‹ voltar



Sexo casual e outros caminhos para a possessão diabólica

n/d

Documentos do exorcista: Histórias verdadeiras sobre a Realidade do Diabo e como Combatê-lo

Por Padre Carlos Martins

“As pessoas me perguntam como é combater o diabo”, pensa Padre Carlos Martins. “Meu oponente é odiado por si mesmo… Quando ando para a sala para conduzir um exorcismo, o desprezo e o desdém da antiga serpente, aquela que recusou obedecer a Deus, que causou a queda de nossos primeiros pais, que se deleita com cada infortúnio e sofrimento humano, me vê em seu caminho.

Desde a morte, em 2016, do sacerdote italiano Gabriele Amorth, que foi interpretado por Russel Crowe no fantástico filme de 2023 “O Exorcista do Papa”, padre Martins surgiu como, talvez, o mais renomado especialista do mundo nesta área, não somente por causa dos muitos exorcismos que realizou, mas graças ao seu podcast “Arquivos Exorcistas” (em inglês “Exorcist Files”) que fora baixado por um público de milhões.

Padre Martins, um canadense e ex-ateu que se converteu à fé católica na universidade, descreve neste livro como ele encontrou o demônio pela primeira vez logo após sua ordenação. Ele foi chamado por uma mulher que estava hospedada na casa de um tio que servia no Afeganistão e que se queixava de fenômenos sobrenaturais maliciosos, incluindo uma caixa de música que tocava espontaneamente. Ao chegar, o padre sentiu que estava “sendo observado por algo que não me queria ali” e coisas estranhas começaram a acontecer, incluindo a caixa de música tocando. Quando ele abriu a caixa, não havia nada dentro, “nenhuma peça, nenhum sino, nenhum mecanismo de corda e nenhum lugar para as pilhas… era uma caixa de madeira vazia”

Ele usa a palavra “demônio” como um termo genérico para os muitos demônios que “vagam pela terra para a ruína das almas”, um ou mais dos quais infestaram aquela casa. Eles são legião, como a Bíblia nos diz, e todos têm nomes. O sacerdote explica que eles também existem em uma hierarquia liderada por Satanás, o mais poderoso dos anjos caídos.

A maioria das pessoas não experimenta diretamente manifestações explícitas de tais demônios porque o pecado é a maneira normal de qualquer alma ser corrompida e a tentação é a maneira comum de ser alcançada. O diabólico também opera, no entanto, por meio de infestação, tormento, opressão, obsessão e possessão. Todos esses são extremamente sérios, mas nenhum capturou a imaginação de Hollywood tão prontamente quanto o último da lista.

Assim como outros padres que atuam neste ministério, padre Martins é frequentemente questionado sobre a veracidade das cenas de O Exorcista, filme de 1973 que deu início ao gênero.

“Exceto por um fenômeno — o giro de 360 ??graus da cabeça pelo possuído — tudo no filme retrata o que uma pessoa possuída pode fazer”, ele escreve, lembrando como viu uma mulher de meia-idade possuída jogar um homem, trazido para contê-la durante o exorcismo, sobre sua cabeça “como se ele fosse uma boneca de pano”.

“O homem tinha mais de 1,80m de altura e pesava mais de 136 kg. Dando uma cambalhota completa no ar, ele caiu no chão 3m na frente dela. A mulher então apontou o dedo para o interruptor de luz mais próximo na parede, a cerca de 3,6 m de distância. Um dos parafusos que segurava a placa de cobertura do interruptor se desenroscou e disparou em sua mão direita aberta pelo ar. Ela o enfiou em seu antebraço esquerdo. Mais tarde, na mesma sessão, ela me atingiu no rosto com tanta força que precisei de duas cirurgias para reparar o dano que sofri no meu crânio.”

Força sobre-humana é um dos quatro principais indicadores de possessão, sendo os outros o conhecimento de línguas não aprendidas, de eventos que não poderiam ser conhecidos e uma reação violenta a nomes sagrados, orações e objetos sagrados. Há muitos exemplos neste livro para ilustrá-los.

Elas incluem uma estudante de 13 anos sofrendo tanto pela perda do pai que a abandonou que ela ficou fascinada em suas próprias fantasias. Em uma discussão sobre uma toalha perdida, ela feriu gravemente sua mãe e seu padrasto sem fazer nenhum esforço. Pensando que ela era doente mental, sua mãe orou silenciosamente em sua mente para que Deus “ajudasse meu bebê… por favor, a curasse…”

O demônio ouviu a oração não dita e gritou de fúria para a mãe, que contatou o padre Martins quando percebeu que sua mente havia sido lida.

A possessão, embora real, é rara, mas cada vez mais comum com o declínio do cristianismo. O padre se esforça muito para explicar que ela ocorre apenas quando uma porta foi aberta para o maligno, principalmente pelo pecado, trauma e por convite, muitas vezes por meio de práticas ocultas, algumas das quais são mundanas e muito acessíveis, uma vez que se infiltraram na cultura popular.

Outra rota pela qual as pessoas se tornam possuídas ou afligidas pelos demônios é através do sexo extraconjugal, ao qual este livro dedica um capítulo inteiro e partes de vários outros. Este fenômeno não passou despercebido anteriormente. O padre Amorth, em seu livro de 2016, “An Exorcist Explains the Demonic” (“Um Exorcista Explica o Demoníaco”), por exemplo, observou que “os mais difusos são os males espirituais que estão ligados a um uso irrestrito do sexo”, enquanto o falecido padre Jeremy Davies, um exorcista situado em Londres, escreveu em “Exorcismo”, um livreto da “Sociedade Católica da Verdade” (Catholic Truth Society) de 2008, que “a relação sexual, que pertence ao santuário do amor conjugal, pode se tornar um caminho não apenas para doenças, mas também para espíritos malignos”.

De acordo com o Pe. Martins, a atividade sexual é um canal em parte porque o ato sexual é, por natureza, espiritualmente unitivo. Ele usa relatos fascinantes de seu próprio ministério para demonstrar o quanto de problemas o mau uso da faculdade sexual pode trazer aos incautos e algumas são tão bizarras que seria difícil inventá-las. Ele relata a história, por exemplo, de um caminhoneiro seduzido por uma bruxa que o deixou tão espiritual e fisicamente danificado que ele se recusou a deixar o abrigo de um acampamento bíblico por meses, com doenças em seus órgãos genitais desaparecendo apenas após o exorcismo.

Padre Martins também conta como um ateu chamado Christopher veio até ele, sofrendo de uma aflição espiritual tão severa que estava causando ruína pessoal e profissional, somente depois que ele esgotou todas as outras vias. O padre descobriu que os problemas de Christopher começaram imediatamente após um fim de semana sujo passado com uma mulher que ele conheceu em um aplicativo de namoro. Christopher saiu de uma sessão de aconselhamento com o padre Martins porque não conseguia aceitar as alegações sobrenaturais subsequentes do padre, ou admitir que ele havia se comportado de alguma forma fora do comum. Afinal, não era a primeira vez que ele fazia esse tipo de coisa. Ele tinha ficado bem em ocasiões anteriores, e outras pessoas também faziam isso sem reclamar. No entanto, nove meses depois, Christopher estava de volta, desta vez implorando por ajuda. Ele foi libertado pelo exorcismo, batizado na igreja na Páscoa seguinte e agora fala para grupos de jovens sobre a importância do ensinamento da Igreja sobre moralidade sexual.

Embora este livro seja profundamente perturbador, ele também é altamente valioso como um instrumento catequético. Ele serve como um lembrete severo de que toda a história humana é marcada pelo enorme e dramático choque entre o bem e o mal, contado simbolicamente no Livro do Apocalipse. Tal contexto tem o poder de sacudir os mornos e os céticos da complacência. Ao mesmo tempo, ele oferece ao leitor esperança, encorajamento e o consolo da vitória já conquistada por Cristo. Ele convida o leitor a ter fé em Nosso Senhor, a acreditar na verdade dos Evangelhos, a se proteger evitando o pecado, levando vidas boas e recorrendo constantemente aos sacramentos.

É um livro que convida o leitor a contemplar Jesus Cristo como o Salvador da humanidade que, como ouviremos neste e em todos os Natais, é a luz que brilha na escuridão e a quem a escuridão não pode dominar.

Simon Caldwell é o autor de The Beast of Bethulia Park (“A Besta do Parque Bethulia”)

Texto original em inglês: https://catholicherald.co.uk/casual-sex-and-other-pathways-to-diabolical-possession/ - Traduzido por Júnior Lima
Fonte: https://medium.com/@juniorlimatomista/sexo-casual-e-outros-caminhos-para-a-possessão-diabólica-cd48babd8c0a

Busca


Terça-feira, 26 de Agosto de 2025










Mulher Vestida de Sol