‹ voltar



Nossa Senhora de Montligeon (Montligeon – França)

 

A Arquiconfraria de Nossa Senhora de Montligeon ereta na capela Montligeon, para o livramento das almas abandonadas do Purgatório, começou numa humilde capelinha feita pelo zeloso abade Buguet, homem de ação, realizador infatigável, que, para conseguir orações pelas almas desamparadas e trabalho para seus paroquianos, percorreu o mundo, e, quer diante de uma multidão, quer na intimidade de uma conversa, seu intento vinha sempre à baila, procurando incutir no ânimo de seus ouvintes uma grande compaixão pelas almas de que ninguém se lembra aqui na terra.

Esta cruzada foi também empreendida para arrancar de seu materialismo o mundo atual, fazendo-o pensar na morte ao rezar para seus mortos.

Montligeon tivera outrora seus tecelões, porém lá, como em toda a parte, a máquina industrial e a mecânica moderna imobilizaram as lançadeiras. E como o solo da redondeza era árido e impróprio para a lavoura, os jovens abandonavam suas famílias, mal completavam 15 anos, para se empregar como domésticos nas aldeias vizinhas, o que muito lastimava o zeloso abade Buguet, que desejava muito reter em seus lares principalmente as moças, procurando-lhes um trabalho conveniente.

Trabalhando, venceu, e só depois que transformou Montligeon numa cidade operária foi que se consagrou inteiramente à sua obra pelas almas do purgatório. Estátua de Nossa Senhora Libertadora das Almas do Purgatório.Estátua de Nossa Senhora Libertadora das Almas do Purgatório.

Esta obra considerável, que em menos de cinco anos de existência contava já com 300 mil associados, foi anexada pelo Soberano Pontífice a uma arquiconfraria que existe em Roma, para o alívio das almas do Purgatório, mas em 19 de junho de 1895 foi elevada à categoria de Prima-Primária.

O abade Buguet pôs sua obra expiatória sob a proteção da Mãe de Deus, dando à imagem o título “Montligeon”, o nome da cidade.

A grande festa anual, assistida por numeroso clero e uma multidão de peregrinos, é realizada em geral em maio.

A imagem de Nossa Senhora de Montligeon, que consiste na imagem de Nossa Senhora rodeada por figuras que representam as almas abandonadas, é de mármore de Carrara, obra do escultor Tadolini, e a basílica foi construída pelo arquiteto Tessier. Numa capela lateral está o monumento funerário do fundador, o abade Buguet.

 

O Santuário de Nossa Senhora de Montligeon

A Basílica de estilo neogótico de Notre-Dame de Montligeon, localizada na região de La Chapelle-Montligeon, na França, a poucos quilômetros da Abadia de La Trapa – onde nasceu a Ordem Cisterciense da Estrita Observância, os Trapistas –, é um centro mundial de oração pelos mortos.

Consagrada a Nossa Senhora Libertadora das Almas do Purgatório, a basílica está dedicada exclusivamente à oração pelas almas dos mortos. Tanto que todos os vitrais – feitos com paciente dedicação, de 1917 a 1971 – estão dedicados aos temas da escatologia cristã, desde o juízo final até a comunhão dos santos.

Ao entrar na Basílica, os visitantes são saudados pela imponente estátua de Nossa Senhora Libertadora. Esculpida pelo escultor italiano Giulio Tadolini, a escultura de 9,4 pés de altura mostra Maria segurando o Menino Jesus em seus braços. A seus pés, duas personagens femininas simbolizando uma mesma alma: um lado mostra a alma ainda no Purgatório, acorrentada pelos laços do pecado, enquanto o outro, ela é recebida pelo Menino Jesus que lhe confere a coroa da glória.

Santuário de Nossa Senhora de Montligeon.Santuário de Nossa Senhora de Montligeon. Por que chamar Nossa Senhora Libertadora?

Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Só Ele nos liberta da escravidão do pecado. Maria está associada de uma maneira muito singular ao plano salvífico de Jesus. Conforme recorda o Vaticano II (Lumen Gentium, n. 62), "Por sua caridade materna, ela cuida dos (irmãos e irmãs) de seu Filho, que ainda viajam na terra rodeados de perigos, até serem conduzidos à felicidade de seu verdadeiro lar". A intercessão de Maria pelos homens "até que sejam conduzidos à felicidade de seu verdadeiro lar" se estende até o Purgatório. Assim, podemos invocá-la especificamente para as almas em processo de purificação.

Quando esta designação apareceu?

A mais antiga peregrinação mariana na Normandia dedicada a "Notre-Dame de la Délivrande" (Nossa Senhora da Libertação), remonta ao período Galo-Romano. Lá também os fiéis rezam à Santíssima Virgem por sua ajuda contra todos os males, a começar pelo pecado. Maria nos ajudará a libertar-nos de todas as correntes que nos impedem de atirarmo-nos confiantemente nos braços de Nosso Pai. Ela pode nos ajudar durante nossa vida e depois da morte, se necessário.

 

Oração a Nossa Senhora de Montligeon

Ó Nossa Senhora Libertadora
Tem piedade de todos os nossos irmãos defuntos,
Principalmente daqueles que mais precisam
da misericórdia do Senhor.
Intercede por todos aqueles que nos deixaram
para que se complete neles a obra do Amor que purifica;
Faz que nossa oração, unida à de toda a Igreja
Ihes obtenha a alegria que ultrapassa todo o desejo e socorra neste mundo os nossos irmãos na provação ou no pecado.
Mãe da Igreja, ajuda-nos, peregrinos da terra
À melhor viver cada dia a nossa passagem para a ressurreição.
Cura-nos de toda a ferida do coração e da alma.
Faz de nós testemunhas do Invisível,
já voltados para os bens,
apóstolos da Esperança semelhantes às sentinelas da Aurora.
Refúgio de pecadores e rainha de todos os santos,
reùne-nos a todos um dia
para a Páscoa eterna, na casa do Pai,
por Jesus, Cristo nosso Senhor. Amém.

(Imprimatur de + Mgr J.-C. Boulanger – 31 mai 2007)

Para visitar o site do Santuário, basta clicar aqui.


Busca


Sexta-feira, 03 de Maio de 2024










Mulher Vestida de Sol