‹ voltar
Benção para a casa na Solenidade da Epifania do Senhor (6 de Janeiro)

Alguma vez, no dia da Epifania do Senhor, passaste diante de uma porta que tinha letras e números escritos com giz na parte de cima? Estas inscrições estão carregadas de um grande significado. A Epifania, também conhecida como “pequeno Natal”, é a festa que comemora a chegada dos três Reis Magos que adoraram o Menino Jesus recém nascido. É celebrada tradicionalmente em 6 de Janeiro. Tradicionalmente, na Solenidade da Epifania, os católicos abençoam suas casas escrevendo as letras C, M e B, e os números do ano – por exemplo, 2026 – na parte superior das portas. As letras aludem aos três Reis Magos: Gaspar (Caspar em Latim), Melchior e Baltazar. Também representam a benção em latim Christus Mansionem Bendicat, que significa “Que Cristo bendiga esta casa”. Algumas paróquias católicas dão a seus fiéis giz, uma garrafa com água benta e a benção da casa impressa para que cada família faça a oração em casa.
Como fazer a benção?
Todos os membros da família se reúnem diante da porta principal da casa e fazem o sinal da cruz. A seguir, pronunciam esta oração:
Diretor (O pai ou mãe de família, ou a pessoa que mora na casa, se for só um morador): Paz a esta casa.
Todos: E a todos que a habitam.
Diretor: Desde o Oriente, chegaram os Reis Magos a Belém para adorar o Senhor, e abrindo seus tesouros ofereceram dons preciosos: ouro para o grande Rei, incenso para o verdadeiro Deus, e mirra como símbolo de sua sepultura.
Todos entram na casa e leem o Magnificat, o hino de louvor proferido pela Virgem Maria após receber a saudação de sua prima Isabel. Neste momento, se asperge a porta com água benta. Depois disto, se continua:
Todos: Desde o Oriente, chegaram os Reis Magos a Belém para adorar o Senhor, e abrindo seus tesouros ofereceram dons preciosos: ouro para o grande Rei, incenso para o verdadeiro Deus, e mirra como símbolo de sua sepultura.
Diretor: (Reza o Pai Nosso, até a parte que diz: e não nos deixeis cair em tentação...)
Todos: ...mas livrai-nos do mal.
Diretor: Todos os de Sabá virão.
Todos: Trazendo ouro e incenso.
Diretor: Ó Senhor, escuta a minha oração.
Todos: E que meu clamor chegue a ti.
Diretor: Ó Deus, que com a guia de uma estrela manifestaste neste dia Teu Filho unigênito aos gentios, concede misericordiosamente que aqueles que Te conhecem por fé também alcancem a visão de Tua gloriosa majestade. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Diretor: Ilumina-te, ilumina-te, ó Jerusalém, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor surgiu sobre ti: Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria.
Todos: E os gentios caminharão em tua luz e os reis no esplendor de tua ascensão, e a glória do Senhor surgiu sobre ti.
Diretor: Oremos. Bendiz, ó Senhor Deus Todo Poderoso, esse lar, para que nele haja saúde, pureza, a força de vitória, humildade, bondade e misericórdia, o cumprimento de tua Lei, a ação de graças a Deus Pai e ao Filho, e ao Espírito Santo. E que esta benção permaneça sobre este lar e sobre todos que habitam nele. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém.
Depois da oração, caminha-se pela casa arpergindo água benta em cada peça. Logo após, escreve-se as letras C, M, B unidas por cruzes, na porta principal, ladeadas pelos números do ano. Exemplo: 20 + C + M + B + 26
Isto é feito no início do ano para convidar Deus a estar nos lares e colocar as famílias sob Sua proteção.