‹ voltar



Novena a Nossa Senhora de Lourdes (Festa em 11 de Fevereiro)

n/d

A Novena abaixo é rezada nos nove dias que antecedem o dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes, que é em 11 de Fevereiro.

Maria Santíssima apareceu à Santa Bernadete Soubirous pela primeira vez, numa gruta perto de Lourdes, na França, em 11 de Fevereiro de 1858. Nossa Senhora, nesta aparição, disse à Santa Bernadete que Ela era a Imaculada Conceição, confirmando o Dogma da Imaculada Conceição, proclamado por Pio IX em 1854, através da Bula dogmática Ineffabilis Deus.

NOVENA

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração inicial - Ó Virgem Imaculada de Lourdes, dóceis ao convite de vossa voz maternal, acorremos a vossos pés, junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer, para indicar, aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar, aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade. Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos de todas as nações elevam confiantes a vós. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos. Fazei que todos nós, que somos vossos filhos, por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus e que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.

1º Dia - Rainha Imaculada que, aparecendo pessoalmente tal qual nascestes, na gruta de Lourdes, honrastes com vosso benigno olhar e com a comunicação de vossos segredos a pobre e enferma Bernadete, tanto menos estimada dos homens pela falta de toda cultura, quanto mais aceita por Vós pela pureza de sua inocência e o fervor de sua devoção. Obtende para nós a graça de que, pondo sempre nossa glória em fazer-nos gratos ao Senhor, com uma vida inteiramente conforme a nossos deveres, nós sejamos, ao mesmo tempo, merecedores sempre de vossas especiais bênçãos. Amém.

2º Dia - Oh, Virgem de Lourdes! Escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus, tesoureira das divinas graças, refúgio e advogada dos pecadores! Prostrados humildemente aos vossos pés, suplicamos-vos que sejais nossa guia e saúde neste vale de lágrimas, porque nada podemos e nem devemos fazer sem vós. Alcançai-nos de vosso divino Filho o perdão dos nossos pecados, a perseverança no bem e a salvação de nossa alma, para sermos eternamente felizes e com sorte em vossa doce companhia nas mansões da glória. Amém.

3º Dia - Oh, Virgem de Lourdes e nossa Mãe, vida e esperança dos pobres, ancora dos náufragos, saúde dos enfermos e esperança dos que agonizam e morrem! Oh, Mãe querida! Depois de Deus, vós sois e serás a nossa única esperança nas tentações e perigos, na vida e na hora da nossa morte. Não nos deixes, oh, Maria! Amém.

4º Dia - Oh, Virgem puríssima de Lourdes! Vida da nossa alma, alívio das nossas penas, suavidade e doçura das nossas aflições! Às portas de vosso coração, oh, Mãe querida, chama os pecadores enfermos, cuja dor, neste momento, é tão grande como os nossos pecados. Compadecei-Vos de nós, não nos deixes, olhai com olhos de compaixão. Curai-nos, como Jesus curou os leprosos, curai-nos para que adoremos a Deus eternamente. Amém.

5º Dia - Oh, Virgem de Lourdes e rainha dos anjos, em cujos olhos brilha a fé que abrasa vosso Espírito! Ensinai-nos a crer, mas a crer trabalhando, porque a fé sem obras é morta; porque os que estão cheios de pecados e que não fazem a vontade de Deus, necessitam de misericórdia. Ajudai-nos a crer na palavra divina e a trabalhar como Deus, pois a fé é luz e tem que iluminar a nossa alma e a conduzir-nos pela senda da eterna bem-aventurança. Amém.

6º Dia - Oh, Virgem de Lourdes e Virgem das virgens, açucena candíssima, Virgem Imaculada, pomba sem mancha! Vós, que fostes concebida sem pecado, que tanto amais a castidade e tanto quereis a vossos filhos, tende compaixão de nós e livrai-nos desta penosa concupiscência que nos afunda em um mar de pecados. Alcançai-nos de vosso Filho a graça da castidade, para vivermos na terra como os anjos do Céu. Amém.

7º Dia - Oh, Virgem de Lourdes e soberana imperatriz dos céus, que, por amor a pobreza, vos sujeitastes a todas as privações e escassez dos pobres, ensinai-nos a depreciar os luxos e presentes, e inspirai-nos amor e compaixão aos pobres para conseguirmos atingir o reino dos céus. Amém.

8º Dia - Oh, Virgem de Lourdes, exemplar sublime de obediência, que se fazendo escrava do Senhor e humilhando-vos até viver sem própria vontade, merecestes que vos chamassem de bendita todas as gerações! Ensinai-nos e ajudai-nos, como a menina Bernadete, a sermos obedientes até a morte, porque a obediência é melhor que os sacrifícios, e quem segue obedecendo a Deus conseguirá chegar até o céu. Amém.

9º Dia - Oh, Virgem de Lourdes, rainha dos mártires e esperança dos aflitos! Pela heróica paciência que resplandeceu em todos os atos de vossa vida mortal, desde Belém ao Calvário, desde a profecia de Simão até que Vos arrancaram dos braços o cadáver ensanguentado de vosso divino Filho, tende misericórdia de nós e ajudai-nos a levar com cristã resignação o peso das cruzes que o Senhor nos mandar, para ganhar nossa eterna felicidade na glória e vivermos em vossa doce companhia por todos os séculos. Amém.

Oração final (todos os dias) - Debaixo de vosso amparo, acolhemo-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas e as nossas necessidades, mas sim, livrai-nos de todos os perigos. Oh, sempre Virgem gloriosa e bendita! Rogai por nós, Oh, Virgem de Lourdes! Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo. (Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.) Três Ave-Marias e um Glória.

Visto em: https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/nossa-senhora/novena-nossa-senhora-lourdes

Busca


Sábado, 27 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol