‹ voltar



Nossa Senhora do Poço (Capurso – Itália)

(1705)

 

No ano de 1705, um padre de Capurso, Don Domenico Tanzella, estava em um estado muito grave e parecia condenado, tendo sido diagnosticado por médicos com uma doença incurável.

Numa noite não especificada daquele ano, Nossa Senhora apareceu ao padre Tanzella, dizendo-lhe que ele seria curado imediatamente se bebesse água do antigo poço conhecido como de 'Santa Maria' e fizesse um voto de erigir uma igreja com um convento de frades franciscanos anexado.

Tanzella, confiando nas palavras de Nossa Senhora, bebeu a água do poço indicado e foi imediatamente curado. No último domingo de agosto do mesmo ano (30 de agosto de 1705), o padre quis ver o milagre. Ele foi com seu irmão e dois outros amigos visitar o poço de 'Santa Maria', a cerca de meia milha da cidade, à direita da estrada provincial que leva a Noicattaro. Eles desceram a escada do degrau, pois o poço havia secado parcialmente. Na dificuldade da descida, as velas que tinham em suas mãos caíram na água e silenciosamente continuaram a queimar e a lançar luz. Impulsionados e mais intrigados com a novidade do prodígio, começaram a procurar na parede e viram no reboco, ao meio-dia, uma bela imagem de Nossa Senhora, em estilo bizantino, olhando para eles sorrindo. A imagem sagrada, que se desprende milagrosamente da parede do poço, primeiro flutua sobre a água e alguns momentos depois se entrega nos braços do padre Tanzella. Este último se apressa com o precioso afresco para o vilarejo com grande emoção e o deposita temporariamente na sacristia da igreja, que às suas próprias custas foi construindo em uma de suas fazendas. Tendo concluído a construção da capela, em 9 de fevereiro de 1706 foi abençoada pelo próprio Domenico Tanzella e aberta ao culto público com o título de Santa Maria do Poço, local onde foi encontrada, e São Lorenzo Martire.

Em 17 de agosto de 1714, com uma escritura pública do notário Ottavio Stanziola, Tanzella doou aos frades franciscanos a capela por ele fundada e os bens a ela pertencentes.

Os inúmeros prodígios que Nossa Senhora do Poço continuou a realizar a partir daquele dia, o zelo demonstrado pelos religiosos franciscanos na difusão do culto, especialmente por São Aegidius de Taranto, garantiu que a fama do Santuário se espalhasse por todo o antigo reino de Nápoles.

Pio VII com dois Rescritos de 1809 enriqueceu a Igreja de Santa Maria del Pozzo com Indulgências plenárias e parciais, e Gregório XIV, além de outras Indulgências, declarou o Altar Superior "perpétuo e diário privilegiado".

Pio IX então, com um 'motu proprio' datado de Gaeta em 18 de maio de 1949, aprovou o Ofício e a Missa especial de Nossa Senhora do Poço. A imagem encontrada no poço foi colocada por Tanzella na sacristia da nova capela. A partir deste pequeno trono temporário de glória, a Madonna começou a fazer os milagres mais surpreendentes.

Em 13 de junho de 1852, Nossa Senhora do Poço foi solenemente proclamada padroeira celestial de Capurso: esta eleição foi aprovada e confirmada pela Ordem pontifícia de 23 de dezembro de 1852.

Com um Resumo Papal do ano seguinte, o Santuário foi elevado à honra da Basílica Menor e agregado com todos os privilégios, indultos e indulgências à Patriarcal Arquibasílica Lateranense. Mais tarde, o rei Fernando II a declarou uma Basílica Real. Uma capela também foi construída sobre o poço no fundo do qual foi encontrada a imagem sagrada. A pedra fundamental, a pedido e interesse do rei Fernando II, foi abençoada em 9 de maio de 1858. O interior do Poço é preservado como o era na época da prodigiosa descoberta.

O Santuário do Capurso, que foi retirado dos filhos do Poverello de Assis pelas leis de supressão de 1886, foi-lhes confiado novamente em 20 de agosto de 1920 em condições deploráveis. Eles só receberam parte do convento. O resto das instalações com o jardim adjacente só voltou aos frades em 1968 com uma resolução do Comissário Municipal de Capurso, Dr. Armando Levante.

Em 12 de fevereiro de 1954, o Prefeito da Sagrada Congregação dos Ritos, Sua Eminência Cardeal Gaetano Cicognani, assinou o decreto com o qual Sua Santidade o Papa Pio XII 'confirmou' a eleição de Nossa Senhora como Padroeira Primária de Capurso, em 1852.

Em 20 de maio de 1954, com grande solenidade, o decreto foi lido na presença do Arcebispo de Bari Monsenhor Enrico Nicodemo, do Bispo de Molfetta Monsenhor Salvucci, do Bispo de Conversano Monsenhor Falconieri, do Bispo de San Marco Argentano e Bisignano, o Venerável Monsenhor Agostino Castrillo, e de todas as autoridades. Após a leitura do decreto, o Prefeito entregou o Coração de Prata à Madonna como 'símbolo' do amor de cada morador de Capurso pela Padroeira Celestial.

n/d

Uma igreja foi construída no local do poço, no fundo do qual foi encontrada a imagem sagrada. A pedra fundamental, a pedido e interesse do rei Fernando II, foi abençoada em 9 de maio de 1858.

 

n/d

O interior do Poço é preservado como o era na época da prodigiosa descoberta. Um buraco atrás do altar indica o lugar onde o afresco da Madonna se desprendeu, e um pequeno poço de alvenaria, contendo água clara e límpida que todos bebem com a maior devoção, representa a bacia pantanosa na qual o afresco flutuou por alguns momentos.

 

Site do Santuário de Nossa Senhora do Poço...  https://www.madonnadelpozzo.org/it/

Canal do Youtube... https://www.youtube.com/@basilicapontificiaminorema233/videos


Busca


Sexta-feira, 03 de Maio de 2024










Mulher Vestida de Sol