‹ voltar



Nossa Senhora da Candelária – Festa em 02 de Fevereiro

Nossa Senhora da Candelária, também invocada como Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Luz.


Origem

Consta que a luminosa aparição de uma imagem da Senhora com o filho no braço teria ocorrido no dia 2 de fevereiro, por volta do ano de 1400, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, África. n/d

Conta-se que, naquela data, dois nativos “Guanches” (povo nativo das Ilhas Canárias) guardavam seus animais perto de uma caverna na ilha de Tenerife e observaram, certo dia, que o gado se recusava a entrar na caverna, apesar de seus esforços. Os pastores entraram então na gruta e descobriram a imagem de uma Senhora com o filho no colo.
Estranhando o ocorrido, foram relatar ao povo. Acudindo a população, inclusive o rei do país, ao local, observaram maravilhados a existência de numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis que, com seus cânticos, ensinavam a maneira de render culto a Deus e à Virgem Maria.
Começaram os nativos a honrar Aquela que amavam sem conhecer, até que um cristão espanhol, casualmente, ali desembarcou nos fins do século XV e explicou-lhes o mistério.
Pouco depois, foram as ilhas conquistadas pelos castelhanos e, quando os Padres Jesuítas espanhóis chegaram, em 1526, não tiveram trabalho em converter aquele povo já tão devoto de Maria, a quem deram o título de Candelária, por causa das candeias que iluminavam a imagem. Os padres ergueram um Santuário onde estava a imagem, e o dedicaram à Nossa Senhora da Candelária, assim reconhecida pela candeia que segurava.   

Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos, como afirma o Padre Antônio Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: “Perguntai aos cegos para quê nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]”.

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária, do Rio de Janeiro, surgiu em cumprimento de uma promessa feita por Antônio Martins da Palma e sua esposa, Leonor Gonçalves. O casal de espanhóis foi surpreendido por uma tempestade durante uma viagem marítima e invocou pela Santa de sua devoção, Nossa Senhora da Candelária, prometendo erguer uma capela no primeiro porto que chegassem a salvo. A promessa foi cumprida e, aportando no Rio de Janeiro, ergueram a capela. No dia 03 de junho de 1775, a Provedoria da Irmandade autorizou a construção de um grandioso templo em estilo barroco, a atual Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no lugar da capela já deteriorada pela ação do tempo. Após 123 anos de construção, a Igreja foi inaugurada em 10 de julho de 1898.
A festa em honra à Nossa Senhora da Candelária é celebrada no dia 2 de fevereiro, coincidindo com a celebração da Apresentação do Senhor e com a purificação ritual da Virgem Maria. Nesta celebração, antes ou após a missa é feita a Benção das Velas, com procissão.

A Virgem das Candeias é a padroeira das Canárias e venerada na Basílica de Nossa Senhora da Candelária em Tenefire. Mais tarde, esta devoção se estendeu por toda a América. No Brasil, além de Padroeira da Paróquia de Candelária, também é Padroeira de Curitiba (PR), Guarabira (PB), Pinheiro Machado (RS), Itu (SP) e Corumbá (MS). Em Juazeiro do Norte (CE), ocorre todos os anos uma grande romaria em sua homenagem.

Saiba mais sobre as velas de cera abençoadas no Dia de Nossa Senhora das Candeias para os Três Dias de Trevas, clicando AQUI

 
Fontes:
https://www.acidigital.com/noticias/a-igreja-celebra-hoje-a-festa-de-nossa-senhora-da-candelaria-44652
http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-candelaria
https://comeceodiafeliz.com.br/maria/nossa-senhora-da-candelaria
https://www.candelariario.org.br/sobre-a-igreja-da-candelaria-2/
http://historiadeindaiatuba.blogspot.com/2017/01/nossa-senhora-candelaria.html
http://paroquiadecandelaria.com.br/nossa-senhora-da-candelaria-a-senhora-da-luz

 


Busca


Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020







Acessos



Rainha Maria

Mulher Vestida de Sol