‹ voltar



Elevação da atividade vulcânica ao redor do mundo: várias erupções ejetando a mais de 45.000 pés com efeito de resfriamento direto

 

Nos últimos dias, houve um  aumento vulcânico violento no mundo inteiro…

O satélite meteorológico japonês HIMAWARI-8 registrou duas erupções de alto nível em 16 de maio, ambas ocorrendo na Indonésia, conforme relatado pela Electroverse .

O primeiro ocorreu em  Ibu  - um vulcão relativamente novo, com apenas três erupções notáveis; em 1911, 1998 e 2008 - e foi confirmado pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) Darwin, que alertou para uma nuvem de cinzas que subia para cerca de 13.000 km.

 

 

A segunda erupção de alto nível ocorreu poucas horas depois, em  Semeru  - um vulcão muito ativo com uma história eruptiva salpicada de VEI 2s e 3s; a primeira vez em 1818, a mais recente em 2014.

Assim como no Ibu, a erupção de Semeru foi detectada pelo HIMAWARI-8 e pelo VAAC Darwin, com o último confirmando a geração de " uma nuvem de cinzas escuras que atingiu uma altitude de 46.000 pés (14 km) ".

Além disso, e conforme relatado recentemente pelo  VolcanoDiscovery.com , os fluxos de lava ativos permanecem ativos no flanco sudeste do Semeru, atualmente com cerca de 4.921 pés (1,5 km) de comprimento (na manhã de 18 de maio) .

 

 

Um efeito de resfriamento direto

Essas erupções de alto nível são dignas de nota porque as partículas ejetadas para altitudes acima de 10.000 quilômetros - e para a estratosfera - geralmente permanecem, onde têm um  efeito de resfriamento direto no planeta.

As erupções vulcânicas são uma das principais forças que levam a Terra a seu próximo ataque de resfriamento global, com seu aumento mundial ligado à baixa atividade solar , buracos coronais, uma magnetosfera minguante e o influxo de raios cósmicos que penetram no magma rico em sílica.

Além da Indonésia, os vulcões islandeses também estão despertando, e é nesta região altamente vulcânica do mundo que se pensa que será o lar do próximo "grande" - aquele que nos levará quase que instantaneamente a um grande congelamento.

Katla é o mais recente vulcão aqui a mostrar sinais de agitação, e ele experimentou uma emissão considerável de gases nos últimos dias. Além disso, a atividade sísmica sob o grande vulcão coberto de gelo também aumentou, e essa atividade é provavelmente causada por injeções de novo magma entrando na câmara.

As autoridades islandesas estão cientes dos perigos que a próxima erupção de Katla representa, e uma delegação dos vulcanologistas se reúne rotineiramente com o Parlamento da Islândia para discutir como responder no caso de uma erupção, uma eventualidade que é apenas uma questão de quando, e não se.

 

Para saber mais sobre a ciência por trás do recente aumento, veja os links abaixo:

https://principia-scientific.org/do-cosmic-rays-trigger-earthquakes-volcanic-eruptions/

https://www.researchgate.net/publication/234022172_Explosive_volcanic_eruptions_triggered_by_cosmic_rays_Volcano_as_a_bubble_chamber

 

Fonte: https://strangesounds.org/2020/05/volcano-eruption-increase-world-cooling-effects.html

 

 

 

 


Busca


Terça-feira, 19 de Março de 2024










Mulher Vestida de Sol