‹ voltar
Nossa Senhora da Ouvida

A devoção a Nossa Senhora da Ouvida ou da Escuta, é proveniente duma aldeia portuguesa da freguesia das Monteiras, no conselho de Castro Daire, Distrito de Viseu, chamada Colo de Pito. A festa anual se celebra no dia 3 de agosto.
A devoção Mariana é muito antiga, não se conhecendo o acontecimento que deu origem ao Santuário, cuja data é estimada por volta do século XVIII. Obra de arquitetura simples, no seu interior destacam-se o pequeno altar e a imagem da Senhora com o Menino nos braços, de calcário policromado, da autoria dos canteiros quatrocentistas de Coimbra, testemunhando a antiguidade do seu culto neste local.
A Festa de Senhora da Ouvida tem caráter religioso, com romaria e novena há décadas. Neste dia, celebra-se missa seguida de procissão (com estandartes e andores), que passa sobre um lindo tapete florido, e é acompanhada por banda de música. Algumas das suas principais atrações são a feira de gado bovino, a corrida de cavalos e a luta de bois.
Vale lembrar que uma devoção como esta tem que levar todos os cristãos a descobrir como, em Nossa Senhora, apreendemos as virtudes necessárias para alcançar a maturidade de filhos de Deus.
Ela é nosso modelo de vida cristã. Ela é a Mulher da Escuta, a Mulher que ouve, que “... observava silenciosa todos os acontecimentos, e refletia sobre eles em seu coração” (Lc 2,19).
Oração
Maria, Mulher da escuta, abre os nossos ouvidos; faz com que saibamos ouvir a Palavra do teu Filho Jesus, no meio das mil palavras deste mundo; faz com que saibamos ouvir a realidade em que vivemos, cada pessoa que encontramos, especialmente quem é pobre e necessitado, quem se encontra em dificuldade. Amem!
Visto em: https://www.a12.com