‹ voltar



5 alimentos que aumentam a imunidade

n/d

Você adoece com frequência? Basta uma simples chuva e já pega um grande resfriado no dia seguinte? Isso pode estar atrelado à imunidade. A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado e, assim, adoecemos com mais frequência.

Entendendo o sistema imunológico

O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos. É constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender contra bactérias contidas no ar e vírus. Mas se a imunidade do corpo não estiver alta, esse sistema causa também diversos sintomas.

A baixa imunidade é causada por má alimentação, stress, carência mineral e vitamínica, horas de sono insuficientes, uso de medicamentos que suprimem a imunidade (geralmente usados em pacientes com doenças autoimunes, rejeição a transplantes, alergias, doenças inflamatórias ou pacientes com neoplasias, os medicamentos corticoides e imunossupressores são os mais conhecidos por enfraquecer a imunidade), variações hormonais na TPM (variações hormonais características típicas dos ciclos menstruais e da TPM podem afetar a função de diversas células do organismo, incluindo as do sistema imunológico), consumo de bebida alcoólica em demasia, excesso de exercícios físicos, algumas doenças, como câncer, diabetes, AIDS e alguns tipos de anemias; quimioterapia, e exposição à radiação.

Como manter alta a imunidade do corpo

A imunidade do corpo é constituída por diversas atitudes diárias de hábitos saudáveis. Se alimentar de frutas e verduras diariamente e vitaminas é essencial para quem tem a imunidade baixa.

Alguns alimentos são ricos em micronutrientes como, por exemplo, cobre, zinco e magnésio. Estes atuam como cofatores de enzimas envolvidas na resposta imune e maturidade de células de defesa. As fontes desses nutrientes são principalmente: nozes, amêndoas, castanha-do-pará, farelo e gérmen de trigo, fígado, frutos do mar, banana, uva, espinafre e ovo.

Existem diversos alimentos que ajudam na melhora da imunidade e no equilíbrio do corpo. Conheça 5 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade do seu organismo:

  1. Morango: rico em vitamina C, o morango ajuda no fortalecimento das células de defesa do corpo.
  2. Tomate: composto de vitamina A, é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico.
  3. Iogurte natural: tem probióticos importantes que auxiliam nas células do sistema imune.
  4. Gengibre: fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antissépticas, antibacterianas.
  5. Sementes de girassol: possuem grande quantidade de vitamina E, que ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas.

Para aumentar o sistema imunológico, também são recomendados remédios caseiros, chás e ervas naturais. Diante disso, percebemos que é essencial o cuidado com a saúde quando se fala de imunidade.

 

Fonte: diversos na web.

 

 


Busca


Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020







Acessos



Rainha Maria

Mulher Vestida de Sol