‹ voltar



Festa da Sagrada Face na terça-feira de Carnaval

 

História e Origem da Festa da Sagrada Face

A Festa da Sagrada Face, celebrada na terça-feira de Carnaval, é um chamado silencioso em meio ao barulho do mundo. Enquanto multidões se entregam aos excessos e distrações, a Igreja nos convida a fixar o olhar no Rosto ferido de Cristo — o Rosto desprezado, cuspido, coroado de espinhos. Há uma dor esquecida que pede consolação. Há um Amor ultrajado que pede reparação. Por que esta Festa foi colocada justamente às vésperas da Quaresma? E o que significa, hoje, responder ao olhar de Jesus que continua a procurar almas dispostas a amá-Lo?

“Numa outra vez, no tempo de carnaval, apresentou-se a mim, após a Santa Comunhão, sob a forma de Ecce Homo, carregando a cruz, todo coberto de chagas e ferimentos. O Sangue adorável corria de toda parte, dizendo com voz dolorosamente triste: ‘Não haverá ninguém que tenha piedade de mim e queira compadecer-se e tomar parte na minha dor no lastimoso estado em que me põem os pecadores, sobretudo agora?’ ” (Autobiografia de Santa Margarida Maria Alacoque)

Os últimos dias foram marcados por festas ao longo de todo o país. Infelizmente, tais festas são marcadas por uma cultura pecaminosa, contrariando os valores e princípios da nossa fé.

Neste contexto, exatamente na chamada terça-feira de Carnaval, há uma devoção específica que, por muitas vezes, é esquecida: a Festa da Sagrada Face.

Qual a sua origem?
Qual a sua importância?
O que esta Festa litúrgica vem nos ensinar?

A origem da Festa da Sagrada Face

A devoção à Sagrada Face perpassa a história da Igreja e a Tradição, remontando à imagem impressa no Véu de Verônica e ao Santo Sudário, ganhando destaque com vários santos, principalmente com as diversas experiências místicas vividas por eles.

Foi no ano de 1843, com uma freira carmelita descalça, a Irmã Maria de São Pedro, que a devoção à Sagrada Face começou a ganhar maior destaque. Suas experiências impulsionaram esta devoção como uma forma de reparação à Paixão de Cristo. O próprio Jesus revelou uma oração de reparação a esta religiosa, oração esta que ficou conhecida como “Seta de Ouro”:

"Que o Santíssimo, Sacratíssimo, Adorável, Incompreensível e Inefável Nome de Deus seja sempre louvado, santificado, amado, adorado e glorificado, no Céu, na Terra e em todo o Universo, por todas as criaturas de Deus e pelo Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Amém."

Confraria em horna à Sagrada Face e Santa Terezinha

Em 1876, a devoção à Sagrada Face foi reconhecida a partir dos esforços de Léo Dupont, leigo francês em processo de beatificação, que fundou uma confraria — uma associação de fiéis — em honra à Sagrada Face, baseando-se nos escritos da Irmã Maria de São Pedro. Nesta confraria participou a família de Santa Teresinha, promovendo a devoção que estaria presente em seu nome religioso: Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face. Todavia, o grande salto para a Festa da Sagrada Face se deu com outra religiosa, a Irmã Maria Pierina de Micheli, beatificada em 2010.

Em 1936, durante a Quaresma, a Irmã Pierina teve uma visão de Jesus, que dizia a ela: “Desejo que o Meu Rosto, que reflete as dores íntimas do Meu Espírito, o sofrimento e o amor do Meu Coração, seja mais honrado. Quem medita em Mim, Me consola.”

No decorrer dos anos, ela promoveu a devoção à Sagrada Face, influenciando a confecção de uma Medalha baseada na imagem do Sudário de Turim. Tal medalha foi aprovada pelo Papa Pio XII.

No que consiste a Festa da Sagrada Face?

A devoção promovida pela Beata Maria Pierina consiste em uma novena e em uma Festa Litúrgica fixada na terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas. O Papa Pio XII recebeu a primeira Medalha da Sagrada Face, concedendo-lhe aprovação. Em 1958, aprovou a Festa da Sagrada Face para a terça-feira de Carnaval.

A Festa da Sagrada Face volta-se aos textos litúrgicos da Paixão de Nosso Senhor:

  • o Cristo que suou sangue na agonia;

  • o Cristo que recebeu golpes e cusparadas em Sua Santa Face.

Ao mesmo tempo, recorda a negação de Pedro — logo após a terceira negação e o cantar do galo, o Evangelho de Lucas nos traz que: “O Senhor se voltou e olhou para Pedro” (Lc 22,61).

Pedro viu a Santa Face de Jesus e teve voltado para si o olhar da misericórdia.

Uma vez que a Festa da Sagrada Face não consta mais no calendário litúrgico atual, é permitido que o sacerdote celebre uma Missa votiva em honra à Santa Face como um ato de reparação pelas ofensas cometidas ao Senhor.

O que é reparação?

Um ato de reparação refere-se a um ato de amor. Uma oração ou uma penitência oferecida em vista dos pecados e das ofensas cometidas contra Nosso Senhor Jesus Cristo. É um ato de desagravo. Tem como finalidade nos unir a Nosso Senhor e aos Seus sofrimentos com a finalidade de consolá-Lo.

A Festa da Sagrada Face e o Brasil

O Brasil deu grande espaço para a devoção à Sagrada Face. Em 1959, tendo em vista a festa de Carnaval e as grandes ofensas cometidas contra Nosso Senhor ao longo destes dias, o Papa São João XXIII permitiu que esta Festa litúrgica fosse celebrada solenemente.

Neste nosso tempo, esta devoção se torna ainda mais necessária. A cada ano que passa, vemos o aumento da promiscuidade e o avanço de práticas que ferem os princípios e os valores cristãos. É preciso lembrar ainda que tudo isso acontece às vésperas do período quaresmal. Período em que nos voltamos ao jejum, à oração e à esmola — ou seja, um tempo de profunda conversão. Quantas almas não se perdem no período de Carnaval!

Assim, a devoção à Sagrada Face, sobretudo nesta Festa, é, para nós, um convite à oração por aqueles que não se lembram de Deus. Por aqueles que não O amam, por aqueles que O ofendem.

Como posso viver o meu dia em honra à Sagrada Face?

Uma vez que a Festa Litúrgica é facultativa, é possível não encontrarmos neste dia a Missa própria da Sagrada Face. Todavia, podemos fazer o nosso ato de desagravo por meio de um momento de oração. Uma prática devocional ou uma penitência oferecida. Lembremo-nos, neste dia, dos sofrimentos de Nosso Senhor. Sejamos para Ele uma fonte de consolação em meio a tantas ofensas.

Visto em: https://santuario.cancaonova.com/cura-e-libertacao/festa-da-sagrada-face-origem-significado/

Busca


Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026










Mulher Vestida de Sol