‹ voltar



Profecias de São Gregório Magno sobre os últimos dias

 

“A Igreja nos últimos dias será privada de seus poderes. O espírito profético se esconderá dela; ela perderá as graças necessárias para desempenhar seu cargo público, a graça da abstinência será diminuída, seus poderes de ensino desaparecerão, ainda que não completamente; assim também será com seu poder de milagres e prodígios. Um exército de sacerdotes apóstatas estará preparado para o Anticristo. No fim dos tempos haverá uma perfeita unidade do mal, enquanto entre os justos haverá divisão e discórdia.” (São Gregório Magno, Lv XXXV Moralia in Job c.1. Ep. 1 v1, XVIII)

 

São Gregório Magno, Papa, foi um dos maiores teólogos da Igreja que já existiu, ostentando quatro poderosas marcas destacadas pelos títulos que recebeu da mesma Igreja, pelas quais sabemos com toda certeza que as suas observações podem e devem ser seriamente consideradas: ele foi um Santo, um Papa, um Doutor da Igreja e um Padre da Igreja.

Uma de suas maiores obras é Moralia in Job , seu comentário sobre o Livro bíblico de Jó, num imenso volume (mais ou menos do mesmo tamanho que têm as obras ‘Cidade de Deus‘ e ‘Confissões‘ de Santo Agostinho, juntas). Santo Tomás de Aquino observou que esse seu comentário era tão excelente no que diz respeito ao sentido místico (a lente mais elevada pela qual as Escrituras são interpretadas) quanto no seu sentido moral.

O Grande e Santo Papa Gregório previu que a Igreja ficará severamente enfraquecida antes da revelação do Anticristo. Haverá menos milagres, menos vozes proféticas, a sua penitência será menos fecunda e “as palavras da doutrina” silenciarão. Mas, como ele também explica, tudo isso estará sob a Providência de Deus, que, como São Paulo deixou claro, envia o Anticristo como punição contra aqueles que vão perecer, porque se recusaram a amar a verdade (2Ts 2,10).

Para aqueles que perseveram no amor a Deus, tal punição não pode deixar de ser para o seu bem, pois de fato a sua perseverança será recompensada pelo Retorno de Nosso Senhor em glória, que lhes concederá recompensas ainda maiores por terem acreditado e perseverado na Fé, sem ver.

 

Fonte: https://ofielcatolico.com/profecias-de-sao-gregorio-magno-sobre-os-ultimos-dias/

Busca


Domingo, 21 de Julho de 2024










Mulher Vestida de Sol