‹ voltar



REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS!

(Movimento Nacional de Leigos Católicos Apostólicos Romanos)

n/d

O Bom DEUS dá a nós e a nossos familiares vida, saúde e proteção durante vinte e quatro horas, e não podemos tirar, pelo menos, meia hora por dia para rezar um Terço em agradecimento?

Observemos o que Nossa Senhora disse nas Aparições em Fátima – Portugal em 13 de maio de 1917:  Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço. E para quê? Para nos pormos em contato com DEUS, agradecer os Seus benefícios e pedir-Lhe as graças de que temos necessidade. É a oração que nos leva ao encontro familiar com DEUS, como o filho que vai ter com o seu pai para lhe agradecer os benefícios recebidos, tratar com ele os seus assuntos particulares, receber a sua orientação, a sua ajuda, o seu apoio e a sua bênção.

Dado que todos temos necessidade de rezar, DEUS pede-nos, digamos como medida diária, uma oração que está ao nosso alcance: a oração do Terço, que tanto se pode fazer em comum, como em particular; tanto na Igreja diante do Santíssimo, como no lar em família, ou a sós; tanto pelo caminho, quando de viagem. como num tranquilo passeio pelos campos. A mãe de família pode rezar enquanto embala o berço do filho pequenino ou trata da organização da casa. No entanto, aquelas pessoas que tem mais tempo disponível durante o dia, (por exemplo aposentados) deveriam rezar o Rosário de Nossa Senhora.

Afirmou a Irmã Lúcia dos Santos, vidente de Fátima, relacionando à “batalha final entre Deus e o reino de Satanás”: O campo de batalha é a família. A vida e a família. (...) n/d

Disse o Papa João Paulo II:

1. Contemplar a Cristo com Maria —  À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria”.

2. Guardar e meditar no coração —  “As recordações de Jesus, estampadas na sua alma, acompanharam-na em cada circunstância, levando-a a percorrer novamente com o pensamento os vários momentos da sua vida junto com o Filho. Foram estas recordações que constituíram, de certo modo, o “rosário” que Ela mesma recitou constantemente nos dias da sua vida terrena”.

3. Configurar-se a Cristo com Maria —  “O Rosário/Terço transporta-nos misticamente para junto de Maria dedicada a acompanhar o crescimento humano de Cristo na casa de Nazaré. Isto permite-lhe educar-nos e plasmar-nos, com a mesma solicitude, até que Cristo esteja formado em nós plenamente”.

A cada Terço/Rosário, vamos pedindo a Nossa Senhora que ela nos ajude a ser outros Cristos, educando-nos como uma Mãe amorosa e zelosa. Se temos estas atitudes interiores durante o Terço, poderemos crescer em nossa jornada espiritual entendendo que o Terço não é apenas uma oração de repetição, mas um caminho de amor a Jesus e a Maria. Que São João Paulo II, que tinha no Rosário/Terço a sua oração favorita, interceda por nós.                                    

Como rezar o Terço de Nossa Senhora:

 - Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Creio.

 - Na primeira conta grande, rezar o Pai Nosso.

 - Em cada uma das três contas pequenas, rezar uma Ave Maria.

 - Rezar um Glória antes de iniciar a contemplação do primeiro Mistério.

 - Anunciar o primeiro Mistério do Terço do dia e rezar o Pai Nosso. (Abaixo você pode ver qual terço se reza em cada dia da semana, salientando ser este o Terço originalmente passado por Nossa Senhora, ou seja, nele não está incluído os mistérios luminosos.)

 - Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.

-  Recitar um Glória depois das dez Ave Marias.

- Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.

 - Ao terminar o quinto mistério do Terço reza-se a Salve Rainha. ¨

 

Mistérios Gozosos (Segunda e Quinta feira)

No 1º Mistério contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo

No 2º Mistério contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel

No 3º Mistério contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém

No 4º Mistério contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria

No  5º Mistério contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo

 

Mistérios Dolorosos (Terça e Sexta-feira)  

No 1º Mistério contemplamos –  A oração e agonia no Horto das Oliveiras

No 2º Mistério contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo

No 3º Mistério contemplamos –  A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo  

No 4º Mistério contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz às costas

No 5º Mistério contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

Mistérios Gloriosos (Quarta, Sábado e Domingo)

No 1º Mistério contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

No 2º Mistério contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo

No 3º Mistério contemplamos – A descida do Espírito Santo

No 4º Mistério contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus em Corpo e Alma

No  5º Mistério contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra,  Rainha dos Anjos e dos Homens e Corredentora

 

TIRE XEROX, DIVULGUE EM SUA CIDADE


Busca


Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026










Mulher Vestida de Sol