‹ voltar



Em que condições alguém obedece à autoridade de quem comanda atos contra a consciência? EFEITO LÚCIFER, o fenômeno psicológico descoberto pelo psicólogo Stanley Milgram.

 

Por que as populações seguem ordens para fazerem aquilo que vai contra sua própria vontade, sua ética, sua moral, seus conceitos, seus valores, como, por exemplo, obedecerem às ordens de superiores para irem à guerra matar seres humanos?

Efeito Lúcifer foi o nome dado ao fenômeno psicológico descoberto por Stanley Milgram, através de um experimento ele descobriu como a ordem de uma autoridade pode influenciar pessoas boas a fazerem coisas ruins.

 

Stanley Milgram (Nova Iorque, 15-08-1933 - Nova Iorque, 20-12-84), um dos psicólogos sociais mais influentes no início dos anos 60 aos anos 70 era particularmente fascinado com o perigo do comportamento de grupo e obediência cega às autoridades.

Segundo Milgran, um dos pré-requisitos para levar adiante atos que são malignos é tirar a responsabilidade dos seus ombros e dar à pessoa que está no comando. “Eu fiz porque me mandaram fazer”, é a resposta de quem abandonou sua capacidade de questionamento, discernimento, emoção, empatia (colocar-se no lugar do outro) para cada ato que lhe é mandado fazer.

Milgran identificou uma das constantes do comportamento social. A prontidão no ser humano para obedecer à autoridade é uma constante. A outra coisa interessante deste experimento é quanto isso continua permeado nos nossos pensamentos e na nossa cultura contemporânea.

Veja o vídeo:

 

“Portanto vós, homens de entendimento, escutai-me: Longe de Deus esteja o praticar a maldade e do Todo-Poderoso o cometer a perversidade!” (Jó 34:10)

“Porventura não erram os que praticam o mal? Mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem.” (Provérbios 14:22)


Busca


Sexta-feira, 01 de Março de 2024










Mulher Vestida de Sol