‹ voltar



Buraco gigante chama atenção no Deserto do Atacama

01 Agosto 2022
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/buraco-gigante-chama-atencao-no-deserto-do-atacama/

 

Autoridades da região do Atacama ativaram protocolos de segurança diante de um gigantesco sumidouro que apareceu nas proximidades da Mina Alcaparros, em Tierra Amarilla, no Chile.

“Recebemos ontem [sábado] uma reclamação cidadã sobre um sumidouro que teria ocorrido aqui na nossa comuna perto da Mina Alcaparros, que faz parte da Mina Candelária”, disse o prefeito da comuna, Cristóbal Zúñiga.

 “Estamos preocupados, pois é um medo que sempre tivemos como comunidade, o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade”, acrescentou.

No momento, a origem do fenômeno é desconhecida. No entanto, o chefe da comunidade alertou que o sumidouro “ainda está ativo, continua a crescer e é algo que não se via na nossa comunidade”.

“Solicitamos que seja possível esclarecer qual o motivo e porque ocorreu este evento, quais os motivos, se o colapso é produto da atividade mineira abaixo ou se é de outra natureza”, acrescentou.

Entretanto, na sua conta de Facebook, o autarca assegurou: “Iremos até às últimas consequências como município para proteger a nossa comunidade e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras”.

O delegado presidencial da Região do Atacama, Gerardo Tapia, encarregou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) “a fazer uma revisão in loco”.

Enquanto isso, a Secretaria da Região Ministerial (Seremi) de Mineração da Região do Atacama, foi ao local para inspecionar o sumidouro e indicou que não há danos às pessoas. Eles também indicaram que continuarão monitorando a situação.

n/d

 


Busca


Sábado, 13 de Agosto de 2022




Acessos








Mulher Vestida de Sol