‘‘Diz aos pastores do monte que rezem sempre o terço, que os homens e mulheres cantem a ESTRELA DO CÉU, e se apeguem comigo, que hei de acudir ao mundo e aplacar a guerra". (Nossa Senhora da Paz ao vidente Severino Alves, em 11 de maio de 1917)
Nossa Senhora apareceu no Barral, em Ponte de Barca (Portugal) em 11 de maio de 1917, sob a invocação de Nossa Senhora da Paz. Recomendamos que você conheça mais sobre esta aparição em...
https://www.maedasgracas.com.br/post/nossa-senhora-da-paz-barral-ponte-da-barca-portugal
Aqui, vamos trazer informação sobre o cântico que foi recomendado por Nossa Senhora para se obter proteção contra as calamidades e a guerra. Lembrando que a 1ª Guerra Mundial teve lugar de 28-07-1914 a 11-11-1918, portanto estava em pleno andamento em 1917, com soldados europeus sendo enviados para o conflito. Nossa Senhora vem oferecer um auxílio do céu para evitar a morte dos combatentes e das populações pela guerra, pelas enfermidades e pelas calamidades.
Curiosamente, Estrela do Céu era uma oração que se cantava na freguesia do Barral “quando havia alguma calamidade ou guerra”, mas que, em 1917, já tinha caído em desuso há mais de quatro décadas, pelo que o povo a desconhecia. Para se saber a oração mencionada por Nossa Senhora, foi preciso recorrerem a uma velhinha, que a disse como sabia, e trauteou como pode, depois de terem recorrido sem resultado aos mais moços do lugar. O Reverendo Abade da Freguesia informou na época que tal oração foi usada há mais de quarenta anos, pois, tendo o pároco 61 anos, lembrava-se dela quando criança, mas pode garantir que desde então e até às Aparições, ninguém nela falava ou a recitava. O desconhecimento da oração por parte de todos foi um dos fatos que levou a acreditarem na veracidade da história do vidente Severino Alves, uma vez que nem ele nem sua mãe teriam conhecimento desta oração.
VOLTANDO UM POUQUINHO NO TEMPO...
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE, no ano 1317, no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra (Portugal), as Irmãs do Mosteiro, enfrentando uma epidemia e tendo decidido fugir em razão de o entorno do Mosteiro estar todo comprometido, recebem a visita de um peregrino (que segundo a descrição era São Bartolomeu) que lhes entrega uma oração para ser recitada à Mãe de Deus como proteção contra a peste. Por meio da recitação diária, elas não foram tocadas pela doença, mesmo que à volta delas tudo tenha ficado contaminado. Para saber mais leia Remédio espiritual dado para o tempo de EPIDEMIAS: Canto STELLA CAELLI
Esta oração, cremos que, passados 600 anos, (do ano 1317 até 1917) sofreu variações e passou a ser recitada pelos portugueses de forma mais simples e coloquial. E não em Latim.
Encontramo-a assim:
Estrela do Céu
Senhor Deus, dai-nos auxilio, união, paz e concórdia, pois assim seremos dignos da vossa misericórdia.
Misericórdia, meu Deus! Misericórdia, Senhor! Misericórdia vos pede este grande pecador!
Antífona:
A Estrela do céu, que deu o leite ao Senhor, livrou-nos do contágio da morte, que o primeiro pai dos homens trouxe ao mundo.
A mesma estrela se digne apaziguar o céu, cuja ira castiga o povo com morte cruel.
Piedosíssima Estrela do mar, livrai-nos da peste!
Ouvi-nos, Senhora, e intercedei por nós, já que vosso filho nada vos nega e sempre vos honra!
Salvai-nos, Jesus, por quem a virgem, a vossa mãe, vos roga!
Rogai por nós, Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Deus de misericórdia, Deus de piedade, Deus de indulgência, que tendes compaixão das aflições do Vosso povo, e disseste ao Anjo que o trespassava que contivesse a sua mão por amor daquela Estrela gloriosa, de cujo peito precioso contra o veneno dos nossos pecados docemente bebestes, prestai-nos o auxílio da Vossa graça, para que sejamos libertados e seguros de toda a peste, da morte improvisa e livres misericordiosamente de todo o embate da perdição. Por Vós, Jesus Cristo, Rei da Glória, Salvador do mundo, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
Portanto, passados 600 anos, o Céu ter voltado a enfatizar em 1917 ser este um remédio espiritual para clamar à Nossa Senhora por proteção contra os males que procuram dizimar as vidas humanas, sejam eles a guerra, a peste, ou as calamidades, nos faz concluir quão poderoso é rezar, ou cantar, esta oração para nossa proteção.