite de aveia

O leite de aveia, além de incrivelmente simples e barato, também traz benefícios para a saúde. Ele é rico em fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam o organismo a eliminar gorduras que podem bloquear artérias – importante para quem quer diminuir o colesterol, melhorar a flora intestinal, auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Esse leite vegetal também é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e ferro, sendo uma opção muito indicada para quem possui baixo teor de ferro no sangue.

Como fazer leite de aveia

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos;
  • 3 xícaras de água filtrada;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
  • 1 pitadinha de sal.

Modo de preparo

Coloque a aveia de molho na água por uma noite;

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata por aproximadamente cinco minutos;

Coe a mistura com a ajuda de um pano limpo e fino ou uma peneira bem fina e leve à geladeira. Se quiser, adicione essência de baunilha ou açúcar (de preferência orgânico), de acordo com seu paladar.

Depois de pronto, o leite de aveia pode ser armazenado em geladeira por até três dias, mas o ideal é consumir na hora em que for feito. Quando exposto ao calor, o leite pode engrossar e ser usado como substituto do creme de leite (seja o de vaca ou de soja, que é mais caro) ou do amido de milho;

Dependendo de como foi coado, pode haver uma concentração de aveia no fundo do recipiente em que o leite se encontra. Não se preocupe, é só agitar que fica tudo bem.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/leite-de-aveia/

Busca


Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol