‹ voltar
HAVERÁ PESTES (Mt 24, 7) - Surto de vírus mortal, para o qual não há vacina nem tratamento eficaz, foi identificado na Índia.
Na Índia, um surto de vírus mortal foi registrado cujos vetores da infecção são considerados os... morcegos. O país identificou cinco casos de infecção pelo vírus Nipah, um patógeno mortal para o qual não há vacina nem tratamento eficaz. Entre os doentes estão um médico, uma enfermeira e um funcionário de uma instituição médica. A enfermeira está em coma e supostamente foi infectada durante o tratamento de um paciente com sintomas respiratórios graves. As autoridades verificaram cerca de 180 pessoas de contato, 20 das quais foram colocadas em quarentena.
O vírus é transmitido de animais para humanos e entre humanos. Na Índia, os morcegos são considerados a principal fonte de infecção. A doença pode ser assintomática ou levar a complicações respiratórias graves e inflamação do cérebro.
Sintomas
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, acredita-se que o período de incubação varie de 4 a 21 dias, embora tenham sido notificados atrasos mais longos entre a exposição e a doença em casos raros durante surtos anteriores. Os pacientes geralmente desenvolvem uma doença súbita semelhante à gripe, marcada por febre, dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Em alguns casos também ocorrem sintomas respiratórios como tosse, falta de ar e pneumonia, embora o momento e a gravidade desses sintomas possam variar amplamente. A complicação mais grave e definidora da infecção por Nipah é a inflamação do cérebro, conhecida como encefalite. Os sintomas neurológicos, incluindo confusão, alteração da consciência, convulsões ou coma, geralmente aparecem vários dias, ou semanas, após a manifestação inicial da doença. Alguns doentes também podem desenvolver meningite.