‹ voltar



Nuvens que brilham aparecem sobre o Pacífico Sul

Por strangesounds.org - 26 de março de 2020

 

Você não vê isso todos os dias - ou mesmo em 30 anos: nuvens noctilucentes (nuvens que brilham à noite) aparecem no céu.

Nuvens noctilucentes (NLCs) apareceram no Pacífico Sul e foram fotografadas da Ilha Macquarie em 4 de janeiro de 2020 pelo meteorologista Ashleigh Wilson:

Nuvens noctilucentes extremamente raras aparecem sobre o Pacífico Sul. Foto: Austrália Gov / Ashleigh Wilson.Nuvens noctilucentes extremamente raras aparecem sobre o Pacífico Sul. Foto: Austrália Gov / Ashleigh Wilson.

 

De acordo com John French, do Programa de Ciência Atmosférica da Divisão Antártica Australiana, a única outra gravação fotográfica de NLCs na Ilha Macquarie ocorreu em meados dos anos 90.

NLCs são as nuvens mais altas da Terra. Semeadas por meteoróides, elas flutuam na borda do espaço a mais de 80 km acima da superfície do planeta.

As NLCs aparecem ao redor dos solstícios quando fragmentos de vapor d'água no verão sobem até a borda do espaço.

O horário nobre para avistamentos é junho-julho no norte, dezembro-janeiro no sul.

n/d  

"Foi um momento de tirar o fôlego quando percebi o que estava vendo", lembra Wilson. “Passei duas horas no oceano com uma câmera e um tripé, ajustando ISO e lentes, tentando capturar o evento extraordinário. As nuvens estavam tão brilhantes que eu podia ver o reflexo delas na água."

Por que as nuvens noctilucentes são raras no sul?

No hemisfério sul, relatos de quaisquer nuvens noctilucentes são bastante raros. Isso se deve em parte:

  • Porque há menos pessoas nesse lado do mundo
  • Porque as NLCs do sul são geralmente mais fracas que suas contrapartes do norte.

No entanto, as NLCs foram avistadas sobre a Nova Zelândia em dezembro de 2019 e sobre a Ilha Macquarie em janeiro de 2020.

2020: um ano incrível para as NLCs

A visão de Wilson limita um ano notável para nuvens noctilucentes. Uma vez confinadas às regiões polares da Terra, as NLCs se  espalharam recentemente  para latitudes cada vez menores.

Em junho de 2019, as nuvens apareceram sobre Roma, Itália; Las Vegas, Nevada; Albuquerque, Novo México; Paris, França; e fora de Los Angeles, Califórnia. Muitos dos avistamentos quebraram recordes antigos para obter visibilidade em baixa latitude.

O mapa mostra nuvens noctilucentes que variam e se espalham para o sul. O domínio tradicional dos NLCs está sombreado. Os círculos pretos denotam avistamentos em 2003-2011. Os círculos vermelhos são para junho de 2019. Imagem via JGR Atmospheres.O mapa mostra nuvens noctilucentes que variam e se espalham para o sul. O domínio tradicional dos NLCs está sombreado. Os círculos pretos denotam avistamentos em 2003-2011. Os círculos vermelhos são para junho de 2019. Imagem via JGR Atmospheres.

No entanto, ninguém realmente entende por que as NLCs estão tão aceleradas. Pode ser resultado de  mudanças climáticas  e / ou  ciclo solar.

Seja qual for o motivo, prepare-se para mais. A temporada do hemisfério norte para as NLCs está prestes a começar.

Normalmente, os primeiros filamentos azul-elétricos são vistos em meados do final de maio, seguidos de uma intensificação em junho. Então você pode até pegar os primeiros durante a quarentena!

 

Fonte: https://strangesounds.org/2020/03/rare-noctilucent-clouds-south-pacific.html

 


Busca


Sexta-feira, 26 de Abril de 2024










Mulher Vestida de Sol