‹ voltar

“...certos demônios somente são expulsos pela oração e pelo jejum” (Mt 17, 20)


Por que o JEJUM é espiritualmente necessário (inclusive para Exorcismos)

n/d

Jesus Cristo o reivindicou e até mesmo o recomendou para a luta espiritual. E o jejum tem um lugar preponderante nos atuais chamados da Santíssima Virgem, especialmente em Medjugorje. A Igreja Católica o desenvolveu pastoralmente, tentando fazer com que os fiéis entendessem seu significado. Ampliando o conceito de que o jejum não é apenas privar-se de comida, e enfatizando seu aspecto penitencial e sacrificial.

O QUE JESUS ​​DISSE SOBRE O JEJUM

Repetidas vezes, os Evangelistas falam do Jejum e dizem que Jesus recomendou jejuar a fim de progredir na vida espiritual. O que Jesus disse sobre o jejum pode ser resumido da seguinte forma:

- O jejum é tão necessário quanto a oração (cf. Mt 6-16) .

- A decisão de jejuar (e de orar) deve ser tomada com pureza de intenção, livre de qualquer autossuficiência ou orgulho.

Lembre-se do caso do fariseu que usava a oração para exibir sua piedade e expressar seu desprezo pelo publicano, um homem verdadeiramente humilde (cf. Lc. 18, 9-I4).

Jesus afirmou que Seus discípulos jejuariam como os discípulos de João, mas somente quando Ele tivesse partido deste mundo: “Podem os convidados para um casamento ficar tristes enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado; então jejuarão ... ” (Mt 9, 15-16). Quando Jesus explicou aos discípulos por que eles não conseguiram libertar um homem de uma possessão demoníaca, Ele atribuiu um poder especial ao jejum. Afirmou que certos demônios não podem ser expulsos, exceto com a oração, e o Evangelista Marcos acrescenta: "... e o jejum" (cf. Mc 9,29).

Segundo Lucas, Jesus não comeu durante os quarenta dias em que permaneceu no deserto. Em outras palavras, Jesus jejuou antes de proclamar as Boas Novas (cf. Lc 4,1-4). Embora Jesus não tenha ordenado explicitamente Seus discípulos a praticarem o jejum, parecia óbvio que Ele esperava que eles o fizessem.

 

O JEJUM CONTINUA SENDO VÁLIDO E A IGREJA O RECONHECE

Do ponto de vista teológico, o jejum não seria mais necessário após a ressurreição de Cristo, porque os convidados do casamento não têm motivos para jejuar enquanto o noivo permanecer com eles (cf. Mt 9,15). No entanto, dado que Jesus ainda não retornou em Sua glória, o jejum ainda é necessário como um sinal de nossa espera. Esta perspectiva dá um novo significado e importância ao jejum e desde que fazemos concentrar a nossa atenção sobre a vinda do Senhor, então adquire uma dimensão escatológica.

A Igreja reconhece o jejum, o tem praticado ao longo de sua história e deu ao jejum seu significado real. Em certas comunidades religiosas, o jejum foi preservado como uma prática comum até nossos dias. Lendo a vida dos Santos, podemos comprovar que eles atribuíram uma grande importância ao jejum. São Francisco de Assis exortava seus frades a manter três jejuns de quarenta dias cada um durante o ano: - na Quaresma, antes da festa de São Miguel Arcanjo e desde o Dia de Todos os Santos até o Natal. Independentemente de jejuar também toda sexta-feira.

Hoje, os requisitos da Igreja são menos rigorosos. De fato, existem apenas dois dias em que o jejum é obrigatório, Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.

 

O JEJUM COMO COMBATE ESPIRITUAL CONTRA O DEMÔNIO E FERRAMENTA EXORCÍSTICA

Com relação à passagem de Marcos “Esta classe não pode ser expulsa, exceto com a oração e o jejum” (Marcos 9:29), a principal questão pastoral (e litúrgica) parece ser a seguinte: “O jejum é necessário para expulsar os demônios ou não é? "

Mesmo quando certos demônios podem ser melhor expulsos com oração e jejum, não devemos esquecer que é Deus quem expulsa os demônios, e Ele não necessita do nosso jejum para fazê-lo. Qualquer noção orgulhosa sobre os resultados do nosso jejum deve ser rigorosamente evitada. De fato, devemos considerar o jejum com certa humildade. O jejum é, sem dúvida, recomendado, e o próprio Senhor diz que há um tempo para o jejum (cf. Mc 2:20, Lucas 5:35). Mas o jejum também pode ser uma fonte de orgulho (Lucas 18:12, Lucas 5:33). O Jejum que é feito por orgulho ou (com uma sensação de) superioridade não conseguirá expulsar a nenhum demônio; de fato, é provável que os atraia.

Na maioria dos exorcismos mais extensos (que podem durar meses) pode ser que seja necessário mitigar o jejum ou atribuir-lhes a membros que não fazem parte da equipe diretamente envolvida no exorcismo. O vigor físico é frequentemente necessário para suportar o trabalho exaustivo do exorcismo. Tendo em mente estas precauções, o instinto da Igreja é de que a expulsão de demônios  seja auxiliada da melhor maneira pela oração e pelo jejum.

O Rito de Exorcismo (2004) afirma que:

O Exorcista, ciente de que a tribo dos demônios não pode ser expulsa, exceto através da oração e do jejum, deve tomar cuidado ao usar, tanto por si e por outros, esses dois remédios mais eficazes para obter a ajuda divina, seguindo o exemplo dos Santos Padres, na medida do possível. (De Exorcismis # 31)

O Rito da Maior Antiguidade (1614) também adverte,

Portanto, ele estará ciente das palavras de nosso Senhor (Mt. 17:20), no sentido de que existe uma certa classe de espírito maligno que não pode ser expulso, exceto com a oração e o jejum.

Portanto, esses dois meios devem ser usados, acima de tudo, para implorar a ajuda divina na expulsão dos demônios, seguindo o exemplo dos santos padres; e não apenas ele, mas induzir os outros a fazerem o mesmo, na medida do possível. (De Exorcizandis # 10).

 

POR QUE E COMO O JEJUM REFORÇA O PODER DA ORAÇÃO PARA O COMBATE ESPIRITUAL E OS EXORCISMOS?

Uma resposta razoável (e bíblica) é que a oração e o culto geralmente envolvem um sacrifício. As escrituras dizem:

Entenda estas coisas, tu que te esqueces de Deus; para que não te arrebate, e não haja quem te livre.

O sacrifício de louvor me glorificará: e ali está o caminho em que te mostrarei minha salvação, diz o Senhor (Salmo 50: 22-23).

Por meio dele, é oferecido continuamente um sacrifício de louvor a Deus, ou seja, o fruto dos lábios que confessam seu nome.

Não te esqueças de fazer o bem e compartilhar o que tens, porque esses sacrifícios são gratificantes a Deus (Hb 13: 15-16).

Observarás a Festa dos Pães Asmos . . .

E ninguém virá à Minha presença de mãos vazias.

Também observarás a Festa  da Colheita dos primeiros frutos de teu trabalho (Êx 23: 15-16).

No mundo ocidental, desenvolveu-se a estranha noção de adoração e louvor sem sacrifício. Em muitos setores, o culto foi delegado a pouco mais do que uma forma de entretenimento, onde os caprichos e as preferências dos fiéis devem ser atendidos. O culto, neste conceito, deve ser breve e ter lugar em igrejas confortáveis com ar condicionado e bancos acolchoados e estacionamento conveniente. A "mensagem" e a liturgia não devem ser, intelectual ou moralmente, desafiadoras; em vez disso, elas devem ser alentadoras e agradáveis. A música e o "estilo" devem satisfazer as preferências da congregação.

Ausente em tudo isso está o conceito da liturgia e oração que implica sacrifício, que nos deve "custar" algo. No entanto, as Escrituras vinculam claramente a oração com o sacrifício e indicam que eles devem, até certo ponto, estar juntos. O sacrifício é uma maneira de estabelecer uma maior sinceridade e integridade de nossa adoração.

De fato, o culto sem sacrifício se converte facilmente um culto ‘da boca para fora’ ou transforma Deus em uma espécie de mordomo divino, de quem esperamos que nos sirva. Deus, seguramente, fornece nossas necessidades, mas Ele não é um mordomo; Ele é Deus, digno de nossa adoração e do sacrifício de louvor. É nesse sentido que a oração e o jejum andam de mãos dadas, especialmente na difícil tarefa de expulsar os demônios. A oração e o jejum se tornam o sacrifício de louvor que confunde e perturba o maligno continuamente.

A Escritura diz: E agora minha cabeça se elevará acima dos inimigos que me cercam, porque eu oferecerei em seu tabernáculo sacrifícios de louvor com gritos de alegria; eu cantarei e tocarei melodias ao Senhor (Salmo 27: 6)

É o instinto da Igreja que a oração é boa, mas que a  oração com sacrifício (jejuar é sacrifício) triunfa no final, especialmente nessa tão difícil tarefa de expulsar demônios e repelir o inimigo.

 

UM RENASCIMENTO DESTA PRÁTICA

O chamado a jejuar, em Medjugorje, que Maria dirige ao nosso tempo, não é apenas uma repetição do que Jesus já havia dito e daqueles que a Igreja primitiva já havia posto em prática e com tão grande zelo.

Quando estudamos o Antigo Testamento e examinamos detalhadamente as várias situações em que os povos eram exortados a jejuar naquela época, descobrimos que a oração e o jejum podem atrair uma mudança, um alívio, mesmo nas situações mais críticas.

O pedido de Nossa Senhora de que nós jejuemos está de acordo com a tradição da Igreja. Também, podemos concluir que a visão que Ela tem de nossa época – a qual está quase que exclusivamente interessada no dinheiro, nos lucros, na acumulação de bens materiais, no egoísmo etc. – é correta.

Nossa Senhora quer nos reeducar. Mas por onde deveria começar?

Em primeiro lugar, Maria nos convida a orar e a jejuar. Através da oração, aderimos a Deus e, por meio do jejum, desprendemos nosso coração das coisas que nos ligam às preocupações deste mundo. O jejum nos leva a uma nova liberdade de coração e de mente. O jejum é um apelo à conversão dirigido ao nosso corpo. Em outras palavras, é o processo pelo qual nos tornamos livres e independentes das coisas materiais. E, ao nos libertarmos das coisas externas a nós, também nos libertamos das paixões que encadeiam nossa vida interior. Essa nova liberdade em nosso corpo dará lugar a novos valores.

O jejum nos liberta de certas ataduras e nos dá a liberdade de desfrutar a felicidade.

 

A PÃO E ÁGUA ...

Em Medjugorje, a Virgem Maria pediu um retorno ao jejum. Em resposta à pergunta "Qual é a melhor maneira de jejuar?" , a Santíssima Virgem respondeu: "A pão e água, é claro".

Reconhecemos que não é a única maneira de jejuar, mas é a "melhor" de acordo com Nossa Senhora. No entanto, você deve ensaiar até atingir esse tipo de jejum. Se alguém nunca jejuou, pode ser bastante desencorajador começar a fazê-lo apenas com pão e água, a menos que receba um chamado do Senhor. Há outras formas de jejum que atingirão os mesmos objetivos em nós e, ao mesmo tempo, elas nos ajudarão a ir avançando, até alcançarmos o melhor jejum. O importante é que comecemos a jejuar de alguma maneira.

Certamente, em Medjugorje é dada uma ênfase especial ao jejum a pão e água e isso tem um profundo significado. O pão é o alimento dos pobres. Ter ou não ter pão é uma das questões essenciais de nossa existência.

A Bíblia frequentemente fala do pão. Deus providenciou pão para o Seu povo quando ele atravessou o deserto (cf. Ex 16). Em Seus ensinamentos, Jesus fala do pão descido do céu. Um Anjo trouxe pão e uma jarra de água ao profeta Elias, quando ele estava exausto por fadiga (cf. I R 19) e, depois de ter comido e bebido, Elias recuperou suas forças e continuou sua viagem.

Estar disposto a viver a pão e água por um dia, mostra a disposição de fazer-se pobre diante de Deus, a disposição de aceitar Sua vontade. Significa seguir os planos dos profetas e os passos daqueles que foram postos à prova, a fim de dar testemunho de sua fé.

O que é necessário para transformar a disposição de nosso coração e nossa mente é um retorno radical e absoluto a Deus. O jejum facilita esse retorno. O jejum não é um fim em si mesmo, mas serve à conversão: primeiro, no nível da fé e depois no nível social.

 

O JEJUM E A ORAÇÃO

Mas um regresso radical a Deus é impossível sem a oração, como vimos antes. A oração aumenta sua qualidade e torna-se livre quando combinada com o jejum. Se estivermos convencidos de que a Virgem Maria pede a cada um de nós que sejamos Seus "porta-vozes" neste mundo ateu, então deveríamos estar dispostos a jejuar e esse jejum nos assegurará uma fortaleza dinâmica.

Quando começamos a pensar em nós mesmos como mestres de vida e do universo e começamos a nos comportar de acordo com este pensamento, somos como se não tivéssemos necessidade de Deus, mostramos os sinais premonitórios do ateísmo. O jejum é o meio mais eficaz para detectar essas predisposições em nosso coração.

O jejum nos ajuda a nos apegarmos à vontade de Deus, a compreendê-la melhor e, portanto, compreendermos melhor a nós mesmos.

Na Escritura, Jesus nos diz para orarmos sem parar, sem cessar. Mas, dia após dia, encontramos desculpas e dizemos que não temos tempo para orar ou que nosso ritmo de vida é tal que nos impede de orar. A raiz do problema não consiste em se temos tempo ou não para orar. Pelo contrário, o problema é se conhecemos o desejo ou a necessidade de Deus de encontrarmos Deus através da oração. Quanto mais temos e mais queremos ter, menos espaço  teremos para a oração. Deste modo, tenderemos cada vez mais a nos tornar ateus práticos.

O jejum tem a consequência especial de colocar as coisas na perspectiva certa. Como resultado do jejum, mais e mais vamos conhecendo a verdade sobre nós mesmos. Experimentamos a verdade de todas as coisas de uma maneira nova. Lenta e seguramente, vamos percebendo que não somos autossuficientes e nos damos conta de que o mundo inteiro não poderia satisfazer as necessidades mais profundas de nosso coração. Um novo caminho se abre à convicção de que nós, humanos, precisamos de Deus.

Nós necessitamos jejuar para sermos capazes de crescer na criação do coração. Mais fácil será para nós quando jejuarmos, e jejuaremos melhor quando oramos.

Em um de seus livros, Anselm Grun afirma: "O jejum é o clamor do nosso corpo que anda em busca de Deus ..."

A oração e o jejum são os meios eminentemente mais adequados para nos guiar na busca pela paz. Aqueles que são assíduos na oração e no jejum alcançarão uma confiança absoluta em Deus; obterão o dom da reconciliação e do perdão e, dessa forma, servirão à causa da paz. Porque a paz se origina em nossos corações e daí se estende ao nosso próximo e, finalmente, ao mundo inteiro.

 

JEJUM COM O CORAÇÃO

Jejuar com o coração significa amar e aceitar nosso próprio caminho para Deus e Maria.

Jejuar com o coração significa amar mais a liberdade do que a escravidão das coisas materiais.

Jejuar com o coração significa crescer no amor a Deus que está para vir e a quem nosso coração chama a cada dia, ansiando por Ele como "a corça que busca as correntes de água".

Jejuar com o coração  significa também aprofundar nossa alegria no Senhor.

Para nós, basta começarmos a jejuar com confiança e caminharmos pelo caminho da santidade. Então, todo o resto virá.

 

Fontes:
Jejum , Fra. Slavko Barbaric, ofm, Florida Center for Peace, 1991
http://blog.adw.org/2016/02/prayer-and-fasting-or-just-prayer

 

Extraído de: https://www.forosdelavirgen.org/articulos/ayuno-necesario-espiritualmente-inclusive-exorcismos

Busca


Quinta-feira, 18 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol